domingo, 31 de julho de 2011

Nives Celcius

Nives Celsius

Chama-se Nives Celsius, gosta de ser fotografa com camisolas de clubes de futebol e nós achámos que o amarelho fica-lhe bem...


Reforços?

A Bola dá hoje conta do interesse do SC Beira-Mar em David Simão e Nelson Oliveira, ambos do Benfica.

David Simão é médio ofensivo e Nelson Oliveira, actualmente com a Selecção Nacional no Mundial de Sub20, joga a ponta de lança. Na época passada, ambos representaram o Paços de Ferreira.

Virão para Aveiro? O futuro o dirá.


«Os velhos» vencem torneio de futsal



A equipa «Os Velhos» sagrou-se campeã do torneio de futsal organizado pelo SC Beira-Mar. Na final, os vencedores derrotaram o AFG.

sábado, 30 de julho de 2011

Empate em Melgaço

Boa resposta do SC Beira-Mar à derrota com a Académica, hoje, no particular em Melgaço, frente ao Celta de Vigo. O encontro terminou com um empate a zero e mostrou  na primeira parte um SC Beira-Mar a praticar o melhor futebol desta pré-época.

É verdade que este Celta joga hoje na II Liga espanhola, mas é por demais conhecido o valor das equipas que militam no segundo escalão do país vizinho. Basta lembrar que já este ano, há poucos dias atrás, esta mesma equipa do Celta ganhou ao Sporting de Braga por 2-1.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Derrota pesada na apresentação

Julgo que a derrota por 3-0 com a Académica, no jogo de apresentação, não revela verdadeiramente a história do encontro, contudo, ficou evidente que continua a faltar ao SC Beira-Mar um número «10» e um ponta de lança a sério! De resto, um jogo pessimamente mal divulgado, sem grandes atracções, não poderia ter tido mais gente do que as cerca de mil que se deslocaram ao EMA. O facto de ter sido a um dia da semana, e com o Benfica a dar na televisão, também não ajudou.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Renovação / Inscrição - Ultras Auri-Negros

Jardel ainda mexe!



Mário Jardel ainda não «morreu» e ainda «mexe»!!

Aos 37 anos, o ex. avançado do SC Beira-Mar, assinou pelo Al-Taawon, da Arábia Saudita, precisamente o 19º clube da sua longa carreira.



André Sousa é o mais recente reforço



Médio, 21 anos, ex. Pampilhosa. É mais um reforço oriundo da 2ª Divisão B...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

domingo, 24 de julho de 2011

É o que temos.

...depois há esse fenómeno «engraçado» de termos blogues dedicados ao SC Beira-Mar, que deveriam ser visitados por quem gosta do clube, mas que também são muito visitados po gente que só tem como objectivo, denegrir o nosso emblema. Aveiro é,de facto, única.

Agora, não contem comigo para que o Ser Beir-Mar seja um blogue anti-Beira-Mar. Não é. O Ser Beira-Mar tem sentido critico, não diz que «sim» a tudo o que sejam decisões do clube e da sua Direcção (há aqui textos recentes que comprovam isso mesmo), mas eu, como autor deste blogue, sou e serei sempre de apenas um clube. E não gosto que digam mal deste clube, tenham lá paciência.

O que é isso de interesse publico?

«O Bloco de Esquerda em Aveiro não cede nem cederá às pressões dos interesses económicos privados em detrimento do interesse público, e considera vergonhoso que num concelho tão marcado socialmente pela pobreza e pelo desemprego, se gaste tanto dinheiro em futebol.»

Li esta frase no blogue «do lado do coração», cujo autor muito respeito (e até admiro), mas sobre esta matéria (é este o termo que os políticos usam, não é?) eu gostaria de perguntar o seguinte: o que é o serviço publico? É termos um estádio há seis anos e de lá para cá nada se ter feito em prol do desenvolvimento das infra-estruturas desportivas? Se a gestão do estádio passar para o Beira-Mar e se o Beira-Mar passar a ser «gerido» por um investidor estrangeiro que construa campos, permita melhores condições para a prática desportiva, dinamize uma zona que tem o estádio e mais nada...os habitantes como eu, a população em geral não terá que ficar contente e agradecida? Aveiro não fica a ganhar? Carissimo, se estamos à espera do trabalho, das obras, dos projectos dos nossos politicos, bem que podemos esperar sentados.

O carissimo Ivar Cordeiro diz que lutará sempre contra a vergonha da permiscuidade entre o futebol e a politica, mas eu pergunto se o que temos vindo a assistir há décadas não é precisamente o contrário, ou seja, o SC Beira-Mar, continuadamente, durante décadas, a ser prejudicado por «guerrilhas politicas» e por «politiqueiros locais»??? Não tenho duvidas que foi isso que tivemos durante décadas!

E peço desculpa, mas quando, insistentemente, se continua a falar de «futebol» como apenas «futebol profissional», é mesmo não saber o que é o SC Beira-Mar e o que ele representa. O Ivar Cordeiro sabe quantos jovens futebolistas o SC Beira-Mar tem? sabe o trabalho que ali se faz todos os dias em prol de muitos e muitos jovens? O Ivar Cordeiro, e todos os outros que ainda não perceberam que o projecto que o SC Beira-Mar tem é muito, muito mais abrangente do que fazer desenvolver o futebol profissional, sabe que o que aqui está em causa é Aveiro poder dotar o seu principal clube de condições desportivas dignas de uma capital de distrito? Sinceramente, estou farto dos «moralistas» que falam do futebol como seu fosse todo o mal do mundo! O que é que permite hoje com que Aveiro ainda seja falada na televisão? O que é os senhores políticos - de todos os partidos - fizeram mais por Aveiro do que o futebol e do que o SC Beira-Mar?

Interesse publico!!!! Ok, interesse publico é impedir que o investidor venha para Aveiro, impedir que o SC Beira-Mar não consiga resolver os seus problemas, impedir que não consiga pagar aos credores, que não tenha a possibilidade de «crescer», de ter melhores condições e que um dia acabe! Isso é que e interesse publico!





Interesse publico é sermos geridos, em termos autarquicos, por politicos que nada fazem por Aveiro! É termos um «elefante branco colorido» e ficarmos contentes com isso! Isso é que é interesse publico!

Esta também não entendo

Posso não estar a ver bem a coisa, mas não consigo perceber como é que o SC Beira-Mar tem um jogador à experiência, colocado pela Inverfutbol, ou seja, por uma empresa que colocou o clube em tribunal!


Voltámos ao branco!


O SC Beira-Mar realizou ontem o quinto jogo de preparação e voltou, à semelhança de todos os anteriores, a jogar de branco. Todos os anos é a mesma coisa!

O problema não é jogar de branco - os clubes hoje têm equipamentos alternativos de todas as cores e feitios - o problema é que o SC Beira-Mar - que diz ter uma nova «estratégia» - é o único clube que a duas semanas do inicio do campeonato, ainda não apresentou o equipamento AMARELO E PRETO com que irá apresentar-se esta temporada! Todos os anos temos esta rábula e eu não percebo porquê!

Quando era com a Legea, a culpa era da Legea, mas agora, a culpa é de quem? Não me digam que é da Joma porque a Joma equipa outros clubes que há muito que andam a jogar com os seus NOVOS equipamentos?

Poderão dizer que isto são pormenores, eu digo-vos que não. Estratégia também tem a ver com o saber vender a imagem. O SC Beira-Mar é o único clube das duas Ligas de futebol profissional que ainda não apresentou os equipamentos oficiais para a época 2011/2012, apresentando-se, de campo em campo, com cores que podem ser utilizadas pontualmente mas que não podem nunca passar pelas cores principais do nosso clube.


Empate na apresentação da Naval

O SC Beira-Mar não foi ontem além de um empate com a Naval, num jogo equilibrado e que serviu de apresentação da equipa da Figueira aos seus seguidores.

A equipa parece-me competitiva, mas ofensivamente está ainda muito «perra».

sábado, 23 de julho de 2011

3578


Eu (há muito tempo) e o Filipe, praticamente desde que nasceu, já éramos; agora, o Serginho também passou a ser: sócio 3578 do SC Beira-Mar. Não podia ser de outra forma.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Acordo?

A reuniao de ontem da Assembleia Municipal durou mais de cinco horas e quando já se pensava não ser possível um entendimento, eis que surge a possibilidade de poder vir-se a aprovar o contrato de gestão do EMA por parte do SC Beira-Mar.

Leia a reportagem do OLN.


Preparação prossegue na Figueira da Foz


No próximo sábado, o SC Beira-Mar joga Figueira da Foz o seu quinto jogo da pré-época, defrontado a Naval 1º de Maio, este ano despromovida à II Liga. Jogo marcado para as 18 horas.


Siaka Bamba e Dias



A chegada de Siaka Bamba, proveniente do Vitória de Guimarães, só vem mostrar que Rui Bento não está totalmente satisfeito com Koukou para fazer o lugar de Djamal.


Para além de Siaka Bamba, há também a registar a contratação de Dias, um jogador que saiu dos iniciados do clube para o Padroense e que agora regressa a Aveiro depois de não ter conseguido o seu espaço na principal equipa do FC Porto.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Profetas da desgraça

Todos os anos é a mesma coisa! Acho incrível como é que os anos passam e as pessoas não saibam o que significa expressões como «jogos de preparação», «criar automatismos», «jogadores novos» ou «inicio de época»! Vem isto a propósito das criticas que pude ler por aí, logo após o empate do SC Beira-Mar em Arouca! Não, não quero com isto dizer que o SC Beira-Mar tenha uma super equipa ou que vá fazer uma grande temporada (embora eu seja optimista por natureza), mas o que não compreendo é que se pretenda logo passar a ideia que «não temos nada» e que vamos ser os «coitadinhos». Mas Aveiro é assim!

Relembro o seguinte: o SC Beira-Mar empatou em Arouca (jogou a primeira parte com apenas dois elementos do ano passado!), mas este Arouca já tinha «dado na boca» ao Feirense e hoje ganhou 3-2 a uma Académica bem reforçada!

Entretanto, hoje ganhámos ao Santa Clara que, ainda há dias, também tinha ganho ao Feirense sem apelo nem agravo. Será assim tão mau empatar em Arouca? Li no Mais Beira-Mar (excelente blogue mas que cai também neste tipo de discurso completamente precipitado) que ainda há muito trabalho para fazer...mas não será isso normal???

Mais dois resultados desta pré-época: o Belenenses, também da II Liga, ganhou hoje 1-0 ao Olhanense; o super Braga não foi além de um empate em Matosinhos. Pre-época não é isto??

E quando vierem os jogos da Taça de Portugal, quantas equipas da I Liga vao perder com equipas da II Liga?? Qual a diferença entre as equipas de ambos os escalões? Como já defendi em centenas de ocasiões...a diferença é nula! Mas pronto...o SC Beira-Mar com reforços maioritariamente da II Liga e II Divisão e até dos «distritais» (Mafra, Fatima, Moreirense, Amora...) é que tem a obrigação de deslumbrar, de ganhar e de massacrar. Paremos para pensar para que, de ano para ano possamos analisar as coisas tal como elas são!


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Santa Clara é o próximo adversário

É já quarta-feira, de manhã, que o SC Beira-Mar realiza o seu quarto jogo de preparação. O adversário é o Santa Clara treinado por Bruno Moura e que ainda há dias ganhou ao Feirense, por 2-0.

Exagero

Os títulos dos jornais, bem como a própria reacção de Rui Bento no final do jogo com o Arouca, focaram, essencialmente, as cenas finais de uma partida que terminou empatada a zero. «Murros e pugilato!» - foi a imagem que passou!


Pois eu estive em Arouca, e, sinceramente, acho que, tanto a forma como a imprensa descreveu o sucedido, bem como as declarações do técnico aveirense, foram um tanto ou quanto exageradas.

O que se passou afinal? A dois minutos do fim, na sequência de uma falta a meio campo, há um jogador do Arouca que coloca a mão na cara de um atleta da nossa equipa; este reagiu, de imediato houve uma enorme confusão entre atletas das duas equipas, toda a gente entrou no relvado e uns minutos depois tudo estava serenado!

É obvio que foram cenas lamentáveis (ainda para mais num jogo «amigável) mas daí à reacção de Rui Bento no final da partida…sinceramente, não percebi!

domingo, 17 de julho de 2011

Porquê só uma?

Tendo o SC Beira-Mar estado recentemente representado com duas equipas de formação no torneio «Gimas Madeira Cup», porque é que só uma delas (a que ficou em segundo) é que teve direito a ser noticiada no blogue da Academia do clube? Ainda para mais, a equipa que não foi referenciada ganhou o torneio!

No fundo, eu sei as razões, mas, senhores da Academia, é preciso saber distinguir as coisas...e quem ganhou em infantis foi o SC Beira-Mar!

Academia: Regresso aos treinos

sábado, 16 de julho de 2011

Nulo em Arouca


Depois de uma vitória e de uma derrota...um empate, a zero, em Arouca, no jogo de apresentação da equipa local. Um resultado normal, diga-se. Continuo a dizer que a diferença entre as equipas da Liga e da II Liga, são...nulas (há muito que digo isto) e, por isso, continuo a não entender o espanto das pessoas quanto acontece um resultado destes.

O Arouca este ano está apostado em subir à I Liga e, só para terem uma ideia, foi buscar mais jogadores ao principal escalão do futebol português, que o SC Beira-Mar.

Julgo que este «nulo» não pode servir para grandes dramatismos. Reparem que na primeira parte, alinharam apenas dois jogadores da época passada e quando assim é, não há milagres. Foi pois sem surpresa que vi o Arouca melhor na primeira parte.

No segundo tempo, Rui Bento colocou em campo um «onze» mais próximo daquele que poderá ser o titular no campeonato e as coisas mudaram. Não que o Beira-Mar tenha deslumbrado, mas com Cristiano, Artur e André Marques em campo, o futebol aveirense ganhou maior pendor ofensivo e numa ou noutra situação, só faltou um ultimo passe mais certo ou uma melhor concretização.

No computo geral, assistiu-se a um jogo morno e típico de inicio de época. O resultado aceita-se.

Lamentável as cenas de indisciplina que marcaram o final do encontro.

Hoje há jogo em Arouca



Depois do Brasov e do Vitória de Guimarães, o SC Beira-Mar realiza hoje, em Arouca, às 17 horas, o seu terceiro jogo de preparação.

Dominic fica

Dominic Reinold convenceu Rui Bento

Rui Bento optpu por ficar com o avançado alemão Dominic Reinold. Julgo que é uma decisão acertada. Pelo que vi, frente ao Brasov, julgo ser um jogador que pode vir a ser útil à nossa equipa.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Derrota em Guimarães

Não deixa de ser curioso que o sector que me parece estar melhor e praticamente definido, tenha sido aquele que teve um péssimo desempenho em Guimarães!

Depois da vitória sobre o Brasov, o SC Beira-Mar deslocou-se à «cidade berço» e perdeu com o Vitoria de Guimarães, por 4-1, acabando por sofrer quatro golos...praticamente iguais e todos eles muito consentidos! Quatro golos de bola parada!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reforços ex. Trofense



Acredito que possam vir a ser mais valias os dois mais recentes reforços do SC Beira-Mar, ambos ex-Trofense: Serginho e Nildo.

Serginho é jovem, formado no FC Porto e está com a selecção portuguesa de Sub20 que vai participar no Mundial; Nildo Petrolina é brasileiro, muito bom jogador e chegou no inicio da época passada ao futebol português.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ainda sem patrocinador?


O SC Beira-Mar (Futebol Clube Beira-Mar para o speaker de serviço!) apresentou-se em Gouveia de branco e sem qualquer referência de patrocinadores nas camisolas e calções. A Diatosta e a Guialmi deixaram de ser patrocinadores ou vão manter-se?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ruca



Lembram-se dele? Ruca, formado no SC Beira-Mar, vai ser amanhã apresentado como reforço do Gil Vicente!

Aveiro continua a ser uma vergonha (II)



Por muito que tente encontrar uma explicação para Miguel Fernandes (na foto) e Ana Vitória Neves terem «chumbado» a passagem da gestão do Estádio da Câmara para o SC Beira-Mar, não consigo entender! Ou melhor, se calhar até consigo...

Mas o que aconteceu só mesmo em Aveiro! Reparem:

Bem ou mal (e eu acho que bem, porque não há outra solução), os sócios do SC Beira-Mar disseram «sim» a uma SAD que teria como principal investidor um iraniano. Um dos pressupostos da constituição da SAD seria o SC Beira-Mar ficar com a gestão de um estádio que todos os anos dá prejuízo à Câmara, de tal forma que ainda não há muito tempo, um conhecido politico do PSD local, veio a publico sugerir que fosse posto a baixo!

Mas eis que afinal, em plena Assembleia Municipal, surgem os votos contra de dois senhores, aos quais se juntaram os votos igualmente contra do PS (que já nos habituou, infelizmente, à simples politica do bota abaixo), impossibilitando assim a passagem do estádio para o Beira-Mar! Afinal, parece que o estádio já não dá prejuízo, afinal há quem não acredite que a «SAD do iraniano» poderia permitir o desenvolvimento de infra-estruturas desportivas (e não só), que por sua vez iriam ter repercussões positivas para uma zona da cidade estagnada e onde nada se conseguiu construir para além do próprio estádio!

E não me venham com a conversa que votaram contra para servir os interesses de Aveiro! E não me venham com conversas que votaram contra porque colocam reservas na legalidade da «coisa»! Os senhores vereadores que votaram contra, sabiam muito bem (eu sei que sabiam) que o que estava em aprovação NADA tem de ilegal! Nada! Então porque votaram contra??? Eu desconfio das razões mas prefiro acabar este post com aquilo que acho que seria justo neste caso: Miguel Fernandes e Ana Vitória Neves já perderam a confiança politica de Elio Maia e se só se não tiverem vergonha na cara é que não se demitem. Mas demitirem-se é pouco, deviam sair de Aveiro para bem longe, porque aquilo que fizeram não tem perdão!

No meio de isto tudo, tenho que reforçar a minha opinião positiva sobre esta Direcção e muito especialmente sobre o presidente António Regala. Outro já tinha batido com a porta! Não o conhecendo bem, sei, de fonte totalmente fidedigna, que António Regala não está à frente do SC Beira-Mar para tirar dividendos pessoais e essa é que é a grande diferença para alguns «politiqueiros da nossa praça» que continuam a fazer com que Aveiro seja noticia pelos piores motivos.

António Regala foi quem conseguiu formar uma Direcção para o SC Beira-Mar; foi quem encontrou uma solução para solucionar o passivo, as dividas e as penhoras; foi quem nos fez sonhar com condições dignas para a Academia; foi quem nos pôs a imaginar um clube com modalidades cada vez mais fortes; e foi quem nos pôs a pensar num SC Beira-Mar maior e com uma equipa de futebol mais ambiciosa e que pudesse lutar por algo mais do que a manutenção. Mas, mais uma vez, os obstáculos ao SC Beira-Mar surgiram da própria cidade de Aveiro! É triste. Estou como alguém escreveu em alguns blogues aveirenses que leio diariamente...se isto fosse em Matosinhos ou em Guimarães, por exemplo, não sei o que aconteceria!

Mas eu acredito que neste caso, Elio Maia e a grande maioria dos autarcas e dirigentes da Coligação, tenham ficado profundamente desiludidos com este desfecho e com esta traição de dois dois seus vereadores e que esta história ainda possa ter um desfecho feliz.

Aqui envio um abraço de solidariedade ao presidente e aos dirigentes do SC Beira-Mar, dizendo-lhes ainda que os beiramarenses continuam a acreditar no seu trabalho, na sua dedicação e no seu projecto e que não vão ser duas pessoas que nem sequer sabem o que é futebol e o SC Beira-Mar, que irão deitar tudo a perder. Não vão conseguir.

Sai um, entra outro chinês



Saíu Wang Gang mas vai entrar Zhang, ex. Mafra e ex. Leiria. O SC Beira-Mar vai assim continuar a ter um avançado chinês nas suas fileiras.

Zang é diferente de Gang. Pode não ser tão rápido, mas quer-me parecer que é mais dotado técnicamente.

domingo, 10 de julho de 2011

SC Beira-Mar na Proliga



A noticia é avançada pelo DesportoAveiro: a equipa sénior de basquetebol do SC Beira-Mar vai, já esta época, jogar na Proliga!

http://desportoaveiro.blogs.sapo.pt/3372290.html

A primeira impressão dos reforços



Rui Bento apesentou uma equipa inicial com base na estrutura do ano passado. Entre os novos jogadores, entou no «onze» inicial o francês, Alex Hauw, precisamente o reforço de quem gostámos menos. Dá a ideia de ter um bom pé esquerdo, mas perdeu muitas bolas a meio campo, falhando muitos passes e denotanto uma clara falta de entrosamento com os colegas. Jogador para rever.

De quem gostámos mesmo foi do ponta de lança alemão Dominique. é verdade que falhou um golo de baliza aberta, mas é possante e não é «tosco», muito lutador e joga bem de primeira. Somos a favor da sua continuidade.

Koukou, sem ter feito uma exibição de «encher o olho», fez um bom jogo e quase que podemos garantir que vai substituir bem Djamal. Aliás, o ex. jogador do Lusitanos, de França, nem é muito diferente na forma de jogar no meio campo do que o libio que agora alinha no Braga.

Entre os jogadores que entraram com o decorrer do encontro, deu a ideia de Edson ser um lateral muito ofensivo; Vasco Fernandes não engana e é jogador para lutar pela titularidade; Dudu «apanhou» a equipa no momento em que estava mais retráida; Joãozinho jogou como ala esquerdo; e Jonas Mendes pareceu-nos algo nervoso, situaçãocompreensivel para quem saltou dos «distritais» para a I Liga. Dos outros, a análise fica para uma próxima oportunidade. Parece-me cedo para grandes conclusões.

Hugo


Ainda bem que Hugo continua entre nós. Hugo continua a ser a grande referência da nossa defesa, eu diria mesmo que é a principal «figura» da equipa e, claramente, o mais popular, como ainda ontem se pôde constatar em Gouveia. No final do jogo, o nosso «capitão» parecia ainda actuar num dos chamados «grandes», tal foi a quantidade de autógrafos que deu a muitos dos espectadores presentes.

Porque é que os ex.juniores não foram para estágio?

Sem poder contar com Elio, a recuperar de uma operação recente, Rui Bento trabalhou com apenas 19 jogadores em Gouveia. Também por este motivo, não percebi porque razão os três-juniores do clube que trabalharam com o plantel nos primeiros dias de trabalho não viajaram para estágio! Eram mais opções de trabalho e era uma oportunidade para os miúdos se mostrarem! Que Rui Bento não conte com eles, ainda posso aceitar (mas faz-me confusão que os clubes não imponham aos treinadores a obrigatoriedade de promover um ou dois jogadores da Formação), agora que nem sequer lhes dê a oportunidade de fazerem o estágio, já me custa mais a aceitar.

Primeira vitória da época

O SC Beira-Mar terminou o estágio de uma semana em Gouveia com uma vitória sobre os romenos do Brasov, por 1-0, e consequente conquista do Troféu Estrela. Artur, aos 55 minutos, de grande penalidade, marcou o unico golo da partida.

Primeira conclusão obvia: o sector defensivo reune boas condições para se perspectivar um bom desempenho ao longo da temporada, mas faltam jogadores do meio campo para a frente! E isso foi visivel na segunda parte, quando o SC Beira-Mar passou a jogar praticamente com apenas dois jogadores de caracteristicas ofensivas, nomeadamente Artur e Dudu. E isso teve repercurssões na exibição menos positivia da segunda parte, já que era dificil exigir mais ao «onze» que estava em campo.

Rui Bento começou por apresentar aquele que deverá ser o melhor «onze» do momento: a defesa do ano passado - Rui Rego, André Marques e Pedro Moreira nas leterais, Hugo e Tavares no eixo da defesa; Koukou a trinco, no lugar ocupado no ano passado por Djamal, Rui Sampaio e Alex Hauw no meio; Cristiano na direita, Artur na esquerda e o alemão Dominique a jogar como ponta de lança. E enquanto jogou com esta formação ainda conseguiu criar algumas oportunidades e, a espaços, efectuar algumas boas jogadas, perante um Brasov apenas mediano.

Na segunda parte, vieram as substituições próprias deste género de encontros e o futebol baixou ainda mais de qualidade. O Beira-Mar foi feliz, porque viu «cair-lhe do céu» uma grande penalidade que existiu mas perfeitamente escusada.

sábado, 9 de julho de 2011

As primeiras da Academia



Ainda que a informação nao seja muita, começa-se, no entanto, a saber algumas coisas sobre a Academia de Futebol para a próxima época.

Aguinaldo Melo, por exemplo, vai continuar a treinar com os juvenis, passando a ter Edmundo Ferreira, que transita do escalão de iniciados, como seu adjunto.

Luis Malta assume o cargo de treinador principal dos Traquinas A, já que Daniel Esteves acompanha Ricardo Pinheiro para o Gafanha.

Luto

Faleceu Manuel Ferreira dos Santos, mais conhecido por Manuel Pirona, sócio 183 e antigo vice-presidente do SC Beira-Mar.

Aveiro continua a ser uma vergonha!



A passagem da gestão do EMA para o SC Beira-Mar foi ontem chumbada em Assembleia Municipal pelo PS e pelos vereadores Miguel Fernandes (CDS) e Ana Vitória Neves (PSD)! Ou seja, o SC Beira-Mar poderá ter sofrido aqui um duro revés no seu projecto e na intenção de constituir uma SAD, enquanto que aqueles que prejudicaram o clube com este «chumbo», defendem que o estádio deve continuar na Câmara, independentemente dos resultados financeiros catastróficos que são conhecidos e da falta de capacidade que a Autarquia tem revelado para rentabilizar o EMA! Do PS, não esperava outra coisa (politiqueiros na mais pura acepção da palavra, que não gostam do SC Beira-Mar), mas da Coligação não estava minimamente à espera deste desfecho!


Também não percebo como é que ontem, Elio Maia, como em muitas outras ocasiões, delegou no seu vice-presidente Carlos Santos as reacções a este lamentável desfecho e aguardo que os dois senhores vereadores justifiquem os seus votos contra. Nós, sócios do SC Beira-Mar, temos esse direito.

Por fim, destaco o texto de Francisco Dias no Bancada Norte sobre este assunto. Subscrevo-o na íntegra.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jonas Mendes



Chama-se Jonas Mendes, é da Guiné Bissau, tem 23 anos, jogava no Amora e junta-se a Paes e Rui Rego para formar o trio de guarda-redes do SC Beira-Mar.

Marketing



Sabemos que o futebol dos dias de hoje é assim mesmo: para os clubes, o início de uma nova época está também associado à apresentação e lançamento de novos equipamentos. E não são apenas os clubes grandes a fazê-lo! Aqui, em Aveiro, já sabemos como é que as coisas funcionam! Ou melhor, como é que funcionam mal! E, ano após ano, nada muda! Já chegámos ao cúmulo de começarmos o campeonato sem as camisolas dessa mesma época.


Podem argumentar que isto são pormenores e que há coisas mais importantes na gestão do clube. Ok, é verdade, há coisas mais importantes, mas não me lixem, o marketing e a imagem são hoje ferramentas que nenhum clube pode ignorar! E o SC Beira-Mar, de quem se diz ter uma nova estratégia (?), não pode passar ao lado desta questão! Não seria de aproveitar esta época de férias, de Verão, em que muitos aveirenses regressam do estrangeiro, para, por exemplo, colocar à venda nas grandes superfícies, não só as camisolas como outro tipo de merchandising? Podia não dar muito dinheiro, mas dava algum e era mais uma forma de tentar chegar o clube às pessoas.

Brasov já no próximo sábado



É já no próximo sábado que o SC Beira-Mar, ainda com o plantel longe de estar fechado (como eu tenho saudades dos tempos em que íamos ver o primeiro treino da equipa e sabíamos que o plantel que ali víamos era o plantel para a época toda!), realiza o seu primeiro «ensaio» da pré-temporada. O adversário é o Brasov, da Roménia, a quem o Vitória de Guimarães ganhou ontem por 4-0, e o jogo realiza-se em Gouveia, ás 18 horas.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cristiano



Está confirmado: Cristiano, ex. Paços de Ferreira, PAOK e Sporting, é reforço do SC Beira-Mar. Até pode não ser jogador para um «grande», mas não tenho duvidas que tem valor mais do que suficiente para se tornar numa mais valia do sector atacante da nossa equipa!

Que seja feliz, porque a sua felicidade é a nossa felicidade!

domingo, 3 de julho de 2011

Pré-época

Beira-Mar vs FC Brasov (dia 9 de Julho em Gouveia às 18h)

Guimarães vs Beira-Mar (dia 13 de Julho em Guimarães às 19h45)

Arouca vs Beira-Mar (dia 16 de Julho em Arouca)
Santa Clara vs Beira-Mar (dia 20 de Julho em Quiaios às 10h30)

Naval vs Beira-Mar (dia 23 de Julho na Figueira da Foz)

Académica vs Beira-Mar (dia 27 de Julho local a designar)

Trofense vs Beira-Mar (dia 3 de Agosto na Trofa)
 

Mais dois que estão certos



Vasco Fernandes, defesa central de origem mas que tem ultimamente jogado a lateral direito, é reforço. É internacional Sub21 e fez os ultimos anos em Espanha, primeiro no Celta e depois no Elche.

Por sua vez, o lateral esquerdo André Marques vai jogar mais uma época no SC Beira-Mar por empréstimo do Sporting.

Com estes dois jogadores, julgo que o sector defensivo do SC Beira-Mar ficou fechado.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Maritimo para começar



Gosto sempre de começar o campeonato em «casa», mas sorteio é sorteio e o SC Beira-Mar inicia a Liga 2011/2012 na Madeira, frente ao Marítimo.

 A equipa insular é tradicinalmente um adversário dificil, embora se saiba que jogadores, como Kleber ou Djalma, por eexemplo, já não constam do seu plantel.

A primeira jornada está marcada para o dia 15 de Agosto.