terça-feira, 30 de junho de 2009

Beira-Mar em Lamas?

Consulto a agenda da pré-época da equipa sénior de futsal do SC Beira-Mar e juro que não entendo como se pode aceitar ir a Lamas! Não tenho nada contra as gentes da Vila de Santa Maria de Lamas, mas assisti a várias cenas ocorridas em jogos com o Lamas Futsal que nunca me fariam aceitar participar no que quer que fosse deste clube! Mas eu só sou um simples adepto...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Três derrotas nas três finais


O Beira-Mar marcou presença na final do «Gimas Cup», em Águeda, nas categorias de Sub-7 (na foto), Sub-8 e Sub-9, mas perdeu...as três finais. Em Sub-7, perdeu 3-4 com a Escola do Sporting de Póvoa de Santa Iria; em Sub-8, os nossos pequenos campeões distritais perderam com o Arouca, na marcação de grandes penalidades; e em Sub-9 perdeu (e bem) com o Oliveira do Bairro. Apesar de tudo, estas três equipas dignificaram muito bem o SC Beira-Mar. De aplaudir, a presença em Águeda do Engº Barata, que continua a dar mostras de lutar em prol da Academia, embora me pareça...muito desacompanhado...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gala

Uma boa sugestão para a noite de amanhã: a II Gala do SC Beira-Mar, na Universidade de Aveiro.

Brinca


A saída de Paulo Brinca do comando técnico da equipa sénior do Beira-Mar não é de todo surpreendente. Não é. Aliás, na época passada, ao serviço dos Atómicos, Paulo Brinca também conseguiu a promoção ao CNB1 e não permaneceu no clube bairradino. Mas soube-se porquê: o treinador aveirense queria fazer evoluir o projecto e a Direcção dos Atómicos não lhe dava as garantias que tal fosse possível.

Este ano, Paulo Brinca voltou a subir de divisão e voltou a optar por sair do clube onde, na verdade, fez história. Mas há uma diferença: ainda ninguém percebeu bem a razão (ou razões) porque não ficou no Beira-Mar.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Movimento 1922



O Movimento 1922 teve, há cerca de um ano, um papel importantíssimo no aparecimento de uma Comissão Administrativa que não deixasse «morrer» o SC Beira-Mar. O clube sobrevive mas não está salvo. Por isso, o Movimento 1922 continua a fazer todo o sentido. Pode ser que tenhamos novidades em breve. Em prol do SC Beira-Mar, como sempre.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Sub-7 estão imparáveis

A jovem equipa de Sub-7 do SC Beira-Mar continua a prestigiar e a dignificar o nosso «emblema». No passado fim-de-semana, ganhou um «quadrangular» em Estarreja, com vitórias sobre o Taboeira (6-0) e Cucujães (1-0) na final.

No próximo fim-de-semana, os meninos «auri-negros» disputam, sábado e domingo, o «Gimas Cup 2009». Dirijam-se ao «Municipal» de Águeda e deliciem-se com o futebol praticado por estas crianças.


PROGRAMA PARA SÁBADO:


9h30 - SC Beira-Mar - Academia do Sporting de Santa Iria
15h00 - SC Beira-Mar - UD Bustos

Em caso de apuramento, daremos, mais tarde, noticias sobre os jogos de domingo.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reforços

Parece evidente que os reforços do Beira-Mar obedecem a critérios perfeitamente definidos: são, na sua grande maioria, jogadores jovens, provenientes dos escalões secundários e que têm o aval do novo treinador. No ano passado foi diferente, ou seja, optou-se pelo regresso de alguns atletas que tinham passado pelo clube com sucesso, jogadores com «nome» feito, mas...deu no que deu: 11º lugar! Este ano pode ser diferente: jogadores pouco conhecidos mas que deverão ser ambiciosos e...mais baratos. Quem sabe...
Neste sentido, registam-se as entradas do central Fabeta (jogava na Grécia para onde se transferiu pela mão de Carlos Carvalhal) e Dally Gballe, um africano que vem do Camacha e que todos esperamos que possa vir a ser um novo Kingsley...
Entre os reforços, regista-se ainda a entrada de Rui Marcos, atleta da nossa região, formado no clube e que fez carreira com passagens pelo Leixões e Moreirense, por exemplo.

domingo, 21 de junho de 2009

Ficha que fica para a história



Beira-Mar 66
Rui Pedro (14), João Silva (9), António Almeida (8), Ângelo Carmo (4) e Rui Gomes (7) – cinco inicial – Bruno Machado, Simão Quina, Francisco Dias (6), Rui Martins, Nuno Alves (8) e Henrique Simões (3)
Treinador: Paulo Brinca

Gin. Olhanense 50
João Gomes (15), Jorge Brandão (15), Carlos Valério (3), Ricardo Calé (2) e Daniel Soares (3) – cinco inicial – Bruno Marçal (2), Rui Carvalho (6), Luis Máximo e Tiago Rodrigues
Treinador: Joaquim Martins

Pavilhão dos Desportos de Anadia
Árbitros: Fernando Rocha e Rui Belo
Oficiais de mesa: João Redondo, Bruno Rodrigues e Cristina Alijas
Por períodos: 1º: 16-16; 2º: 15-10, 3º: 13-11, 4º. 22-13

Nem tudo foi positivo

Que não gostam de basquete, já todos os sabemos; que não ligam muito às modalidades, também parece ser evidente, mas que Diabo, pelo menos, uma vez na época, podiam fazer o fretezito e marcar presença num momento como este. Refiro-me aos cinco elementos da Comissão Administrativa: nenhum esteve em Anadia, num pavilhão onde o SC Beira-Mar (sim, porque o SC Beira-Mar é cada vez mais as modalidades e menos o futebol profissional) tinha um título nacional para discutir e que acabou por conquistar. Fica um sentimento de alguma incompreensão e de alguma tristeza. A secção merecia mais.

Nota negativa também para a organização da final. Uma final num pavilhão sem musica, sem speaker, sem envolvência ao nível do seu aspecto organizativo. Uma final que nem sequer teve a apresentação individual dos jogadores. Uma final desprezada pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

sábado, 20 de junho de 2009

Campeões! Nós somos campeões!


A Taça é nossa e o resto são conversas! Calem-se todos aqueles que, sistematicamente, foram desvalorizando um grupo de trabalho verdadeiramente espectacular e menosprezando as qualidades de uma equipa formada por jogadores que jogam no Beira-Mar porque gostam do Beira-Mar! Calem-se todos aqueles que optaram por destacar permanentemente os protestos dos jogadores do Beira-Mar como se estes fossem os únicos no CNB2 a fazê-lo. Sim, porque no Galitos, no Cenap, na Universidade e em todos os outros, protestos e criticas à arbitragem é coisa que não há! Nunca. Só no Beira-Mar...Enfim...
O que interessa é que hoje, a equipa de Paulo Brinca fez a festa e sagrou-se campeã nacional. Porquê? Porque é a melhor equipa portuguesa deste escalão. Tão simples quanto isto. E esta tarde, em Anadia e perante centenas de adeptos aveirenses, o Beira-Mar nem precisou de fazer um grande jogo para vencer por 66-50!
Parabéns ao Paulo Brinca, parabéns aos dirigentes e seccionistas, parabéns a todos os jogadores e parabéns aos adeptos. Esta é a força de um clube que resiste.

Falha

Foram enumeras as vezes que ao longo destes anos elogiei o acompanhamento que o Diário de Aveiro tem dado ao basquetebol da região (mesmo sabendo da injustificável desigualdade para com outras modalidades), mas não posso de lamentar a ausência do jornal aveirense no jogo entre o Beira-Mar e o Conimbricense e que ditou a nossa subida de divisão. Uma falha grave!
É claro que sou suspeito, mas acho que, aqui e acolá, o jornal começa a não estar presente onde até há bem pouco tempo estava sempre! Sim, é verdade, não há pessoas insubstituíveis, mas quem sai de uma organização, por norma, deverá ser substituído. E se não for? Se não for acontecem situações destas: o jornal tinha obrigação de estar num jogo como estes e não esteve!
Mas hoje, a final do CNB2 é o que nos interessa! Hoje é o grande dia. É o dia de todos rumarmos a Anadia. É o dia do título. Ainda que seja no CNB2, um título nacional é sempre um título nacional!

Bruno Sousa não merecia

Não conheço os contornos que levaram à não renovação de contrato de Bruno Sousa, mas não deixo de afirmar que foi, para mim, uma desilusão o facto do guarda-redes aveirense não permanecer no Beira-Mar na próxima época. Nada me move contra os guarda-redes que o clube contratou, mas parece-me que seria da mais elementar justiça a renovação de contrato de um jogador que sempre defendeu o clube como nenhum outro.
Não conheço Bruno Sousa pessoalmente, mas passeio a admirá-lo quando li declarações suas, em várias entrevistas, que davam conta do quanto gosta do Beira-Mar e do sonho que pretendia realizar e que passava por se afirmar no clube onde se formou e de que tanto gosta e sente.
Bruno Sousa esteve muitas épocas no Beira-Mar, mas foram várias as vezes que foi emprestado e muitas as ocasiões em que foi relegado para o «banco», mas nem por isso, e nem por outro motivo qualquer, ouvimos o atleta a protestar, a criticar ou a questionar o que quer que fosse. Antes pelo contrário. Mesmo passando por situações difíceis, revelou sempre ser um grande profissional e um defensor acérrimo do clube e de todo o grupo de trabalho. Por tudo isto, só me resta desejar a Bruno Sousa as maiores felicidades.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Futsal 2009/2010


Não podia ser de outra forma. A última época do Beira-Mar, em futsal, não foi boa, e por isso, havia que mudar.
A saída do técnico José Romão era inevitável (o seu ciclo chegou ao fim), daí não surpreender a contratação de um novo treinador. Francisco Vieira, ex-Gafanha, é o homem ideal? Sinceramente, não tenho uma opinião muito definida. Mas sei que há duas épocas manteve o Gafanha na segunda divisão nacional e que a sua saída do clube gafanhense teve contornos de injustiça.

Parece-me que os dirigentes da secção, mais concretamente os responsáveis pela equipa sénior (Fernando Leitão, também ex-Gafanha e o regressado Amândio Leite), estão a optar por fazer regressar alguns dos nomes que nas últimas épocas brilharam no clube (Zeca, por exemplo) e por tentar manter nomes importantes na estrutura do núcleo base e isso parece-me uma boa estratégia.

Mas importante, importante é a continuidade Gil Balseiro! Depois de muito se ter falado sobre a sua eventual saída, eis que o DesportoAveiro garante a permanência do jogador no plantel para a próxima época! E ainda bem! Falar do futsal do Beira-Mar é falar obrigatoriamente de Gil!
Gil Balseiro, apesar de «trintão», ainda é a grande figura dos seniores do Beira-Mar e a sua continuidade é uma grande noticia e fundamental para que possamos ter uma equipa competitiva.

Mas o futsal não é apenas a formação sénior e, neste capítulo, também tudo vai mudar, desde directores a treinadores. O que desejo é que a próxima temporada a secção faça um melhor e maior acompanhamento dos míudos e que não os deixe ao quase abandono total como aconteceu na época transacta.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mais dois reforços




O guarda-redes Bruno Conceição e o avançado chinês Wang Gang estão confirmados como reforços do Beira-Mar.
A contratação de Bruno Conceição parece afastar a possibilidade de Rui Marcos regressar a Aveiro, isto se Bruno Sousa permanecer no clube, algo que, sinceramente, é o que espero e desejo.
Bruno Conceição começou este ano a titular no Paços de Ferreira mas foi no ano passado, ao serviço do Varzim, que fez uma grande temporada.
Quanto ao avançado Wang Gang, é verdade que esta época só fez três golos e que só jogou 15 partidas a titular ao serviço do Chaves, mas temos que ver que foi a sua primeira época como sénior e que nos juniores do Benfica tinha mostrado dotes de goleador. Além disso, o novo treinador do Beira-Mar conhece-o bem, por isso, vamos acreditar que possa vir a ser útil no nosso clube.



segunda-feira, 15 de junho de 2009

O melhor da Liga Vitalis


Fangueiro foi eleito pelos visitantes do site da Liga, o melhor jogador da Liga Vitalis da época 2008/2009. Parabéns! E que a próxima época lhe traga ainda melhores exibições, maior regularidade e mais golos. Porque Fangueiro é capaz de fazer mais e melhor.

domingo, 14 de junho de 2009

Quatro nomes que merecem um destaque especial

Dirigentes, seccionistas, treinadores, jogadores e adeptos. Todos estão de parabéns pela subida ao CNB1, mas há quatro nomes, que por motivos especiais, gostaria de destacar no SER BEIRA-MAR.

PAULO BRINCA

Foi uma aposta ganha! Poder-se-á dizer que tinha à sua disposição o melhor plantel do campeonato, contudo, penso que as responsabilidades do Beira-Mar não eram maiores do que as do Illiabum que jogou sempre com atletas que também alinharam pela equipa que se sagrou campeã da Proliga. Por isso...
Paulo Brinca está de parabéns porque consegue a segunda subida consecutiva ao CNB1.

RUI PEDRO

Jogar como o Rui joga aos 38 anos de idade não é para todos! Foi o grande reforço desta época e a tal como o nosso treinador, repete o feito do ano passado quando, pelos Atómicos, conseguiu subir ao CNB1.

NUNO ALVES

Há dois anos que está com a equipa do seu «coração» e há dois anos que os «agoiros» andam à espera que se porte mal, que agrida alguém ou que ponha alguém no hospital. Enganaram-se. O Nuno pode gesticular, pode refilar, pode protestar, mas mostrou a todos os negativistas que o Beira-Mar fez bem em o receber de braços abertos. O Nuno merece um grande abraço.

ANTÓNIO PINTO

A recente homenagem que a secção de basquetebol lhe prestou foi mais do que merecida. António Pinto é um símbolo do Beira-Mar! Foi pena não ter podido acabar a época. Mas esta subida de divisão também lhe pertence.

Fernando deixa o Avanca

Noticia avançada pelo DesportoAveiro.

Ginásio Olhanense

O Ginásio Olhanense (não confundir com o SC Olhanense que foi campeão da Liga Vitalis) é o adversário do Beira-Mar na final do CNB2. Pouco ou nada sei sobre esta equipa algarvia, a não ser que venceu destacadamente a fase final da Zona Sul do CNB2, com 9 vitórias e apenas uma derrota na ultima jornada, frente ao Micaelense que também assegurou a subida de divisão.

sábado, 13 de junho de 2009

Derrota no jogo da festa

O título distrital e a subida ao «nacional» de juvenis já estavam consumadas, daí que a derrota, frente ao Oliveira do Bairro (2-3), na ultima jornada, não tenha qualquer tipo de influência na tabela classificativa. O Beira-Mar foi campeão, regressou ao campeonato nacional e isso é o mais importante.
A equipa de Aguinaldo Melo terminou em primeiro, com 33 pontos (mais 1 do que a Sanjoanense), fruto de 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas na fase final.

Pré-Escolas 2002 em destaque

A presença da equipa de Pré-Escolas de 2002 do Beira-Mar nos torneios organizados pelo Vaguense e pelo Bustos, ficou marcada por excelentes resultados.

Em Vagos, conquistou o primeiro lugar, com duas vitórias fáceis sobre o Vaguense (13-0) e Vista-Alegre (5-2).
Na passada quarta-feira, em Bustos, e num torneio de bom nível e muito bem organizado, quedou-se por um quarto lugar, mas nem por isso os resultados foram negativos. Vitórias sobre a Naval e Académica (2-0 e 2-1), derrota diante do Benfica (1-4) e empate (1-1) frente ao Braga, que foi mais feliz nas grandes penalidades e por isso mesmo ficou na terceira posição.

Todos a Anadia!



Nós, adeptos do Beira-Mar, tivemos sorte. Penso mesmo que o facto da final do CNB2 se realizar em Anadia, prejudica o Olhanense e beneficia o Beira-Mar, mas...só temos que aproveitar e marcar presença naquele que, sem ser um pavilhão de grandes dimensões, não deixa de ser uma das melhores infra-estruturas desportivas do nosso Distrito.

Dia 20, pelas 16 horas, o Beira-Mar joga a final do CNB2 e precisa do apoio de todos os beiramarenses.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Números que dão esperança


O Beira-Mar terminou a época com uma média de 2397 espectadores, o que não sendo brilhante, não deixa de ser um numero interessante, já que apenas Olhanense (a lutar pela subida) e Boavista conseguiram melhor! Um número bem melhor do que na época anterior, num ano em que nunca estivemos a lutar pela subida!
É claro que podemos falar aqui dos convites e das borlas, de qualquer das formas, as pessoas foram ao estádio. Isso é o mais importante.
Repare-se que na I Liga, Estrela da Amadora e Naval, bem como os «europeus» Paços de Ferreira e Nacional não conseguiram ter mais gente! Elucidativo.
Esta melhoria no numero de espectadores só pode ser associada ao esforço que a Comissão Administrativa sempre revelou ao longo da época. Não foi a equipa que motivou o publico (antes pelo contrário), foram as campanhas sucessivas levadas a cabo pela CA que, ainda assim, permitiram que o EMA não estivesse totalmente despido de publico.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ana Vinage vence Liga BN






Ana Vinagre foi a grande vencedora da Liga BN, como querendo provar que as mulheres também sabem de futebol.

Eu, andei muitas semanas na liderança, mas acabei por me quedar pela quarta posição. Não foi mau.

Na II Liga, o grande vencedor foi o Gabriel Baltasar.

Já está!


Tínhamos que ganhar e ganhámos! A vitória sobre o Conimbricense foi clara e com ela veio a subida de divisão. E para além da promoção ao CNB1, o Beira-Mar vai ainda disputar o título de campeão nacional do CNB2, no próximo dia 20, frente ao Olhanense, vencedor da Zona Sul.

A festa foi mais do que merecida porque o Beira-Mar era (e é) a melhor equipa da Zona Norte. É tão simples quanto isto!

Parabéns aos jogadores, ao Paulo Brinca, a toda a secção de basquetebol e aos adeptos que apoiaram a equipa ao longo de toda a época. E agora que venha o título de campeão nacional!


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Já podiamos ter subido!

Estive em Penafiel e não foi fácil «digerir» uma derrota de um jogo em que estivemos a ganhar por 15 pontos!
Ao intervalo, ganhava-se por 13, mas na segunda parte tudo foi diferente: sete minutos sem marcar pontos, desorganização ofensiva e, acima de tudo, quebra fisica, debilidade defensivca e mérito do adversário. Ou seja: no final, perdeu-se por cinco pontos de diferença e adiou-se a subida de divisão.

Daqui a bocado tudo se vai resolver no Alboi. Parece-me que a vitória sobre o Conimbricense está ao alcance dos comandados de Paulo Brinca, mas...é preciso ganhar. O Beira-Mar só depende de si.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Parabéns meninos!

A equipa de pré-escolas (2oo1) do Beira-Mar participou em Oliveira do Bairro na festa de encerramento do 1º campeonato distrital organizado pela AFA.
Os nossos jovens atletas dignificaram mais uma o SCBeira-Mar, realizando 6 jogos e, acima de tudo, mostrando bom futebol e uma entrega total em campo.

Os atletas que marcaram presença neste evento, bem como os resultados obtidos, foram:
Equipa: Bruno Santos, Bruno Duarte, Rodrigo, Zé Pelaio, Tiago Neves, Tiago Almeida, Samuel, Filipe André, Alexandre, Bernardo, Pedro António, Rui Tiago, António

1º jogo - Beira Mar-1/Gafanha-0
(golo - Tiago Neves)

2º jogo - Beira Mar-8/Fermentelos-0
(golos - Rui Tiago, Samuel, Alexandre, Bernardo, Tiago Almeida, Filipe André)

3º jogo - Beira Mar-2/Oliveira do Bairro-2
(golos - Samuel)

4º Jogo - Beira Mar-0/Benfica-2

5º jogo - Beira Mar-5/Anadia-0
(golos - Alexandre, Bernardo, Tiago Neves, Samuel, António)

6º jogo - Beira Mar-0/Sporting-3



sábado, 6 de junho de 2009

Penafiel, aí vou eu!

O Beira-Mar joga hoje à noite (21h30) em Penafiel, e em caso de vitória, garante a subida ao CNB1. Perspectivo um jogo muito, muito difícil, mas é possível vencer e fazer já a festa. Mas claro, no caso de «desaire», temos ainda um jogo para disputar em «casa» e aí não podemos vacilar.

Força rapazes!

Leonardo Jardim: perfil


Nome: José Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim
Data de nascimento: 01/08/74 (34 anos)
Naturalidade: Madeira
Clubes como treinador: Camacha e Desp. Chaves
Palmarés: subida do Chaves à II Liga

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Leonardo Jardim sucede a Bruno Moura



Leonardo Jardim, 34 anos, natural da Madeira, é o novo treinador do Beira-Mar. Uma escolha inesperada (sempre disse que os nomes que foram lançados pela imprensa local não passaram disso mesmo...) mas que motivou, inclusivamente, uma reacção rápida do Gil Vicente que, ao que parece, tinha tudo acertado com o sucessor de Bruno Moura.

O novo técnico «auri-negro», antes de rumar a Aveiro, começou, há dois anos, por efectuar um bom trabalho no Camacha, «saltando» depois para o Desportivo de Chaves onde veio a conseguir a subida à Liga Vitalis. Só não foi campeão nacional, porque na final, disputada em Águeda, perdeu com o Fátima.

Uma escolha acertada? O tempo o dirá, mas tenho que aceitar a escolha. É jovem, quererá com toda a certeza fazer um bom trabalho para poder continuar a evoluir na carreira e chega a Aveiro com boas indicações. Confesso que pouco sei sobre a sua forma de encarar o futebol, pouco sei sobre os seus métodos, esquemas tácticos preferidos e forma de se relacionar com os jogadores, mas quero acreditar que alguém que aos 24 anos já tinha o nível 4 de treinador, tem que ter valor. Vamos esperar. Para já, desejo-lhe sorte e que seja feliz em Aveiro.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Juvenis sobem ao «nacional»!

Está feito!
Ao fim de alguns anos, o Beira-Mar consegue, finalmente, subir ao campeonato nacional de juvenis. Um feito notável de um treinador (Aguinaldo Melo) e de um excelente grupo de jogadores!
Este sucesso leva-me, mais uma vez, a pensar que o Beira-Mar, com as péssimas condições de trabalho que tem, consegue os resultados que estão à vista, como seria se tivesse campos próprios para treinar e jogar? Este sucesso leva-me também a pensar que os resultados obtidos são fruto da dedicação e do trabalho de muita gente! Este sucesso prova que, apesar das dificuldades, o Beira-Mar ainda consegue melhores resultados do que os clubes que se julgam os «maiores» da formação. Este sucesso prova que o Beira-Mar está vivo! Este sucesso não vem compensar a descida dos juniores à segunda divisão nacional, mas vem juntar-se à grande prestação que os iniciados tiveram este ano no campeonato nacional, como querendo mostrar que esta é uma excelente época para a Academia de futebol do Sport Clube Beira-Mar!