quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Velhas glórias da natação

Hoje, com a recente negociata entre o clube aveirense e a Autarquia, o SC Beira-Mar nem piscina própria tem, mas no passado, a natação chegou a ser uma modalidade popular e com grandes atletas.


Esta foto foi tirada no tanque-piscina que o SC Beira-Mar tinha no local onde hoje existe o seu pavilhão. Podem ver-se Oscar Agostinho da silva, Atita e Vasco Neto da Naia, três «grandes» da natação aveirense.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mirandela para a Taça


O sorteio ditou que o SC Beira-Mar faça a sua estreia na Taça de Portugal no campo do Mirandela, equipa que milita na Série A da III Divisão Nacional.

O sorteio foi «amigo» mas os jogos ganham-se no campo e por isso há que ter cuidado...

domingo, 26 de setembro de 2010

Convocados para o Estádio do Algarve

Guarda-redes: Bruno Conceição e Rui Rego.

Defesas: Yohan, Ruben Lima, Hugo, Pedro Moreira, André Marques, Kanu.

Médios: Artur, Sérgio Oliveira, Rui Sampaio, Djamal, Alex Maranhão, Renan e João Luiz.

Avançados: Wilson Eduardo, Rui Varela, Ronny e Leandro Tatu
 

sábado, 25 de setembro de 2010

Beira-Mar TV chega ao fim

Parece ter chegado ao fim o projecto da Beira-Mar TV. O link já não funciona, daí, depreendermos que tenha chegado o seu fim.

Fátima na Taça da Liga


O Beira-Mar estreiase na Taça da Liga frente ao Fátima, treinado este ano por Diamantino Miranda e formado por muitos jogadores cedidos pelo Benfica, entre os quais, Leandro Pimenta e Yartey que na época passada foram jogadores de Leonardo Jardim.

A primeira «mão» joga-se em Fátima a 27 de Outubro, enquanto que o segundo jogo desta eliminatória está marcado para o dia 10 de Novembro em Aveiro.

Futsal apresenta-se

Basquete regressa ao Alboi

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Protocolo com a AAUAv

Fiquei a conhecer, através do Mais Beira-Mar, que o Beira-Mar realizou um protocolo com a AAUAv e que permite que um estudante da Universidade possa obter um «passe» para toda a época por apenas 25 euros.

Apenas algumas linhas sobre este protocolo:

1 - Não percebo porque é que não foi apresentado aos sócios do clube e porque é que nem sequer foi referenciado no site oficial do Beira-Mar!

2 - O que fica agora a pensar um sócio do clube que já pagou um bilhete anual por 45 euros?

Aplaudo iniciativas que visem angariar sócios e adeptos, mas este protocolo dá a ideia de ser algo injusto para os sócios e para os Ultra Auri-Negros, por exemplo. E os estudantes, irão tornar-se verdadeiros adeptos do Beira-Mar ou irão aproveitar esta campanha para irem ao EMA apoiar os «grandes»??

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Acredito na vitória!


O SC Beira-Mar joga domingo, às 16 horas no Algarve, frente ao também primodivisionário Portimonense e eu acredito que pode alcançar um bom resultado, quiçá a primeira vitória fora? Porque não?

O facto do Portimonense não jogar no seu estádio (está em obras) mas sim no Estádio Algarve, torna o encontro mais «neutro» e num campo bom como é este, de grandes dimensões, pode ser favorável a quem, à partida, poderá jogar mais com base no contra-ataque.

O empate já era um bom resultado, mas estou com crença na vitória. Só espero que o Portimonense, por ter sido claramente prejudicado na jornada anterior em Olhão, não seja agora beneficiado em jeito de compensação...

domingo, 19 de setembro de 2010

É mais um ponto, mas...

O Marítimo, vindo de uma «chicotada psicológica», empatou em Aveiro a uma bola, num jogo em que, mais uma vez, o resultado soube a pouco para o Beira-Mar. Se é verdade que enquanto o Marítimo jogou com  onze conseguiu equilibrar a contenda, na segunda parte, os aveirenses, em superioridade numérica, tiveram oportunidades mais do que suficientes para ganhar.

Seja como for, julgo que, mais uma vez, ficou demonstrado que temos uma boa equipa e que seis pontos alcançados até ao momento não é nada mau. Mas podia ser melhor, de facto...

Individualmente, algumas referências: não entendo como se continua a apostar em Rui Varela! Não está em causa o seu profissionalismo e o facto de dar tudo em campo, mas é obvio que não é jogador para ser titular em nenhuma equipa da I Liga.
Pelo contrário, Maranhão é craque, tem um bom pé esquerdo e deve rapidamente assumir um lugar no «onze». Ele e Rony têm que jogar a titulares.

Na próxima jornada, o Beira-Mar joga no Estádio do Algarve, um bom campo para se ganhar ao Portimonense.

Blogue muito «parado»....

O que se passa?
A equipa de futsal do Beira-Mar já realizou vários jogos de treino e nem uma informação no blogue da secção? Julgo que este fim-de-semana, participa também no Torneio do Silvalde e informação...zero. Não percebo mas esperemos que venham melhores dias.

O inicio de época dos iniciados e dos juvenis

Bom inicio dos iniciados e razoavel inicio de época dos juvenis.

Os iniciados já levam três vitórias em jogos realizados (marcou cinco golos por jogo), enquanto que os juvenis, em cinco partidas realizadas, somam três vitórias e duas derrotas no «nacional».

A época destas duas equipas, e das restantes da Academia, vão, como é obvio, continuar a ser acompanhadas aqui no Ser Beira-Mar.

O «Homem da Formação» voltou a atacar o SC Beira-Mar!

A Associação Desportiva de Taboeira, no seu sempre actualizado e bem estruturado site, desde algum tempo que vem publicando fotos antigas, fotos que retratam a história deste clube aveirense. Uma excelente ideia, sem duvida.

A ultima foto publicada mereceu de imediato um comentário, que não teria sido para aqui chamado, se não fosse escrito por uma pessoa com responsabilidades no próprio Taboeira e não fosse revelador do carácter do seu autor. Não gostei do que li e decidi, educadamente, enviar também um comentário. Foi censurado!

E porque razão deci escrever um comentário no site do Taboeira? Porque achei que o Beira-Mar, citado unica e exclusivamente no comentário escrito pelo «senhor da formação», não era para ali chamado. Só isso. Toda a gente sabe que sou beiramarense, mas que apoio incondicionalmente todos os clubes que trabalhem em prol do desporto aveirense. Ao contrário do que muita gente diz (porque não me conhecem), o Taboeira sempre foi um clube elogiado por mim, agora, não pode é ter gente desta «natureza rancorosa e maldosa» nos seus quadros directivos ou técnicos.

Reparem então no comentário do «guru do futebol da formação»:

«Podem nem todos ter chegado longe numa carreira de futebolista, mas todos estão no topo de uma carreira de Homens. Vejo aqui tambem o Tiago Barros que recentemente chegou a profissional no Beira Mar clube que apenas aproveita os atletas que foram formados no Taboeira, Anadia, Santarem, onde no plantel principal não tem um unico atleta que tenha jogado nos escolas,infantis ou iniciados no clube.»

Perante isto, enviei o seguinte comentário inofensivo, mas revelador de uma opinião contrário e em defesa do SC Beira-Mar:

«O facto do Beira-Mar ter no seu plantel varios jogadores da sua formação, nao significa que tenham jogado tb noutros clubes anteriormente. Ou é por esse raciocinio, que o Simao deixou de ser formado no Sporting? A Formação nao são apenas os primeiros escalões. Em vez de falar da forma como fala de um clube onde já trabalhou, devia era enaltecer o facto do BM ter este ano nas suas fileiras, o Artur, o Tiago Barros, o Jaime, o Hugo Seixas....formados no Beira-Mar sim senhor, embora naõ tenham lá estado desde pequenos!


Fica-lhe mal esse rancor, mas por outro lado é capaz de ser normal em si... É por estas e por outras que eu continuo a rir quando dizem que pessoas como eu, que tenho como objectivo, divulgar atraves do meu blogue todos os desportos e clubes do nosso Distrito, dizerem que sou anti-Taboeira! Não sou. Não sou, mas não tenha duvidas que sou anti-pessoas como o senhor que nao são dignas de um clube tão digno como o Taboeira. Um bem haja.»

Ou seja, escreve sobre uma foto do Taboeira com história sobre o... Beira-Mar! E reparem, se tivesse abordado outro clube, eu teria reagido da mesma maneira, porque o que ali está escrito não tem o minimo de nexo!

Repito: sempre respeitei o Taboeira que, pelas dificuldades que sente, devido à falta de infra-estruturas dos ultimos anos, sempre trabalhou bem em prol da formação, isso é inequivoco, mas esta ideia que só Taboeira é que trabalha bem na formação é que não posso aceitar. Possivelmente nem é quem trabalha melhor...ou trabalhar bem na formação de um clube é fazer tudo para que esse clube seja apenas um intermediário de jovens atletas para clubes como o Benfica e o Porto, por exemplo?

E depois a censura. Podem dizer que faço o mesmo, mas faço-o muito, muito esporadicamente e se calhar aé devia fazê-lo mais, porque já foram muitas as vezes que publiquei comentários de anónimos que só tinham como objectivo denegrir a minha própria pessoa.

Sr. Moreira: continue a defender o Taboeira, mas deixe os outros clubes, neste caso, o SC Beira-Mar - principal instituição desportiva de Aveiro - em paz! Não ganha nada com isso e o próprio Taboeira não sai dignificado por tais atitudes.

Um bem haja,

Pedro Neves

PS. É obvio que não quero polémicas, mas também é certo que neste «post» não serão publicados comentarios anónimos que visem simplesmente a calunia a quem que seja.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O mesmo resultado...animador.

Se perder 4-6 com o Gafanha, da III Nacional, já foi um bom indicador, perder pelo mesmo resultado com o Lamas Futsal, da II Divisão nacional, é ainda um prenuncio melhor que o SC Beira-Mar possa ter equipa para lutar pelo regresso aos «nacionais» do futsal nacional.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nada mau!

E com o empate a zero, em Setúbal, o Beira-Mar chega à quarta jornada com cinco pontinhos, o que não me parece nada mau! Ainda só perdemos um jogo (derrota normal no Dragão) e, acima de tudo, temos vindo a observar uma equipa sempre concentrada, bem na defesa mas que nao se limita a defender, aliás como se viu em Setúbal, onde acabámos por desfutar das melhores ocasiões para marcar.

Agora vem aí o Marítimo, no sábado, que apesar da má classificação actual, possui plantel para fazer bem melhor e poder surpreender em Aveiro, por isso, é preciso o nosso apoio a uma equipa que tem feito muito por o merecer.



domingo, 12 de setembro de 2010

LIGA ZONSAGRES: convocados para Setúbal

Guarda-redes: Bruno Conceição e Rego.
Defesas: Danilo, Tinoco, Yohan, Hugo, Pedro Moreira, Kanu e André Marques.

Médios: Artur, Rui Sampaio, Hugo Seixas, Djamal, Sérgio Oliveira, Renan e João Luiz.
Avançados: Wilson Eduardo, Rui Varela e Ronny.

Academia e Minibasquete


Tenho o mais novo na Academia de Futebol há quatro anos (tem hoje oito anos) e acabo de inscrever o mais novo (cinco anos) no minibasquetebol do SC Beira-Mar. A comparação entre as duas realidades é inevitável. Para já, ainda é cedo para um post extenso, mas só no acto da inscrição, logo constatamos como o minibasquetebol está muito à frente.

Um tema para abordar mais à frente.

Beira-Mar em Setúbal

Regressa este fim-de-semana a Liga, com o Beira-Mar a deslocar-se, amanhã, a Setúbal, uma semana depois de ter realizado três treinos com resultados globalmente negativos.

No sábado, duas partidas, duas derrotas. De manhã, deslocou-se a Matosinhos e perdeu com o Leixões, por 2-1, num jogo que terminou aos 85 minutos, devido a alguns incidentes entre adeptos da casa e a comitiva aveirense; de tarde, nova derrota pelo mesmo resultado, no reduto do Tondela, equipa da 2ª divisão nacional.

No domingo passado, os «aui-negros» «apadrinharam» a apresentação da Ovarense (1ª Distrital) e venceram apenas por 3-2, com o golo da vitória a ser marcado por Tom, o cabo-verdiano que continua à experiência.

Neste jogo, Leonardo Jardim fez alinhar muitos juniores, mas foi  Bruno Conceição e Renan Meduna quem mais de destacaram. O guarda-redes, pela negativa, ao sofrer um golo precisamente da mesma forma que sofreu vários no ano passado e que poderiam ter inviablizado a subida de divisão. Assim não vai lá! Por seu lado, Renan Meduna, voltou a mostrar que é um excelente jogador.

Amanhã, temos um jogo difícil, contra uma equipa experiente, formada por jogadores muito habituados à I Liga, mas acredito que se jogarmos concentrados, se estivermos bem defensivamente, podemos regressar a Aveiro com um resultado positivo.

sábado, 11 de setembro de 2010

Futsal dá boas indicações



O SC Beira-Mar, este ano despromovido à I Divisão distrital, fez o seu primeiro jogo-treino (julgo eu) com o Gafanha (3ª divisão nacional) e apesar de ter perdido (4-6), deu mostras de poder vir a fazer uma boa época e, quiça, lutar pelo regresso aos «nacionais».

Entretanto, Rui Duarte regressou ao clube e foram ainda contratados Pedro Povinho e Hugo Alves, ambos ex. Gafanha, João Tiago, ex. Infante Sagres e ainda e João Carapinha, ex. Nege.



Horarios dos treinos das equipas de futebol de sete

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Por onde anda este rapaz?

Beira-Mar volta à TV

O jogo Setubal - Beira-Mar, a contar para a 4ª jornada da Liga, realiza-se na segunda-feira (amanha a oito dias), pelas 20h15. O jogo terá transmissão televisiva, em directo, na SportTV.

domingo, 5 de setembro de 2010

Comunicado do SC Beira-Mar

Na sequência de acontecimentos recentes, nomeadamente de índole judicial, praticados por particulares e entidades tendo por objecto o SC Beira-Mar, entendeu a Direcção do clube solicitar a convocação, com carácter de urgência, do Conselho Geral. Do resultado da referida reunião havida, consideram os presentes ser importante comunicar o seguinte:

O Conselho Geral do SC Beira-Mar, reunido em 02/09/2010, entendeu, por unanimidade, serem profundamente injustos, inadequados e sobretudo inoportunos os aludidos acontecimentos;

Todos os Órgãos Sociais do SC Beira-Mar, não obstante, continuarão fortemente empenhados na gigantesca missão de salvamento do SC Beira-Mar.

Aveiro, 2 de Setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

Voltam os fantasmas...

Se desportivamente a época nem está a correr mal ao Beira-Mar, no que diz respeito a questões extra-futebol, este inicio de época continua atribulado, aliás como já tinha acontecido no ano passado.

Em dois dias, duas situações dificeis de gerir: primeiro, novas penhoras (desta vez, receitas dos jogos disputados no EMA) colocadas pelos ex.dirigentes; depois, uma acção em tribunal colocada pela Autarquia aveirense por ainda não ter recebido o dinheiro do estranho negócio das piscinas.

O Beira-Mar reagiu e emitiu um comunicado onde se fica a saber que a Direcção vai continuar empenhada em «salvar» o clube, mas já hoje, o presidente veio a publico afirmar que se surgirem novas penhoras torna-se impossivel gerir o Beira-Mar e que aí não haverá outra alternativa que não seja a demissão.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fary

Estava eu nos anos de um míudo que anda no futebol com o meu filho mais velho, quando, de repente, surge...Fary! Solicitado pelo pai do aniversariante, não hesitou e marcou presença para oferecer ao jovem atleta do SC Beira-Mar (8 anos) a camisola da subida de divisão!

E é por gestos destes que eu acho que o Beira-Mar não se portou bem com o Fary! Porque o Fary é do Beira-Mar, porque Fary tinha a promessa que iria continuar, porque lhe tinham dito que era importante para o balneário, etc, etc. Mas não se cumpriu com o prometido e Fary, obviamente, ficou triste. Neste processo sei quem não teve palavra, mas prefiro não o revelar, já que se o próprio Fary nunca o fez, não faria sentido ser eu a fazê-lo.

Fary é um simbolo do clube e merecia ter acabado a sua carreira em Aveiro! Era o que ele mais desejava mas nao deixaram que isso fosse possível.

Ah, e no dia em que apareceu na referida festa, estava com pressa, porque logo de seguida ia para o jantar de aniversário dos Ultras Auri-Negros!

Perdeu-se um simbolo, perdeu-se, possivelmente a unica referencia para a criançada que joga no Beira-Mar, perdeu-se um grande profissional, um jogador estrangeiro que passou a amar o clube e a cidade.

Esta época vai jogar no Aves e ainda espero vê-lo a marcar golos. Sei que vai dar o seu melhor pelo seu novo clube (este ano candidato à subida), mas também sei que vai continuar a seguir a carreira do Beira-Mar e a torcer pelo nosso clube.

Força Fary!

Nuno Alves

A confirmar-se a transferência de Nuno Alves para o Illiabum (ainda tenho esperança que não se confirme), sou forçado aqui a escrever umas palavras sobre o nosso número 6. É que, logo após ter acontecido o incidente no Pavilhão da Universidade, julgo que no denominado Torneio da Cidade de Aveiro, logo vieram os anónimos cobardes, os criticos anónimos, os invejosos anónimos, «malhar» no Nuno e prever uma série de novos incidentes e comportamentos por parte do atleta que...acabaram por não surgir.
Julgo que nestes ultimos anos, a grande vitória da secção de basquetebol do SC Beira-Mar foi ter conseguido provar que é possível o Nuno Alves jogar basquetebol sem que nada de anormal aconteça. O Nuno, com o seu temperamento muito especial, foi sempre um jogador que «vestiu a sério» a camisola do Beira-Mar e que não deu problemas. O Nuno não é o que dizem. Não digo isto por ser amigo dele, ou por ter medo dele, digo-o pelo que contactei com ele nos ultimos anos e pelo que vi nos ultimos anos.

Quando todos criticaram, e até gozaram com a contratação do Nuno, a secção de basquetebol do SC Beira-Mar teve a coragem de o recuperar e provar que se pode contar com ele. De tal modo, que pessoas como o Alexandre Pires, ainda acreditam que o Nuno possa ajudar uma equipa como o Illiabum que milita na Liga.

Liga é Liga e tenho que respeitar a decisão do Nuno, mas sei que independentemente do Nuno estar no Illiabum ou noutro clube qualquer, há-de ser sempre um beiramarense e que estará sempre na bancada do Alboi, junto dos Auri-Negros, a apoiar o basquetebol, o futsal, o futebol...o SC Beira-Mar. Porque ele é um dos nossos!

Um abraço Nuno!


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Jan Oblak

Confesso que tenho alguma dificuldade em entender a chegada do guarda-redes Jan Oblak. Que o Benfica o queira fazer roda, até aí percebo perfeitamente, agora, para quê mais um guarda-redes se já tinhamos três no plantel? Só posso concordar com esta aquisição se me disserem que Vicente Paes tem uma lesão para muito tempo, ou por outro, que Leonardo Jardim diga o que parece evidente, ou seja, que não conta com Bruno Conceição. Aí, já poderia compreender a chegada deste jovem esloveno...

Os seniores já estão equipados e...as equipas de Formação?


Como se sabe, o futebol do SC Beira-Mar, em termos de equipamentos desportivos, mudou este ano da italiana Legea para a espanhola Joma. Ora os seniores, apesar de só terem estreado o equipamento principal à terceira jornada da Liga, o que é certo é que já estão equipados. Falta o «resto». E  o resto são as equipas da Formação. Digo-o sem qualquer tipo de problema: os iniciados e os juvenis já começaram a competir e têm-se apresentado em campo de uma forma indigna e vergonhosa. Quanto tempo vai a Joma demorar a equipar as equipas de formação? Ou a culpa não será da Joma? Todos os anos a história se repete...num clube que tem uma equipa na I Liga mas que continua - e já o disse muitas vezes - sem perceber que é preciso investir mais (nem que seja de uma forma lenta e gradual) na profissionalização da sua estrutura.


Hoje, o meu meu míudo começou os treinos (Traquinas A) e eu aposto que só vamos ter os equipamentos lá para Dezembro/Janeiro, quando o campeonato ecomeça já em Outubro. E como já não podemos jogar com as do ano passado, porque são Legea, jogamos com umas t-shirts amarelas que não há problema nenhum!

Pedro Araújo não conta?


Não o considero um grande jogador, mas foi muitas vezes titular no ano passado, pode jogar a defesa ou médio esquerdo e até fez uma boa pré-temporada. Não percebo, por isso, porque razão Pedro Araújo deixou de fazer parte das opções de Leonardo Jardim. Desta forma, percebo porque é que o nosso técnico continua permanentemente a falar nas carências do seu plantel. Mas qual o clube que não as tem? Pedro Araúo nunca mais foi convocado, e ou me engano muito, ou não vai estar muito tempo em Aveiro. Mas pode ser que esteja enganado...