sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vergonha na Gafanha

Ainda recentemente, coloquei-me do lado da equipa de juvenis de futsal do Gafanha, porque efectivamente, aquilo que se tinha passado no jogo com os Atómicos era digno de ser criticado e denunciado. E da mesma forma que o fiz nessa situação, não posso agora deixar em claro a vergonha que constituiu o jogo entre o Gafanha e o Beira-Mar, há uma semana atrás, a contar para a fase final do campeonato distrital de futsal. O Beira-Mar vinha de três vitórias consecutivas, mas perdeu a invencibilidade na Gafanha num jogo que foi uma autêntica «roubalheira»! Não tenho problema algum em utilizar a palavra: «roubalheira»! Nem me vou alongar muito em comentários, quem lá esteve, viu, entre outras coisas, um jogador do Beira-Mar ser expulso por...comemorar um golo com os adeptos. Só visto.

É óbvio que nada disto é dirigível ao Gafanha, mas se numa situação anterior, muito se falou naquilo que deve ser o desporto de formação, neste jogo, deveria ter havido coragem, por parte dos responsáveis do clube da Gafanha da Nazaré em assumirem e concordarem, que de facto assistimos a uma vergonha protagonizada por uma arbitragem que em muito contribuiu para a nossa primeira derrota!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Líderes, apesar de tudo!

Se na semana passada já tinha custado muito perder em casa com o Fátima, este sábado, foi ainda mais difícil digerir a derrota no estádio da Oliveirense. Estávamos a empatar, a jogar bem, a criar situações de golo, a jogar para ganhar e eis que, quatro minutos depois da hora, num lance totalmente inofensivo e resultante de mais uma falha do nosso guarda-redes, acabamos por sofrer o golo que nos ditou a derrota.

A derrota não é justa, ainda assim, e mesmo depois de duas derrotas seguidas, conseguimos manter a liderança, já que o Portimonense foi surpreendido em casa pelo Trofense e o Feirense ganhou ao Santa Clara. Seja como for, as equipas estão agora todas mais juntas e por isso é obrigatório vencer o Estoril, no EMA, na próxima jornada.

Duas notas ainda sobre o jogo com a Oliveirense: boa adesão de adeptos de Aveiro e uma arbitragem que claramente nos prejudicou. O primeiro golo da Oliveirense é precedido de fora-de-jogo e ficaram por marcar dois penaltys a nosso favor. Assim, é tudo mais difícil.

A Oliveirense somou a sexta vitória consecutiva, é sem duvida um feito notável, mas nem quero pensar que o facto do senhor presidente da Liga (e também presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis) possa estar a influenciar no que quer que seja. É que para exemplos destes já nos bastou o Boavista do senhor Major.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Regresso apenas na sexta feira!

Por manifesta falta de tempo, este blogue só terá novo conteúdo na próxima sexta-feira! É que há muito para escrever, desde a «roubalheira» que constituiu o jogo Gafanha-Beira-Mar em juvenis (futsal), passando pela forma inglória e injusta como a nossa equipa sénior de futebol perdeu em Oliveira de Azemeis, para além da referência às derrotas habituais das equipas seniores de futsal e de basquetebol. Mas há mais: o inicio da participação das duas nossas equipas de Pré-Escolas no Torneio Distrital da AFA, o torneio de minibasquete que a secção de basquetebol vai realizar já este fim-de-semana e relativamente à nossa Academia de Futebol, dar os parabéns aos juniores pela forma brilhante como terminaram a primeira fase da segunda divisão nacional e fazer referência (mais uma vez) à grande carreira que os nossos iniciados continuam a efectuar.

Agora, independentemente das derrotas e das vitórias, são estes (e muitos outros) assuntos que continuam a demonstrar que o SC Beira-Mar está vivo e que continua a ser um grande clube!

Viva o SCBM!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Comunicado da CA



A Comissão Administrativa do Sc Beira-Mar informa todos os associados e opinião pública.
A Comissão Administrativa (CA) do Sport Clube Beira Mar vem pelo presente reafirmar a importância do empenho e determinação de todos os beiramarenses na prossecução do objectivo de salvação do clube.

Desde o dia de tomada de posse que vimos apelando para a necessidade de se assistir a uma conjugação de vontades e união de esforços rumo a um objectivo singular – SALVAR O BEIRA-MAR.

As dificuldades são enormes e só com o apoio de todos, que deve ser materializado na adesão às várias iniciativas a circular (aquisição de títulos, vendas de rifas, publicidade, donativos, etc.), será possível fazer face ao pagamento atempado dos compromissos financeiros, com particular ênfase no pagamento de salários, nos compromissos de ordem fiscal e nos compromissos decorrentes da negociação de dívidas herdadas.

Trata-se de um trabalho árduo que carece do empenho de todos os que amam e sentem a Instituição, bem como a nossa região.

É fundamental que todos os beiramarense se mantenham unidos e que possam colocar ainda mais empenho na divulgação e adesão às iniciativas em marcha, visando a obtenção de fundos.

Endereçamos uma palavra especial ao tecido empresarial da Região. O apoio das empresas é fundamental para que o SC Beira-Mar possa prosseguir a recuperação.

Todo o apoio é essencial! E porque assim o consideramos, decidiu esta Comissão Administrativa promover a criação, já a partir do próximo jogo em casa, de um Bilhete de Solidariedade, sem carácter vinculativo, que permite aos associados optarem por adquirir um bilhete de 5 € em alternativa ao bilhete de 3 €, habitualmente disponibilizado. Nesta fase, todas as ajudas são necessárias e o seu apoio fará toda a diferença.

Estamos convictos que o espírito de união e amor pelo Beira Mar, irá prevalecer e que, com o apoio de todos, vamos conseguir!


Aveiro, 11 de Fevereiro de 2010

A Comissão Administrativa do SC Beira-Mar

Derrota por mais de 40 pontos!

Mais uma derrota, mas esta não foi uma derrota qualquer: foi por mais de 40 pontos, frente a uma equipa (Guifões) que em Aveiro tinha perdido claramente! É uma tristeza ver o estado actual da equipa sénior de basquetebol do SC Beira-Mar.

Agora, preciso de esclarecer o seguinte:

As criticas que aqui tenho feito à equipa, nunca são endereçadas aos jogadores que têm vestido e representado o nosso clube! Nunca! Esses fazem o melhor que podem! As criticas que tenho feito, são criticas de um adepto que não teve o direito de saber porque é que o Mauro saiu, porque é que Rui Pedro e Nuno Alves não jogam, porque é que João Silva regressou e também não joga....e isso é que eu critico!

Neste aspecto, a secção de basquetebol mudou o visual do blogue, mas este está pior do que nunca! Não informa nada! Não nos dá as fichas dos jogos, não tem fotos, não tem informação sobre lesionados, sobre entradas e saídas. Uma lástima. É preferível não ter nada. Com um «blogue a sério», nós sócios, podíamos saber porque é que a equipa chegou a este estado «vegetativo», assim...

Como não sei os motivos que nos levam a jogar tão desfalcados, ainda acredito que possamos ver alguns jogadores regressarem; caso contrário, esta equipa dificilmente ganha mais algum jogo!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Custa muito perder assim!

O futebol não tem lógica! E só assim se explica a nossa derrota de ontem, em casa, frente ao acessível Fátima, e ainda por cima no ultimo minuto e com um golo perfeitamente evitável. Ainda me custa acreditar! E se houve jornadas anteriores que nos correram de feição, esta foi precisamente o contrário: perdemos e todos os nossos perseguidores ganharam: a Oliveirense em Freamunde (quinta vitória consecutiva), o Santa Clara ao Carregado e o Portimonense e o Feirense venceram fora, respectivamente o Gil Vicente e o Trofense.

Está agora tudo mais complicado, mas não será esta derrota que nos pode retirar a esperança. E o nosso apoio vai ser fundamental! Na Feira, sentiu-se esse apoio, ontem já estiveram quase dois mil no EMA e no próximo fim-de-semana vamos ter que nos juntar e irmos em massa a Oliveira de Azemeis! Nada esta perdido, força Beira-Mar!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Futsal / Juvenis lideram Distrital

Muito bem os juvenis do SC Beira-Mar, com três vitórias em três jogos já disputados na segunda fase do Distrital desta categoria, em futsal. O título, será possível?

Ser só do Beira-Mar!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Movimento 1922 debate Sociedades Anónimas Desportivas


O Movimento 1922 organiza, na sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, no Auditório da Escola Profissional de Aveiro, pelas 21h15, o debate "As Sociedades Anónimas Desportivas em Portugal".
Este debate surge num momento de especial relevância para o SC Beira-Mar, tendo em conta que os associados do Clube serão chamados, brevemente, a decidir sobre a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva para o Futebol Profissional. Nesse sentido, o M1922 pretende dar um contributo no sentido de promover o esclarecimento da comunidade Beiramarense sobre uma matéria de extrema relevância para o clube. Este debate será moderado pelo Dr. Nuno Arroteia, ex-director executivo do SC Beira-Mar, e contará com a presença de vários especialistas, entre os quais, o Prof. Doutor José Manuel Meirim, um dos juristas mais consagrados nesta área. Neste evento, todos os presentes terão oportunidade de partilhar ideias e colocar questões aos convidados, pretendendo-se que o debate seja o mais esclarecedor possível.
A entrada é livre.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nova vitória sobre o Esgueira

A equipa sénior de basquetebol do SC Beira-Mar voltou a derrotar o Esgueira, desta vez por 10 pontos de diferença (57-47). Num campeonato (2ª Divisão) claramente dominado pelo invicto Galitos, é justo destacar a prestação muito positiva que a nossa equipa tem vindo a ter.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Faltam duas finais

O Beira-Mar venceu em Paços de Ferreira (4-0), subiu ao segundo lugar, mas ainda faltam duas finais para garantir um lugar entre os três primeiros que se apuram para a segunda fase da 2ª Divisão nacional de juniores. A primeira final, joga-se já no próximo fim-de-semana, em casa do Oliveira do Bairro, que é quarto classificado, com apenas menos dois pontos e também em excelente posição para garantir o apuramento. Seria bom que os nossos juniores pudessem sentir o apoio dos seus adeptos neste «derby» que se prevê escaldante! Assim que souber o dia e a hora do jogo, informarei aqui mesmo!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jantar de confraternização



No próximo dia 26 de Fevereiro, o SC Beira-Mar organiza um jantar de confraternização, com o objectivo de unir a familia beiramarense e proporcionar um evento de apoio ao clube.

O jantar realiza-se no restaurante Solar das Estátuas, na Estrada Nacional 109, em Aveiro. Os adultos pagam 20 euros, enquanto que as crianças só pagam 10.

INSCRIÇÕES (até 20/02/2010): TELF.: 234 910 100 / MAIL.: relacoes.publicas@beiramar.pt / Loja Amarela EMA e Loja Legea (Mário Duarte)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Playoff em risco

Depois da derrota em Matosinhos, frente ao Porto (vinte pontos de diferença), o Beira-Mar voltou, ontem, a perder, desta feita frente à mediana equipa do Olivais. O «playoff» do CNB1, para espanto meu, começa a estar em perigo.

Continuo a dizer que esta é uma época que não corresponde às expectativas. E não me venham dizer que a equipa vem do CNB2, que os jogadores não ganham e mais não sei o quê! Nada disso! A verdade é que o Beira-Mar perde com equipas de menor potencial, porque essas mesmas equipas encaram este CNB1 de uma maneira mais séria. Esta é que é a verdade. E aqui é que reside a diferença entre aquilo que eu penso que poderia ser esta época e aquilo que os actuais responsáveis da secção de basquetebol acham que a mesma pode ser. O que pretendo dizer é que no CNB1, o Beira-Mar tem que deixar de ser aquele grupo de amigos, que até gosta de bater umas bolas, mas onde não há qualquer tipo de problema se tiver que faltar a um treino só porque me doi uma unha. Não! Para isso, continuavam no CNB2 a jogar com o Cenap, Universidade e outras equipas que, por estarem onde estão, têm toda a legitimidade em adoptar essa postura.

Uma equipa que vai buscar dois jogadores à Proliga (Bruno e Daniel), uma equipa que começou com dois bases como não existe nesta divisão (Mauro e Rui Pedro), uma equipa que apresenta um poste com a envergadura do Nuno e uma equipa que fez regressar o Rui Gomes e o João Silva, não pode «arrastar-se» no campeonato. No meio disto tudo, tenho pena do Matt Nover...

Agora é que ninguém nos pára mesmo!

Wang, aos 94 minutos, e Rui Sampaio, 14 minutos depois do tempo regulamentar, marcaram so golos que permitiram ao Beira-Mar vencer na Feira! Fantástico! Dez pontos de avanço sobre uma equipa que sempre se assumiu como candidata! Liderança reforçada da Liga Vitalis. Grande equipa, rumo à I Liga!

Época positiva

Os juvenis do SC Beira-Mar perderam no passado fim de semana, por 1-0, no reduto do Feirense, confirmando-se assim alguma quebra de rendimento, relativamente ao que foi o inicio de época. Seja como for, não nos podemos esquecer que o SC Beira-Mar veio dos «distritais» e que o quinto lugar que ocupa na tabela classificativa é sinónimo de uma temporada bem positiva.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Campeão da Série C

O apuramento para a segunda fase do «nacional» de iniciados já tinha sido garantido na jornada anterior, mas a vitória do fim-de-semana passado, permitiu ao Beira-Mar sagrar-se campeão da Série C. Parabéns! E agora que venha a segunda fase!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Subida de forma

O Beira-Mar não ganhou ao Covão do Lobo (empate 5-5), mas a sua exibição veio comprovar que a «chicotada» fez bem aos «auri-negros» e que hoje o seu futsal apresenta maior qualidade. A situação na tabela classificativa continua a ser preocupante, mas há que acreditar! Temos que acreditar que é possível ficar na terceira divisão nacional!

Decisivo? Só para o Feirense!

A jornada 17 da Liga Vitalis não poderia ter corrido melhor para o SC Beira-Mar! Ganhou ao Portimonense, aumentou para quatro pontos a vantagem sobre a equipa algarvia e viu ainda o Santa Clara perder em casa, com o Penafiel, ou seja, ficou também com quatro pontos de vantagem sobre a formação de Ponta Delgada. Desta forma, pode encarar o jogo do próximo sábado, na Feira, com mais à vontade.

E pode encarar o jogo com mais à vontade, porque, independentemente do resultado, continuará sempre líder do campeonato! O jogo é decisivo, mas apenas para o Feirense, que em caso de derrota, fica a dez pontos do Beira-Mar!

Trata-se de um jogo muito, muito dificil. Por vários motivos. Primeiro, porque o Estádio Marcolino de Castro é um estádio muito difícil para qualquer adversário! É um campo pequeno, onde se joga muito com base no pontapé para a frente e onde é preciso um forte espírito guerreiro e de luta e muita concentração. Ganhar seria fantástico, mas um empate era um óptimo resultado.

O jogo, sábado de manhã, dá na SportTV, mas seria bom que o Beira-Mar sentisse a presença de um bom número de adeptos. É que, em caso de vitória, estou convencido que já ninguém nos «pararia», rumo à I Liga!