domingo, 29 de novembro de 2009

Vitória em Montemor

50-79 foi o resultado da vitória (mais uma!) do SC Beira-Mar, ontem, no reduto do Infante Montemor. Estava com algum receio deste jogo, porque tinha informações que o adversário, equipa «satélite» do Ginásio, iria apresentar-se com algumas das «trutas» da formação figueirense. Mas ganhámos e continuamos a fazer uma excelente época. Foi pena aquela derrota em Coimbra...

Iniciados perdem os primeiros pontos



Alguma vez tinha que ser!

O SC Beira-Mar perdeu pontos pela primeira vez no «nacional» de iniciados, após o empate «caseiro» de hoje, frente ao Tourizense. Ainda assim, o «zero a zero» desta manhã, em nada vem beliscar a carreira da nossa jovem equipa. À passagem da 12ª jornada, o SC Beira-Mar é líder da Série C do campeonato, com 34 pontos, mais 8 do que o Taboeira, que é segundo.

Que grande campeonato!

Excelente notícia! Os juvenis ganharam, esta manhã, em Matosinhos, ao Leixões, por 2-1! Promovidos esta época ao «nacional», estão a fazer um grande campeonato! Fantástico!

Ex-treinadores

Paulo Bento não resistiu e o Sporting teve que recrutar um novo treinador: Carlos Carvalhal; o Vitória de Guimarães está em franca recuperação, graças à entrada de Paulo Sérgio; e até a Naval, parece estar melhor desde que Augusto Inácio substituiu Ulisses Morais no cargo. O que é que tudo isto tem a ver com o SC Beira-Mar? Uma simples curiosidade: falamos de treinadores que recentemente passaram pelo nosso clube. Não deixa de ser curioso.

António Cruz

O impasse está resolvido, esperemos agora que António Regala e os restantes quatro elementos da nova Comissão Administrativa, possam concretizar os objectivos a que se propõem e que são por demais conhecidos de todos os beiramarenses. Mas, ainda antes de tecer alguns comentários sobre, por exemplo, a ausência escandalosa na ultima Assembleia daqueles que foram nos últimos anos os principais «coveiros» do clube, há um nome que quero aqui destacar pela positiva: António Cruz.

Por exemplo, Artur Moreira e Alberto Roque são nomes que não podemos esquecer, pelo muito que fizeram nas sucessivas tentativas de encontrar uma solução. Estamos-lhes gratos , por isso, obviamente. Mas, acho que pouco se falou de António Cruz! O próprio Leonardo Jardim, em conferência de imprensa, chegou a fazer referência ao «homem do futebol», agora «transferido» para a Comissão Administrativa! E com toda a justiça! Não abandonou o barco, esteve sempre com a equipa e mesmo sem ver o seu nome surgir nas páginas dos jornais, foi sempre de uma extrema importância para que o futebol ainda tenha conseguido os resultados que conseguiu. Merece, pois, o nosso agradecimento e a nossa admiração. Um bem haja!

Como é possível perder um jogo assim?

Inacreditável a forma como ontem o SC Beira-Mar perdeu, em casa, com o Alhadense! A um minuto e meio do fim, ganhava 5-4 e acaba por perder 5-6! Mais: o ultimo golo acontece a quatro segundos do fim, de livre directo! Uma derrota difícil de «digerir» e que para a qual também muito contribuiu uma arbitragem que muito nos prejudicou. Foram muitas as faltas inexistentes marcadas contra nós, com nítida influência no resultado.

Certo, é que esta derrota com o Alhadense, interrompe uma série de duas vitórias consecutivas no campeonato e mantém o SC Beira-Mar em zona de despromoção aos «distritais». Cuidado...

sábado, 28 de novembro de 2009

Convocados para o jogo de amanhã, frente ao Santa Clara

Bruno Conceição, Renato, Yohan Tavares, Pedro Moreira, Hugo, Kanu, Sidney, Artur, Fary, Fangueiro, Wang Gang, Rui Sampaio, Rui Varela, Pedro Araújo, Igor Pita, Cuco, Élio, Jaime e Lenadro Pimenta.

Boa sorte, rapazes!


É para ganhar!

O regresso de Sergio Salvador a Aveiro

Lembro-me perfeitamente de Sérgio Salvador. Não era uma «estrela», não era um jogador virtuoso e nem tinha a qualidade de Ariston Filho, por exemplo, mas era um jogador de equipa, um jogador útil e um lançador bastante razoável.

Eis que passaram muitos anos e acontece o regresso de Sérgio Salvador a Aveiro, agora na condição de treinador do Ginásio Figueirense, equipa que orienta há já alguns anos. É já na próxima terça-feira, a contar para a Taça de Portugal, num jogo cuja missão do Beira-Mar se afigura como quase impossível. Seja como for, é a oportunidade de revermos outros tempos. Tempos gloriosos do basquetebol auri-negro. Tempos que não são fáceis de se repetirem, mas tempos com que todos sonhamos.

Entretanto, fica também o registo da vitória do Beira-Mar no passado fim-de-semana, sobre o Guifoes, a contar para o CNB1.

Que seja o início de uma nova era!

E eis que o SC Beira-Mar consegue eleger uma Nova Comissão Administrativa! Uff!! A crise não está debelada, longe disso, mas o nosso clube, pelo menos para já, vai resistir. Antes de qualquer outro comentário, faço desde já o meu agradecimento aos cinco elementos da nova Comissão - António Regala assume a liderança, coadjuvado por António Cruz, Mário Costa, António Regala e João Costa e Silva - e desejo-lhes as maiores felicidades nesta difícil e árdua tarefa. Podem contar comigo no que puder ajudar!

Os meus comentários, mais alongados, serão aqui publicados em breve.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Empate e vitória na cidade da Covilhã



No passado fim-de-semana, juniores e juvenis jogaram na cidade da Covilhã e obtiveram resultados diferentes. Os juniores não foram além do empate a uma bola, dando seguimento a uma campanha algo irregular na 2ª Divisão nacional; enquanto que os juvenis, golearam (9-0)naturalmente e somaram mais uma vitória no campeonato nacional.

Será hoje?

A semana fica marcada pela presença de João Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores de Futebol, em Aveiro.

Primeiro, João Evangelista contactou com o plantel do SC Beira-Mar, confirmando à imprensa a intenção irredutível dos jogadores em rescindirem contrato, caso não haja dinheiro até à próxima segunda-feira.

Entretanto, e já ontem, João Evangelista participou numa reunião com Elio Maia, Artur Moreira e Hermínio Loureiro, presidente da Liga. No final da reunião, o presidente do Sindicato, tal como os outros participantes, sem se alongar em grandes comentários, sempre foi mostrando esperança que surja o mais brevemente possível uma solução para o Beira-Mar.

Hoje, realiza-se aquela que poderá ser a Assembleia-geral mais decisiva de sempre do SC Beira-Mar e dela, esperam os sócios do clube auri-negro, que surja, finalmente, gente que possa constituir uma Comissão Administrativa que tenha como objectivo constituir uma sad para o futebol profissional.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Era capaz de participar...


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sensacional vitória em Coimbra!

Já tudo foi dito e escrito sobre a vitória do SC Beira-Mar em Coimbra: foi uma vitória fantástica, face ao período mais do que conhecido que o nosso clube atravessa; porque foi obtida «fora», no reduto de uma equipa da I Liga e que ainda recentemente tinha ganho ao Guimarães e empatado em Leiria; porque jogámos o prolongamento (mais quinze minutos do período regulamentar) em inferioridade numérica!

Tivemos sorte nos penaltys, mas merecemos ser felizes. Para mim, a Taça está mais do que ganha esta época. E depois, eliminar a «Briosa» é, para mim, algo que me deixa mesmo muito satisfeito.

O facto de uma equipa ter ordenados em atraso e ganhar jogos, não é, efectivamente, inédito (basta ver o exemplo do Estrela da Amadora no ano passado), mas não deixa de ser merecedor dos mais rasgados elogios. Esta nossa equipa prestigia o nosso emblema. Esta nossa equipa não merece acabar. Esta nossa equipa enche-nos de orgulho!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Orgulho!


domingo, 22 de novembro de 2009

Duas vitórias consecutivas




Ainda há gajos malucos, daí, ter aceite o convite do meu irmão e lá ter ido ontem a Viseu, ver o Beira-Mar em futsal. Mesmo com chuva e com dificuldades em dar com o Pavilhão do Inatel, onde já tinha estado algumas vezes...ou seja, cheguei já com dois, três minutos de jogo, mas ainda a tempo de ver uma vitória fácil do Beira-Mar, sobre um adversário que continua sem ganhar no campeonato e que a jogar tão pouco, dificilmente evitará a descida aos «distritais».

Para nós, esta vitória foi importante, porque foi a segunda consecutiva e porque pode dar moral para os jogos que aí vêm. Como já disse, foi um triunfo tranquilo, com os golos a surgirem de uma forma natural e com o nosso treinador a ter a oportunidade de fazer rodar jogadores mais jovens e habitualmente menos utilizados. Neste capítulo, só não gostei de não ter visto o Filipe Tavares entrar para render o guarda-redes titular, Paulo Cruz. De resto, penso que Francisco Vieira, comparativamente com José Romão, aposta claramente mais nos jovens. Ontem, o Beira-Mar chegou a jogar largos minutos com uma equipa jovem e com atletas que ainda há dois anos eram juniores, situação que dificilmente se poderia ver com o anterior técnico.

Para a semana, há jogo, bem mais difícil, frente ao Alhadense.

Missão quase impossível



O Beira-Mar já este ano empatou em casa da Académica, mas o jogo de hoje, outra vez em Coimbra, vai ser, incomparavelmente, muito mais difícil do que a partida da Taça da Liga.

Primeiro, porque a Académica, com novo treinador, ganhou um novo ascendente e uma nova motivação (está a jogar melhor e a obter melhores resultados); mas, acima de tudo, porque o Beira-Mar é hoje uma equipa à beira do abismo, com ordenados em atraso, ao abandono e entregue a si mesma. Basta ver que o treino que anteceu este jogo, foi cancelado, porque Leonardo Jardim não dispunha de uma...baliza!

Exigir ao grupo de trabalho a passagem à próxima eliminatória, é impossível. A Académica, da I LIga e a jogar no seu reduto, seria sempre favorita, mas nas condições actuais é hiper-favorita a vencer. Ainda assim, vamos voltar a acreditar no brio da nossa equipa e continuar a acreditar que podemos surpreender! Força Beira!

Ajudar!


O Conselho Geral lançou a campanha «Activos Beira-Mar», com vista à obtenção de receitas que possam fazer face às despesas mais urgentes do clube. Segundo o site do clube, na compra de cada «Título de Salvação» (200 Euros), o sócio que o adquire, fica com um bilhete para todos os jogos da Liga Vitalis.

sábado, 21 de novembro de 2009

E siga mais uma vitória!

Não foi nada fácil, mas o Beira-Mar venceu em Cantanhede, diante do Marialvas, por 2-1, e somou a décima vitória em tantos outros jogos já realizados no «nacional» de iniciados. Notável! Parabéns!

E se fossemos à «final 8»?



À semelhança do ano passado, o SC Beira-Mar eliminou da Taça de Portugal uma equipa da Proliga, mas julgo que a vitória desta semana, sobre o Angra Basket, é ainda merecedora de maior destaque, já que a formação açoriana apresenta-se esta temporada com dois americanos!

A verdade é que esta equipa, apesar de ter jogado novamente desfalcada, com Rui Pedro é outra coisa. É óbvio que não estaríamos a ser tremendamente injustos de apenas destacássemos Rui Pedro, porque toda a equipa está de parabéns.

O engraçado é que se formos felizes no sorteio, até podemos «sonhar» com a presença na «final 8»!! A acontecer, seria a primeira vez que uma equipa do CNB1 conseguiria tal feito!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Derrota com o Boavista

No «nacional» de juvenis, o SC Beira-Mar perdeu no passado fim-de-semana com o Boavista, por 1-2, sendo ultrapassado pelos «axadrezados» na tabela classificativa da Série B do campeonato. O SC Beira-Mar é agora terceiro, com 21 pontos, menos 1 que o Boavista e menos 7 que o FC Porto que é líder, ainda invicto.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A vergonha continua

1 – Mano Nunes volta ao relvado

No final da semana passada, fomos confrontados com a notícia que Mano Nunes terá estado num treino do plantel profissional da equipa sénior de futebol do SC Beira-Mar. Uma surpresa. Desconheço a intenção da «visita», mas a acreditar no que li, não posso deixar de dizer que é no mínimo…vergonhoso. Como é possível que o ex-presidente da última Comissão Administrativa tenha «abandonado o barco», depois de ter assinado contrato com aqueles briosos profissionais (e quando se assina um contrato com um jogador, assume-se que lhe vamos pagar até ao final!), e volvidos dois meses, apareça num treino??? É assim: se foi para ajudar, tudo bem; agora, se foi, como escreveu o Record, apenas para mostrar solidariedade…que me desculpe o próprio Engº Mano Nunes, ma na verdade teve foi muita sorte por nenhum jogador se ter revoltado!!!!
Quando li a noticia, cheguei a pensar que a notícia do Record poderia ter fundamento, ou seja, Mano Nunes foi ao relvado porque equacionaria o regresso e, a ser verdade, acabava por ser uma boa notícia, mas não…
E digo que não, porque, o Beira-Mar jogou no domingo a seguir com o Trofense e, no final, Leonardo Jardim diz que a paciência está a chegar ao fim e que o grupo pondera tomar medidas…
E como se não bastasse, Mano Nunes volta a proferir declarações que em nada ajudam à situação dramática! Em nada mesmo! Mano Nunes tem essa característica – por vezes, o coração fala mais alto – característica essa que muitas vezes acabou por não jogar a favor do SC Beira-Mar e que, pelos vistos, continua a ser seu apanágio! Desta vez, voltou a mandar «indirectas» aos ex-elementos da Direcção de Artur Filipe, ficando mais uma vez demonstrado que o que aqui está em causa é também uma «guerra» entre pessoas e que quem se lixa é uma Instituição com mais de noventa anos!



2 – Leonardo Jardim no final do jogo com o Trofense

2 – O Beira-Mar perde com o Trofense, num jogo em que não jogou bem, mas que acima de tudo não foi feliz, e no final, Leonardo Jardim, compreensivelmente, afirma em conferência de imprensa que é impossível esperar mais e que o grupo de trabalho terá, forçosamente, que tomar medidas.

3 – Cachide e o protocolo

3 – Entretanto, entre os avanços e recuos de José Cachide, há mais uma vez a noticia que o ex.dirigente não vai mesmo regressar ao clube, porque no seu entender, o protocolo que foi feito com a Câmara «assassinou» o próprio Beira-Mar. Pois bem, eu tive acesso ao protocolo e não posso deixar de concordar. Como foi possível «aquele» protocolo?
No fundo, tenho muita pena que Cachide não regresse e isto, não invalida que continue a achar que o mandato de Artur Filipe, José Cachide e companhia, em termos de erros de gestão e em termos financeiros, não tenha sido um verdadeiro desastre para o clube. Foi! Mas, face à conjectura actual, o regresso de Cachide, é capaz, no me entender, de ser a única solução. O problema…é que já deixei de acreditar no regresso dos ex-dirigentes que estiveram com Artur Filipe….

4 – Ameaça de rescisão colectiva

Hoje, em conferência de imprensa, o «capitão» Hugo, anunciou que o grupo de trabalho vai esperar até ao próximo dia 30 para que sejam liquidados os dois meses de ordenados em atraso, caso contrário, o plantel avança para a…rescisão colectiva!

O clube parece caminhar para o abismo. Para o fim. Eu tenho sempre esperança, é verdade, mas cada vez menos…e a vergonha continua!

Entretanto, o site do clube anuncia duas próximas Assembleias…

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dois jogos, dois triunfos

O SC Beira-Mar obteve a segunda vitória no campeonato nacional da 2ª Divisão, em basquetebol feminino, ao vencer fora a «vizinha» formação do Esgueira, por 50-53.

A equipa da «casa» comandou o marcador durante grande parte do «derby», mas a formação «auri-negra», fruto de uma melhor ponta final, acabou por obter uma excelente e preciosa vitória.

Na próxima jornada, o SC Beira-Mar folga.

Noticia retirada do site do clube

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Trofense foi mais feliz

Foi pena! O Beira-Mar, se tivesse ganho ontem ao Trofense, isolava-se, à condição, na liderança da Liga de honra, mas como nem o empate conseguiu, deixou «fugir» uma excelente oportunidade de surpreender ainda mais no campeonato.

Penso que o «mal» do Beira-Mar foi ter optado por jogar bonito, quando num relvado em péssimo estado, talvez fosse preferível jogar um futebol mais musculado e mais directo. Como é óbvio, e perante condições adversas, não foi um bom jogo, mas julgo que o Trofense foi feliz em Aveiro. Seja como for, o adversário comprovou no EMA a subida de forma que tinha vindo a revelar, enquanto que à nossa equipa, apesar de derrotada, nada se lhe pode ser apontado.

O Beira-Mar perdeu, mas todos os males fossem esses...

domingo, 15 de novembro de 2009

Torneio de Pré-Escolas começa em Janeiro

A Associação de Futebol de Aveiro anuncia no seu site a intenção de realizar, na presente época de 2009-2010, a 2ª edição do torneio distrital de pré-escolas (sub-8). Considerando o êxito alcançado na temporada passada, o organismo que tutela todo o futebol do distrito de Aveiro aponta para Janeiro o início da competição, que será realizada nos mesmos moldes da anterior.

Até final do corrente mês, a AFA está aberta a sugestões que visem eventuais alterações ao regulamento.Recorde-se que na época 2008-2009 o SC Beira-Mar teve uma participação notável neste torneio, tendo a equipa orientada por Paulo Martins, constituída por atletas nascidos no ano de 2001, saído vencedora da sua série, contando por vitórias todos os jogos disputados.

A representação auri-negra, nesta temporada, estará a cargo da equipa de 2002 que, sob as ordens de "mister" Jó, se vem preparando com afinco desde inícios de Setembro, sendo o plantel constituído pelos seguintes atletas: Aires Silva, Bernardo, Daniel, Eunilzo, Filipe Goes, Filipe Praça, João Francisco, João Pedro, João Tiago, Leandro, Marco António, Martim, Pedro Marques, Ricardo, Ricardo Peralta, Ruben, Ruben Leite, Serginho, Tomás, Valentino e Xavier.

In: http://academiabeiramar.blogspot.com/

Irregularidade

O SC Beira-Mar, ao perder 1-3, em casa, com o Oliveira do Bairro, mostrou mais uma vez tratar-se de uma equipa capaz do melhor e do pior. Muito irregular. Não consigo entender muito bem esta equipa...

Após este desaire «caseiro», ficámos a cinco pontos do primeiro.

Derrota normal

Normalíssimo.
O Beira-Mar perdeu 1-10 com o Boticas, da I Divisão nacional, e foi afastado da Taça de Portugal. Curiosamente, perdeu pelo mesmo resultado do jogo de apresentação, precisamente frente a esta equipa do Boticas, que ainda na ultima jornada da I Divisão nacional, «deu» 5-1 à Fundação Jorge Antunes. O nosso campeonato não é este.

sábado, 14 de novembro de 2009

Derrota escusada em Coimbra
















Depois das duas vitórias nas jornadas inaugurais, o SC Beira-Mar já «leva» duas derrotas consecutivas no CNB1. Isto porque, depois da derrota na jornada anterior, frente à excelente equipa do Porto «B», aconteceu hoje novo desaire, desta feita, em Coimbra, frente ao Olivais: 69-64.

Estive em Coimbra e vim de lá frustrado. Primeiro, porque, e pelo que consegui apurar, soube que Mauro Nascimento dificilmente volta a jogar pelo nosso clube; depois, porque Rui Pedro, engripado, ainda tentou dar o seu contributo à equipa, mas acabou por não jogar; e finalmente, porque ficou provado, que o SC Beira-Mar sem estes dois elementos (aos quais se junta ainda André Patarrana, que também não jogou), é uma equipa, mesmo para o CNB1, claramente banal!

Este, em condições normais, era um jogo para ganhar. O Olivais teve mérito, jogou melhor, esteve bem no seu jogo «exterior», mas é uma equipa perfeitamente ao alcance do SC Beira-Mar. Acontece que hoje, a equipa de Matt Nover fez alinhar durante o jogo praticamente todo, alguns elementos que normalmente não passam de suplentes utilizados. Mas hoje, face às ausências já citadas, teve que ser assim, e claro, o rendimento da equipa não foi o mesmo. Sou sincero: a atitude dos nossos jogadores é excelente, mas há nesta equipa muitos jogadores que não têm qualidade para jogar no CNB1.

Gostei do Daniel e do Bruno, claramente os melhores reforços desta época, e não gostei da fraca percentagem de lançamentos «triplos». Mas mais do que apontar isto ou aquilo à exibição individual e colectiva da equipa, do que não gostei mesmo foi da falta de organização que a mesmo deixou transparecer nesta deslocação à freguesia de Stº António dos Olivais. Como pode uma equipa jogar bem, se a quinze minutos do inicio do jogo, ainda nem um único jogador tinha entrado em campo??? Como é possível que os jogadores entrem em campo a «conta gotas»? Repito: faltavam 25 minutos para o jogo começar e havia jogadores que ainda estavam na bancada, na maior das calmas, a comer uma «buxa»! Esta não é uma equipa profissional, mas há que exigir o mínimo! Cheguei a ter pena do Matt Nover! E depois, claro, uma equipa que, para além de não poder contar com os seus dois melhores jogadores (Mauro e Rui Pedro), não «aqueceu» como deve ser, acabou por não ter o desempenho esperado.

Ainda assim, e mesmo com todas as contrariedades, podia-se ter ganho. O Beira-Mar chegou a estar a perder por 18 já na segunda parte, mas ao conseguir ir «buscar» o jogo, só não o ganhou porque faltou discernimento, um «base» com mais talento e uma arbitragem menos «habilidosa».

Taça da Liga já era

Académica, Portimonense e Beira-Mar acabaram empatadissimos, mas o Portimonense, por ter apresentado nos dois jogos que realizou, uma média de idades mais baixa, acabou por seguir em frente na Taça da Liga. O Beira-Mar não fez, nem pior, nem melhor do que os seus adversários, mas parece-me que o apuramento estava ao seu alcance.

Beira-Mar já sem Leandro Mahl

Leandro Mahl rescindiu e já não é opção para o jogo de amanhã, frente ao Trofense. O avançado brasileiro, que já tinha passado sem sucesso pelo Espinho, não deixa saudades.

Ainda a vitória em Freamunde



Muito curiosa a forma como o blogue «Freamunde Allez» abordou a derrota que o SC Freamunde sofreu recentemente frente ao SC Beira-Mar.

Sem solução à vista!

Voltamos ao mesmo, ou seja, à iminência do fim! Ou seja, a Câmara recebeu o clube e mostrou receptividade em ajudar, dias depois, surgiu a noticia que antigos elementos da anterior Direcção poderiam assumir o regresso, mas, afinal, a solução...não deu em nada. Como se pode ler no DesportoAveiro, está tudo na mesma, com a agravante do tempo ir passando e a probabilidade do fim ser cada vez maior.

Artur Moreira deve estar desanimadissimo, porque os seus esforços têm sido infrutíferos; e Leonardo Jardim já começou a dizer que a paciência têm limites...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A primeira já cá canta!

1-0 não é um resultado muito normal no futsal, mas foi o que aconteceu no jogo entre o SC Beira-Mar e o ABC de Nelas. Um resultado anormal mas que ditou a primeira vitória do SC Beira-Mar na Série B da III Divisão nacional e isso é o mais importante a reter.

Este sábado, a contar para a Taça de Portugal, o SC Beira-Mar recebe o Boticas, da I Divisão nacional e que curiosamente «apadrinhou» esta época a apresentação da nossa equipa.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Grande vitória!

Simplesmente fantástica a vitória do Beira-Mar em Freamunde, precisamente num campo onde já esta época tínhamos sido goleados para a Taça da Liga. E nem mesmo o facto de termos estado a perder, já no início da segunda parte, impediu a reviravolta no marcador e a conquista de três preciosos pontos.

Um grande resultado se tivermos em linha de conta que foi conseguido num campo «complicado», se não nos esquecermos de algumas ausências importantes e, claro, porque foi obtida numa fase em que é conhecida a situação dramática que o SC Beira-Mar atravessa. Por isso mesmo, este grupo de trabalho é merecedor dos mais rasgados elogios! Esta equipa honra o nosso emblema, é composta por grandes profissionais e só nos podemos orgulhar dela!

Tivemos dois jogos fora e conquistámos quatro pontos. Muito bom. Contas feitas, estamos em terceiro, com os mesmos pontos do segundo (Santa Clara) e a um ponto do Portimonense que é líder. Quem diria!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Primeira derrota

À terceira jornada, a primeira derrota. Foi frente ao Porto «B», por quatro pontos de diferença, num jogo em que Mauro Nascimento não jogou (desconheço os motivos) e Matt Nover não pôde orientar a sua equipa por estar doente.

A vitória azul e branca teve como base um jogo «exterior» de grande nível, perante um Beira-Mar com Rui Pedro a jogar muito (32 pontos).

Na próxima jornada, temos uma deslocação difícil a Coimbra, para jogar com o Olivais.

domingo, 8 de novembro de 2009

Convocados para o jogo de hoje frente ao Freamunde

Guarda-redes: Bruno Conceição e Renato.
Defesas: Yohan Tavares, Pedro Moreira, Kanu, Igor Pita, Pedro Araújo e Fabeta.
Médios: Artur, Cuco, Djamal, Sidnei, Leandro Pimenta e Rui Sampaio.
Avançados: Élio, Fary, Wang, Rui Varela e Fangueiro.

sábado, 7 de novembro de 2009

Juniores regressam às vitórias

A equipa de juniores do SC Beira-Mar, depois de três derrotas consecutivas (a última das quais surpreendente, frente ao Vildemoinhos), derrotou hoje o Paços de Ferreira , por 2-0. Com este resultados, vamos agora em segundo lugar, a dois pontos do Espinho.

Luz ao fundo do túnel?


Dinheiro não há para ninguém! Já se sabia e nem outra coisa seria de esperar. Contudo, a Câmara Municipal de Aveiro, em reunião efectuada com representantes do SC Beira-Mar, mostrou-se receptiva a ajudar o clube aveirense no caso deste conseguir formar uma nova Comissão Administrativa. É, no mínimo, um bom sinal. Sinal que o protocolo entre o Beira-Mar e a Autarquia pode vir a ser reformulado, dando garantias ao nosso clube de reunir melhores condições para a sua reestruturação e futuro. Falta agora saber se Artur Moreira (a quem eu peço que não desista e não desanime) consegue «convencer» as pessoas necessárias para que o clube deixe de viver este vazio directivo.

Ideia totalmente errada

Ser futebolista é ser um profissional como noutra profissão qualquer, no entanto, continua a falar-se dos futebolistas profissionais como mero mercenários! Esta é a ideia que passa. Ainda agora, por causa da situação do SC Beira-Mar e da ajuda e relação com a Câmara, que será necessária para a salvação do clube, aquilo que muitas vezes se lê e ouve é que as «Autarquias não podem patrociniar os mercenários do futebol profissional!» Este é um chavão de sempre. Mercenários!

Mas eu pergunto: qual a outra actividade em que um seu profissional está sem receber ordenados há meses e continua a trabalhar da mesma maneira e a obter resultados??? Mas será que um professor, um administrativo, um gestor ou um informático, continuaria a trabalhar ao fim do primeiro mês de incumprimento salarial? Pois é! Se calhar, a imagem que se continua a ter de um profissional de futebol é uma imagem errada. E não me venham dizer que os futebolistas ganham mundos e fundos, porque esses são só alguns.

Atente-se no caso do SC Beira-Mar e na postura dos seus atletas. E quem fala do Beira-Mar, fala, por exemplo, do Estrela da Amadora que no ano passado não pagou um unico salário e mesmo assim ficou na primeira metade da tabela classificativa. Isto é ser mau profissional?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Apresentação? Mas qual apresentação?

O site do SC Beira-Mar diz que a equipa sénior feminina de basquetebol perdeu com o Gafanha no seu jogo de apresentação. Mas que jogo de apresentação?? O site do clube, bem como o DesportoAveiro, ainda deu conta do resultado final, mas o «site oficial» da secção fez alguma referência a este jogo???? Zero! Nem antes, nem depois! Que me desculpem os responsáveis pela secção de basquetebol do Beira-Mar (por quem eu tenho admiração e estima), mas esta coisa de criar um dito site oficial que nada(ou pouco) informa, acaba por ser negativo em relação à imagem da própria secção! E só ficam chateados comigo se não tiverem poder de encaixe ou se não tiverem inteligência para reconhecer que eu tenho razão! Ou o pouco que resta do feminino no basquetebol do clube já não interessa para nada??

Meus amigos: ponham os olhos nos blogues do Galitos ou do Gafanha e vejam o que é um blogue de uma secção de basquetebol!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

33-1!

O site do SC Beira-Mar fez muito bem em destacar a carreira dos iniciados no «nacional» da categoria: 8 jogos, 8 vitórias, 33 golos marcados e apenas 1 sofrido! A última vitória aconteceu na Covilhã, frente ao Estação, e logo por 5-0! Parabéns!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dor profunda (II)

Ainda que o credível Noticias de Aveiro fale em «sorrisos» e num «presidente da Assembleia-geral mais desanuviado», não me acredito que a reunião de hoje (já ontem) entre o Beira-Mar e a Câmara possa ter sido decisiva para, de um momento para o outro, surgir uma solução directiva para o nosso clube. Deus queira que esteja enganado, mas não me acredito.

AINDA A CÂMARA

Sem pretender recuar em absolutamente nada e sem pretender deixar de criticar a Câmara e o seu presidente para a pouca sensibilidade que tem revelado para com o SC Beira-Mar, quer-me parecer que, e agora mais racionalmente e menos emotivamente, neste processo Elio Maia até pode ter vindo a ser criticado injustamente, não pela falta de diálogo que revelou durante anos, não pela falta de respeito que chegou a revelar para com o clube, mas sim por ter vindo a ser acusado de nada ter feito para ajudar o clube. Quero com isto dizer que Elio Maia ao vender os terrenos das piscinas ao Beira-Mar, -lo com intenção de ajudar o clube. Foram mais de dois milhões de Euros! E então pergunta-se: onde está o dinheiro? Porque razão, o Beira-Mar está falido??? Esta é uma questão importante! Reparem que ainda não há muito tempo, surgiram inclusivamente noticias que davam conta da possibilidade de Elio Maia se ter metido em sarilhos...por ter ajudado o Beira-Mar, vejam bem!

MANO NUNES

A verdade é esta: os sócios deviam ser esclarecidos! Repito: para onde foi o dinheiro? E porque razão, a «negociata» é feita e Mano Nunes abandona o barco??? E como é que os antigos dirigentes, sem carácter, é verdade, não terão reagido???
Pois é! Parece-me que neste processo todo, também não podemos esquecer Mano Nunes e a ultima Comissão Administrativa! E não podemos, porque protagonizou com a Autarquia uma «negociata» que deveria ter servido para ajudar o clube, e pelo que se vê, não ajudou em nada! Antes pelo contrário. Ajudou sim, ao aparecimento das penhoras e à intransigência dos antigos dirigentes.

Isto devia ser assumido e por isso é que não julgo correcto, em termos estratégicos, que na ultima Assembleia, ainda tenha havido quem quisesse defender Mano Nunes, em vez de admitir a «negociata» como uma decisão claramente errada e que só veio complicar e, quiçá, jogar a favor do...fim!

A Câmara (não apenas esta) é responsável pela situação do clube? Também o é, porque ao longo de muitos anos foi falhando para com o que estava protocolado, mas a verdade, é que as «piscinas» vieram colocar a Autarquia numa posição confortável!

Os antigos dirigentes (Cachide, Artur e companhia...) são os principais responsáveis pela situação actual? Eu penso que sim, mas na verdade, ganharam «moral» para se tornarem intransigentes e passarem por vitimas!

E Mano Nunes e seus pares? Também! Sinceramente, acho que Mano Nunes, independentemente de o considerar um grande beiramarense e de nunca poder esquecer tudo o que fez pelo clube, não esteve bem com esta «historia» das piscinas! Para além disso, deixou o clube, sabendo de antemão que o vazio directivo era o cenário mais do que provável.

No meio disto tudo, apelo ao Dr. Artur Moreira para que continue a fazer todos os possíveis para arranjar uma solução milagrosa e fico a aguardar que possamos saber mais alguma coisa em concreto da reunião desta tarde com a Câmara.

Comunicado

Têm-se verificado frequentes avarias no comando automático do portão de acesso aos campos do seminário, motivadas pelas frequentes entradas e saídas de viaturas que "descontrolam" aquele mecanismo.

Apelamos a todos os frequentadores do campo, nomeadamente pais, que utilizem o parque anexo ao campo, junto ao Autocarro Bar, para estacionarem as suas viaturas. Este parque está normalmente com muito espaço livre à hora dos treinos e fica somente a 100 m dos campos, pelo que não se justifica a entrada no diminuto parque do seminário.

A manter-se a situação, a direcção do seminário poderá ver-se obrigada a impedir a entrada definitiva a todos os utentes, incluindo treinadores e directores que muitas vezes são portadores de material para treino.

Agradecemos a V. colaboração.

Pela Direcção da Academia
Nuno Barata

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O fim parece certo!

O SC Beira-Mar dá mostras de, irremediavelmente, caminhar para o fim.
Os jogadores e todos os funcionários têm dois meses de ordenados em atraso; o presidente da Assembleia-geral já dá mostras de não conseguir encontrar uma solução; a Câmara continua a não dar mostras de dialogar; e, o jornal O JOGO, avançava ontem com a possibilidade do clube já não reunir condições para organizar o próximo jogo em casa, a contar para a Liga Vitalis!

O fim parece estar perto.

Ainda assim, a equipa profissional de futebol, numa demonstração de grande profissionalismo, empatou no domingo na Póvoa e está só a um ponto da liderança da Liga Vitalis! Quem diria..

Um aplauso para Leonardo Jardim! O técnico, independentemente de não ter começado bem (muitas «trocas e baldrocas» na pré-época), tem tido um comportamento exemplar! Logo após o jogo da Póvoa, afirmou aos microfones da Terranova, que não iria «abandonar o barco», numa decisão que é de louvar, aplaudir e agradecer.