sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tudo na mesma!

As equipas há muitos que começaram a treinar. Há muito que são conhecidas as saídas e entradas nos planteis. Inclusivamente, há equipas, como por exemplo, a Ovarense, a Oliveirense, a Sanjoanense, entre muitas outras, que já realizaram os seus jogos de apresentação. Há mesmo competições oficiais que já se iniciaram. Mas, sobre a equipa sénior do SC Beira-Mar continua sem se SABER nada. Repito: sem se SABER nada.

Consultamos o blogue da secçao de basquetebol do SC Beira-Mar e conseguimos uma ou outra informação de minibasquete ou dos Sub14! Os meus amigos da secção que me desculpem, mas esta é uma situação inacreditavelmente má. Os adeptos, pelo apoio que têm prestado à equipa nos últimos anos, mereciam mais respeito.

Ok, já percebemos que saiu muita gente e que a equipa não deverá ter o mesmo nível competitivo do ano passado, mas não é essa a questão! A questão é o silencio! Será que vamos participar no CNB1? Sinceramente, não sei. Nem eu nem ninguém que seja um simples sócio ou adepto. Nunca me lembro nada assim!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bornes rescindiu



Bornes rescindiu e já não é jogador do SC Beira-Mar.

Formado no Taboeira e no SC Beira-Mar, foi promovido a sénior, foi emprestado mais do que uma vez ao Avanca e nunca conseguiu ganhar o seu espaço no plantel profissional do nosso clube. Há muito que não entrava nas contas de Rui Bento.



domingo, 25 de setembro de 2011

Futsal conquista torneio no Luso

A equipa sénior masculina de futsal, apontada como uma das grandes favoritas a subir à terceira divisão nacional, começou bem a época, ao vencer este fim-de-semana um torneio no Luso, com vitórias sobre o Ribeira (5-2) e Nogueirense (6-4).

Quinto jogo (em seis) sem marcar golos!

E lá vai mais um jogo sem ganhar, e pior, sem marcar golos. Tirando os 3-0 de Guimarães, o SC Beira-Mar não marcou golo nos restantes cinco jogos já efectuados. Muito modesto.
E se nos três primeiros jogos, nem sequer poderíamos criticar a performance da equipa aveirense, face à qualidade dos adversários, daí para a frente, perdemos com o Leiria que logo a seguir foi derrotado nos dois encontros a seguir, perdemos com um Setúbal perfeitamente ao nosso alcance e empatámos hoje com o Rio Ave que vinha de quatro derrotas consecutivas.


UAN em Assembleia

Iniciados regressam às vitórias

Em iniciados, vitória este domingo, sobre o Anadia, por 5-0. Até ao momento, três jogos e uma derrota. A certeza que a equipa vai lutar pelos dois primeiros lugares, mas o «feeling» que este ano, a concretização deste objectivo vai ser bem mais difícil de concretizar. Por dois motivos: porque esta série C do «nacional» está muito equilibrada e porque, apesar dos bons resultados, o actual SC Beira-Mar dá a ideia de também não ser tão forte como as de anos anteriores.

27!!!!!!!!

O SC Beira-Mar estreou-se ontem no campeonato distrital feminino, de futsal, com uma copiosa derrota em «casa»: 0-27 frente ao Ossela!

Ok, o adversário é o actual vice-campeão distrital, as meninas «auri-negras» são completamente inexperientes, mas, sinceramente, não gosto de ver o SC Beira-Mar passar, em nenhum escalão e em nenhuma modalidade, por tamanha humilhação!

Se ganharem um jogo no campeonato, é uma grande vitória!

Juvenis também perdem

Os juvenis também perderam este fim-de-semana: 3-1 em Matosinho. Resultado normal. O Leixões é líder.

sábado, 24 de setembro de 2011

Mais cinco

Escrevi, logo após a realização da primeira jornada (0-4), que perante tal resultado, a época não poderia ser muito promissora para a nossa equipa de juniores na segunda divisão nacional. E reparem bem: foi apenas isto que comentei porque não vi o jogo, nem sequer conhecia nada da equipa treinada por António Luís! Mas quem é adepto de uma equipa que perde por quatro a zero, fica com a ideia que a época vai ser boa??? Mas os defensores dos «tachos eternos» caíram-me em cima!

Hoje, fui a Taveiro ver o jogo com a Académica! Resultado: há muito que não sentia uma tamanha humilhação: 5-0 para a equipa de Coimbra! Mas pronto, tá tudo bem!

Convocados para o jogo com o Rio Ave FC

Rui Rego
Paes
Pedro Moreira
Yohan Tavares
Jaime
Hugo
Joãozinho
Dias
Nuno Coelho
Nildo
Élio
Artur
Tiago Barros
Zhang
Serginho
Balboa
Dudu
Douglas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Moreirense para a Taça da Liga



O SC Beira-Mar estreia-se na Taça da Liga defrontando o Moreirense. Já sei que a conversa é a do costume, que o Moreirense é da II Liga e que por isso, somos favoritos. Não vejo as coisas assim, porque já sabem que não faço a mínima distinção entre o que é a grande maioria das equipas da I Liga e a totalidade das equipas da II Liga. Não há diferenças, logo não existem favoritos. Fica desde já o repto para anotarem quantas equipas da I Liga vão ser eliminadas!

Marítimo na Taça



O sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal ditou que o SC Beira-Mar receba o Marítimo em Aveiro. Podíamos ter sido mais felizes no sorteio, ainda assim, tudo seria mais complicado se o jogo fosse na Madeira.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Campeonato Distrital de Sub 18 em basquetebol


A equipa de basquetebol de Sub18 do SC Beira-Mar vai disputar o campeonato distrital da categoria, juntamente com as equipas do Sangalhos, Illiabum, Galitos, Oliveirense e Sangalhos B.

O campeonato inicia-se no primeiro fim-de-semana de Outubro e na primeira jornada, o SC Beira-Mar desloca-se ao Pavilhão do Galitos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quem não marca…

O futebol tem destas coisas: dizia-se que o SC Beira-Mar não fazia nenhum ponto nos três primeiros jogos, mas nesses três jogos acabou por não perder nenhum; nas últimas duas jornadas, jogou com adversários do «seu» campeonato e perdeu os dois!


E se frente à União de Leiria não esteve bem, ontem, em Setúbal, merecia no mínimo o empate. Só pelo que fez (e desperdiçou) na primeira parte, o SC Beira-Mar nunca merecia perder, mas o futebol é mesmo assim, quem não marca, arrisca-se a perder e foi o que aconteceu. O Setúbal, na sequência de um pontapé de canto, marcou, por intermédio de Ricardo Silva (ex. SC Beira-Mar), o golo que ditou o triunfo da equipa da casa.

Seja como for, fica a nota que o SC Beira-Mar, em cinco jogos já realizados, marcou golos apenas em Guimarães, o que não deixa de ser preocupante.

domingo, 18 de setembro de 2011

Juvenis ganham; iniciados perdem

Boa vitória dos juvenis este fim-de-semana (4-0 ao ao Tourizense) no «nacional» da categoria, dando a ideia que estão a subir de forma.

Os iniciados, também a disputar o «nacional», sofreram no reduto da Sanjoanense a primeira derrota no campeonato (1-2).

Juvenis B começam bem

O SC Beira-Mar, este ano com uma equipa «B» de juvenis, começou da melhor maneira o campeonato distrital da 2ª divisão, vencendo no campo de treinos do «Mário Duarte» o «vizinho» Taboeira, por 3-1.

E o basquete, meus amigos? E o basquete?

Só por muito má fé é que alguém poderá dizer que o trabalho que a secção de basquetebol do SC Beira-Mar desenvolveu nos ultimos anos não foi muito meritório. Para além da clara melhoria das suas equipas de formação e do excelente trabalho desenvolvido no mini-basquete, houve ainda uma evolução sempre gradual da sua equipa sénior masculina. Primeiro, veio o título de campeão nacional do CNB2, depois o apuramento para o playoff do CNB1 e no ano passado, com uma equipa muito competitiva, conseguiu-se o segundo lugar na zona norte do mesmo campeonato. Face a este cenário de permanente evolução, ninguém poderia estar à espera que este ano as coisas não continuassem a progredir! Mas pior, pior, é este cenário de ausência de noticias, que é como quem diz, não há noticias porque não há plantel de jeito, não há reforços, não há perspectivas de uma época ao nível das anteriores. Uma pena!

A massa adepta do SC Beira-Mar gosta de basquetebol, confere ao Alboi uma atmosfera muito própria e especial e, por isso, é triste este «andar para trás», que ao que tudo indica, é o que vamos ter este ano!

Não consigo perceber como se chegou a este ponto! O que sei é que do ano passado apenas ficaram o António Almeida e o Patarrana e que os treinos estão a ser realizados à base de jogadores à experiência e em atletas ainda em idade de Juniores A!

Mas pior do que aquilo que existe é a falta de noticias que a própria secção teima em manter como posturar. Numa altura em que já estão marcados torneios, jogos de apresentação, em que os planteis de TODAS as equipas são por demais conhecidos, no SC Beira-Mar dá a ideia que há inclusivamente um mau estar pela situação da sua equipa sénior. Só assim compreendo o silêncio.

Gostava de acreditar que em breve, nós sócios, fossemos brindados com noticias de aquisições, do calendário da pré-época...no fundo, gostava que nos fosse apresentada a equipa. Não temos direito a isso??

Não vou fazer comentários sobre o que terá levado ao desmembramento de uma equipa que este ano teria todas as condições para continuar a ganhar e a lutar pelos lugares cimeiros, mas não deixo de dizer que, a ser verdade os rumores que ouço permanentemente, é grave e compreensível o motivo pelo qual os atletas, que sempre representaram bem o nosso emblema, optaram por não ficar. Mas repito: mais do que os motivos e mais do que ter a equipa que se tem hoje, acho inadmissível que uma secção do SC Beira-Mar não assuma a realidade que constitui a sua equipa de hoje e que se mantenha no silêncio total. Já aqui escrevi e volto a fazê-lo: o SC Beira-Mar não é um clube qualquer e a sua massa associativa merece respeito.

Haja coragem e digam-nos que equipa vamos ter!

sábado, 17 de setembro de 2011

Primeiro ponto para os juniores

O SC Beira-Mar, depois da derrota pesada no reduto do Padroense, empatou hoje a duas bolas com o Paredes, somando assim o primeiro ponto na Série B da II Divisão nacional de juniores. E deixo aqui a minha opinião sobre esta equipa de juniores, independentemente de poder estar enganado e logo aparecer leitores indignados: ou me engano muito, ou esta equipa vai passar por grandes sobressaltos nesta segunda divisão! Deus queira que esteja enganado!


Nando fica!



Nando Lara jogou hoje no encontro de apresentação da equipa sénior do SC Beira-Mar, ou seja, está confirmado como atleta do plantel para esta época! É uma excelente noticia para o nosso clube, porque Nando é sem duvida um enormíssimo jogador e que por certo será importantíssimo na concretização dos objectivos desta época.

E pelo que se viu hoje - vitória por 7-2 sobre o Alfa Académico Futsal (distrital do Porto) temos mesmo equipa para lutar pela subida. Ainda é cedo para se tirar conclusões, mas não tenho duvidas que o SC Beira-Mar é candidato a subir à III Divisão nacional e que poderá ter mesmo a melhor equipa dos últimos anos.

Bura fora das opções

Bura lesionou-se hoje de manhã e nao foi convocado para o jogo de amanhã em Setúbal.

Rui Vento convocou os seguintes jogadores:

- Guarda-redes: Rui Rego e Paes.
- Defesas: Pedro Moreira, Hugo, Joãozinho, Jaime, Turan e Yohan Tavares.
- Médios: Artur, Cristiano, Nildo, Nuno Coelho, Ricardo Dias e Élio.
- Avançados: Zhang, Balboa, Douglas e Dudu.





Futsal em Santa Maria da Feira

O SC Beira-Mar vai participar no torneio do Feirense, clube que este ano se inicia no futsal. Para além do Feirense e Beira-Mar, participam também o ISPAB e o Boavista, este ultimo da I Divisão nacional.
O torneio realiza-se nos dias 1 e 2 de Outubro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Teste em Setúbal

Depois da derrota com o Leiria, a deslocação a Setúbal poderá constituir um excelente teste à capacidade actual do SC Beira-Mar.


Orientada por Bruno Ribeiro, segundo técnico mais jovem da I Liga e curiosamente ex. jogador do SC Beira-Mar, o Vitória de Setúbal faz da experiência de muitos dos seus jogadores uma das suas principais armas. Atletas como Pitbull, Zé Pedro, Zeca, Miguelito ou Hugo Leal, têm muitos anos de futebol e conferem ao futebol sadino uma grande maturidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2500

Estiveram mais de 2500 espectadores a assistir ao jogo com o Leiria. É obvio que num estádio como o EMA, 2500 espectadores continuam a dar um ar desolador ao jogo, contudo, num outro estádio qualquer da I Liga, o aspecto seria consideravelmente melhor. 2500 espectadores continua a não ser um número muito famoso, de qualquer das formas, foi superior a muitos e muitos jogos do ano passado! E se é verdade que com o mal dos outros, podemos nós bem, também não podemos esquecer que a falta de publico é um mal quase geral do futebol nacional. A Académica, mesmo em quarto ou quinto lugar, pouco mais gente teve do que o SC Beira-Mar (3000), o Nacional não vai além das mil e poucas pessoas, o Paços, mesmo contra o Sporting, também só teve cerca de 3000, o Setúbal também já não ultrapassa estes números…


Foi pena a derrota, porque estou convencido que se o SC Beira-Mar continuar a surpreender, a ganhar e a poder lutar por objectivos mais ambiciosos, vai ter cada vez mais publico nas bancadas!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Que projecto para a Academia de futebol?



Um SC Beira-Mar em mudança deve, na minha opinião, mudar também muita coisa na Academia de Futebol. Os resultados modestos que o clube tem tido nos últimos anos, bem como o facto de nos últimos anos ter lidado mais de perto com o nosso futebol de formação, permitem-me aqui deixar algumas sugestões e pontos para discussão sobre o que julgo ser melhor para a Academia. É que independentemente das dificuldades inerentes à falta de campos próprios, (se existisse um verdadeiro centro de formação, diminuiriam as despesas, melhoravam as condições e centralizava-se todo o futebol de formação), julgo que há coisas que podem e devem ser mudadas o mais rapidamente possível.


1 - À semelhança do que já acontece em clubes como por exemplo o Taboeira ou o Oliveira do Bairro, julgo ser fundamental existir um coordenador exclusivamente para o futebol de sete. Não é possível pedir, a quem quer que seja, que realize a melhor coordenação possível quando o clube tem doze ou treze equipas de futebol de formação! Não é possível. O futebol de sete tem que ter um coordenador e o futebol de onze tem que ter outro coordenador.

2 – Julgo que não é condição obrigatória, mas na minha opinião, o ideal será termos dois coordenadores que não sejam treinadores de nenhuma equipa. Sei que tal situação, acarretaria mais despesas mas iria conferir uma maior qualidade ao trabalho de coordenação. Hoje, é por mais evidente, que o coordenador de futebol da Academia, mais do coordenar, tem como principal preocupação a equipa de juniores, ou seja, aquela em que também é treinador.

3 – Pagar a dois coordenadores é pagar a duas pessoas especializadas, conhecedoras do que é futebol de formação, para que marquem presença nos treinos e nos jogos das várias equipas do clube. Não podemos ter um coordenador que não vê um único treino de um determinado escalão. Defendo que a função do coordenador terá que ir muito mais além do que definir campos, horários e enviar, aqui e ali, algumas informações por email. Um coordenador deve confiar nos directores das várias equipas mas tem que testemunhar ele próprio aquilo que chega até si por parte dos referidos directores.

4 – Defendo que um coordenador terá que ser alguém muito presente, que fale permanentemente com os pais, com os atletas. Um coordenador que possa fazer a avaliação ao trabalho dos treinadores com base naquilo que ele próprio observa e não com base naquilo que vai ouvindo.

5 – É urgente acabar com a influência directa que os ditos «directores de equipa» têm sobre as mesmas! Escusado será dizer que tal não sucede actualmente, porque eu sei que acontece. Não vejo mal nenhum que os «directores» sejam pais de atletas, mas daí a influenciarem, directa ou indirectamente as decisões dos treinadores, vai uma grande diferença. E, lá está, só se acaba com esta situação com coordenadores que testemunhem in loco essas mesmas situações, mas também com a escolha de treinadores com personalidade forte.

6 – No futebol de sete, independentemente da existência de campeonatos, dos quais resultam campeões distritais, e independentemente de ninguém gostar de perder e de ser importante incutir o espírito de vitória, julgo que a Academia deveria impor aos seus treinadores a obrigatoriedade de todos os miúdos jogarem no mínimo cinco minutos. Repito: devia ser obrigatório! E se um treinador não concordar com tal imposição? Fácil: deixa de ser treinador do clube.
Ganhar é importante, mas mais importante é permitir a todos os jovens atletas a prática desportiva em contexto competitivo. Como fica a auto-estima de uma criança de oito, nove anos, quando é convocado e nem sequer entra em campo ou joga apenas um ou dois minutos só para se dizer que jogou?

7 – Mais importante do que tudo, o clube tem que ter um ou vários membros da Direcção que se preocupem, que se dediquem à Academia. A Direcção não pode ter um responsável pela Academia apenas no papel. Lembro os nomes de Orlando Neves ou de XXX, como os últimos directores da Academia que vi trabalharem, marcarem presença, lutarem pelo melhor da Academia.

8 – Se defendo a existência de um modelo de avaliação dos treinadores por parte dos coordenadores, também defendo a avaliação aos coordenadores. Nos últimos anos, o clube mudou várias vezes de Comissão Administrativa, constituiu inclusivamente uma Direcção e dá a ideia que na Academia há pessoas que estão agarradas aos lugares! E eu pergunto: como é possível que o clube, sendo o maior e mais representativo da cidade, não seja hoje o mais apelativo para um pai lá colocar um filho a jogar à bola? Como é possível iniciar-se mais uma época e o SC Beira-Mar não conseguir juntar um número de crianças superiores ao que o Taboeira, por exemplo, consegue? Ninguém é responsável por isto? Como é possível continuar a ouvir-se (admito que de uma forma exagerada e até injusta mas no mínimo com algum sentido) que o SC Beira-Mar é um clube onde só jogam os meninos do fulano tal, do senhor Director disto e daquilo, etc, etc? Será um problema de condições? Não me parece. O SC Beira-Mar carece de infra-estruturas dignas e próprias, mas do mesmo mal sofre muito mais o Taboeira! A questão é que no Taboeira as pessoas sentem-se bem tratadas, acompanhadas e respeitadas. A diferença é que no Taboeira há a preocupação em formar e não em ganhar a toda o custo! E o pior, é que mesmo se quisermos falar em resultados, o SC Beira-Mar, os seus responsáveis pela Academia e o seu coordenador, não têm hoje argumentos para falar! O SC Beira-Mar ganhou apenas um título distrital no ano passado; tem vindo a sentir, de ano para ano, cada vez mais dificuldades em manter-se no «nacional» de juvenis; e em juniores continuamos sem subir à primeira divisão nacional! Repito: o SC Beira-Mar tem que ter na Direcção alguém que analise estas questões, que faça uma avaliação dos resultados e que tente perceber porque é que o maior clube da cidade e do distrito não consegue ser atractivo para os jovens futebolistas. A formação do SC Beira-Mar está muito mal vista e esta é que é a verdade.

9 – E por fim, falar do aproveitamento que, de futuro, tem que ser feito dos jovens futebolistas formados no clube. E aqui, a responsabilidade terá que ser da Direcção/SAD, ou seja, não faz sentido o clube iniciar uma época sem subir a sénior um único jogador que seja. Aqui a culpa é, e tem sido, das diferentes Comissões Administrativas/Direcções do clube que não impõem ao treinador que contratam para a equipa sénior esta obrigatoriedade. Ou seja: quem fosse treinador da equipa profissional, teria que ser obrigado a promover um ou dois ex. juniores ao plantel sénior todos os anos! Não me acredito que não haja todos os anos, um ou outro atleta com valor para ser integrado no plantel profissional. Não me acredito.
O SC Beira-Mar não pode ter como treinador do futebol sénior alguém que seja ele próprio a tomar este tipo de decisões. Pelo contrário, o treinador dos seniores teria sempre que se sujeitar ao regulamento interno que obrigasse a esta promoção de um ou outro júnior todos os anos.
Bem sei que o clube tem hoje no plantel sénior, o Artur, o Jaime, o Dias, o Tiago Barros, todos eles com passagens pelos escalões de formação e que num passado recente, a situação era bem pior, mas também acho que é possível tirar ainda mais partido da Academia e obter mais «frutos» do trabalho desenvolvido no futebol de formação do clube.

São sugestões e opiniões que deixo no ar. Não, ao contrário do que alguns mentirosos e mal formados poderão vir a insinuar, o que aqui escrevo nada tem a ver com sentimentos de vingança ou de mau estar por já não ter o meu Filipe no clube. Nada disso. É verdade que o que fizeram ao Filipe (negar-lhe a possibilidade de continuar a representar o clube do qual é sócio, onde andava desde os quatro anos e onde foi penalizado por um erro do pai) ajudou-me a «abrir os olhos» e a ver a realidade da Academia do SC Beira-Mar sem o fantasma da clubite. O que eu pretendo é uma Academia mais competente, mais justa e com mais valores. E também não quero com isto dizer que não existem pessoas no clube com qualidade, com experiência e com know-how que não possa nem deva ser aproveitado. Não pretendo, nem defendo uma razia na Academia, nada disso, mas há que mudar muita coisa. Mais do que mudar pessoas, há que mudar directrizes, regulamentos, estruturas, formas de trabalhar. Da minha parte, estarei sempre disponível a discutir os pontos que aqui deixei em aberto, bem como outros que possam permitir um melhor futebol de formação do SC Beira-Mar. Porque gosto muito do SC Beira-Mar.

domingo, 11 de setembro de 2011

Futsal / I Divisão distrital já tem calendário



Juniores entram a perder

Em relação aos juniores, a derrota na primeira jornada (4-0 no campo do Padroense) não deixa antever grandes possibilidades de lutar pela subida de divisão, mas eu diria que é um resultado que vem na sequência do que foi a última temporada. Mas também não há problema, está tudo bem e responsabilidades é coisa que não se pede a ninguém na Academia do SC Beira-Mar. Há lugares que estão sempre seguros e são sempre para os mesmos.

Derrota com equipa de topo

Numa deslocação dificil, diante de uma equipa que irá com toda a certeza estar nos lugares cimeiros da tabela classificativa, o SC Beira-Mar perdeu por 2-1 com o Feirense.

À quinta jornada, o SC Beira-Mar soma duas vitórias e três derrotas.

Segundo jogo, segunda vitória para os iniciados

Os iniciados, depois da vitória no campo do São Romão, venceram em «casa» o NDS Guarda, por 5-1, somando assim a segunda vitória em duas jornadas no «nacional» da categoria. Bom inicio de temporada, mas nada que não tenha sido normal nas ultimas épocas.

Eu bem que tinha avisado...

Primeiro golo sofrido, primeira derrota no campeonato. Foi pena, porque nem um ponto somámos, mas este campeonato é mesmo assim e uma derrota que se tem em «casa» pode ser recuperada num jogo a seguir e a jogar na condição de visitante.

Foi pena porque hoje já se viveu um ambiente mais «engraçado» no EMA; foi pena porque julgo que o empate era o resultado mais justo.

Ainda assim, esta derrota com o Leiria (grande golo de Shaffer) não pode fazer desanimar a nossa equipa mas também deve servir para continuarmos cientes que a luta pela manutenção tem que continuar a ser o nosso único objectivo esta época.

sábado, 10 de setembro de 2011

Cuidado com o Leiria!

Três jornadas são apenas três jornadas, por isso não nos iludamos, nem com a nossa classificação, nem com o facto da União de Leiria ainda não ter pontuado. Nem nós somos a melhor equipa do mundo, nem o nosso adversário de amanhã é uma equipa de coitadinhos.

Começámos bem e era fantástico ganharmos amanhã, mas o Leiria é claramente uma equipa do nosso nível, ou até superior, por isso, percebo Rui Bento quando diz que é preciso humildade e espírito de luta para levar de vencida a equipa leiriense.

Como curiosidade, diga-se que este é o segundo jogo do campeonato em que vamos defrontar uma equipa que vem de «chicotada». Depois do Guimarães, defrontamos uma formação de Leiria que acaba de despedir Pedro Caixinha e fazer regressar Vítor Pontes.

Noticia desmentida

Era bom, era, mas, infelizmente, a noticia avançada pelo Diário de Aveiro foi de imediato desmentida pelo SC Beira-Mar, ou seja, não é verdade que o clube tenha comprado um edificio no centro da sede para ali criar uma sede e um espaço comercial.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Juniores «estragam» a apresentação da Ovarense

A equipa de juniores do SC Beira-Mar, que este ano volta a jogar na II Divisão Nacional, venceu no passado domingo os seniores da Ovarense, por 3-2, num jogo que serviu para a equipa vareira se apresentar aos seus sócios e simpatizantes.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Segunda vitória para os juvenis

Depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas, os juvenis obtiveram duas vitorias nas jornadas 3 e 4 do nacional de juvenis. Este fim-de-semana, triunfo em casa, sobre o Lusitano de Vildemoinhos, por 3-2, num jogo em que ainda assim revelou alguma instabilidade exibicional. Na próxima jornada, o SC Beira-Mar desloca-ao complexo desportivo do Feirense.

Iniciados entram a ganhar

Os iniciados entraram a ganhar no campeonato nacional, Série C, com uma vitória natural alcançada nos arredores de Seia, sobre o São Romão, por dois a zero. Votos de uma boa época para a rapaziada!

E novidades do basquete?

Estranho que estejamos na primeira semana de Setembro e pouco saibamos sobre a equipa sénior de basquetebol para a época 2011/12! Sabemos que Fernando Santos vai continuar como treinador, sabemos que João Nuno foi para Ílhavo exercer a função de Director Desportivo, sabemos que Pedro Lima deixou de jogar e que vai fazer parte do quadro técnico do mini-basquetebol do clube e sabemos que Moacir Mota e Pedro Morgado também se mudaram para o Illiabum. Ou seja, saber noticias, até sabemos, são é tudo notícias de saídas! E quem fica? E quem entra? Quais os objectivos? Nesta altura da época, os adeptos já não deveriam ter este tipo de informações? Eu julgo que sim. A não ser que a construção do plantel esteja muito atrasada e que haja muitas indefinições em torno daquilo que será a nova versão do Beira-Mar em basquetebol.



Mas o SC Beira-Mar não é um clube como outro qualquer da região, é um clube com mais adeptos, logo deveria ter, por parte de todas as suas modalidades (não podemos só «malhar» e exigir ao futebol profissional) uma preocupação acrescida para evitar esta falta de comunicação (e consideração) para com os seus simpatizantes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Site e badminton

O site do SC Beira-Mar está muito mais interessante e, sobretudo, dinâmico, mas continua a ser praticamente um site (quase) só para o futebol profissional. Por exemplo: recebi um mail a dar-me a conhecer o blogue da secção de badminton e só assim soube da existência desta nova modalidade no nosso clube.

Com toda a sinceridade, e agora que existe a constituição da SAD, julgo que não seria despropositado se o actual site fosse mesmo só para o futebol profissional e se criasse um outro onde os sócios pudessem saber noticias do futsal, do basquete, da Academia, etc, etc. Ou então, e essa era a melhor opção mas parece difícil de a passarmos a ter, seria ver o actual site evoluir para um nível de qualidade ainda superior, ou seja, passar também a ser dinâmico ao nível das actividades amadoras.

Entretanto, aí fica o endereço da secção de badminton do SC Beira-Mar: http://scbmbadminton.blogspot.com/

domingo, 4 de setembro de 2011

Fusco

Quando sei de alguém que responde «Beira-Mar», à pergunta «Qual é o teu clube»?, fico de imediato a gostar dessa pessoa!

Fusco, o nosso «capitão», é uma dessas pessoas. Há já algum tempo que deixou de jogar mas o SC Beira-Mar continua a ser o seu clube de sempre como se pode ver na sua página do Facebook!



 

Equipa de futsal já treina

A equipa sénior masculina de futsal do SC Beira-Mar já regressou aos trabalhos com vista a mais uma participação na 1ª Divisão distrital da modalidade.

Daniel Vilarinho, ex. Gafanha, e Hêrnani, ex. Covão do Lobo (formado no nosso clube), constituem as duas ultimas novidades do plantel auri-negro.

Judo mostra-se na Decathlon

A secção de judo do SC Beira-Mar vai, entre 5 e 23 de Setembro, na Decathlon de Aveiro. O objectivo passa por mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube aveirense e poder cativar potenciais interessados em entrar para a modalidade.

As 2ª, 4ª e 6º feiras das 18:30 às 19:30 para crianças e 19:30 às 20:30 para jovens e adultos.

Aqui deixo o mau aplauso para o meu amigo Alexandre Vieira pelo entusiasmo e empenho que continua a demonstrar no judo beiramarense. Tenho muita pena que seja treinador do clube e que seja obrigado a representar a Académica de Coimbra como atleta...




sábado, 3 de setembro de 2011

Deslocação à Madeira

Camião Beira-Mar



Muito boa a ideia de instalar o «camião  Beira-Mar» no Largo do Farol, na Barra, para promover o próximo jogo com a União de Leiria. Uma iniciativa que visa continuar a aproximar o clube às populações locais e que por isso merece todo o meu aplauso.

A defesa do século

Peça publicada hoje no jornal A Bola: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=285062



Vitória fácil em Oliveira do Bairro

Não se percebe como é que o Oliveira do Bairro, este ano de novo na 2ª divisão nacional, não tenha aproveitado a presença do nosso clube no seu estádio para realizar um «verdadeiro» jogo de apresentação. Não fez nada disso, ou seja, o jogo não foi publicitado, os jogadores apresentaram-se em campo com equipamentos de treino, a instalação sonora não foi ligada, a comunicação social não marcou presença e, claro, na bancada estiveram apenas algumas dezenas de jogadores. Definitivamente, não é assim que os clubes chegam às suas populações.

Mas falando da exibição do SC Beira-Mar, em termos gerais, gostei. Rui Bento não fez alinhar nenhum dos titulares que jogaram em Guimarães, mas mesmo assim, a vitória da sua equipa nunca esteve em causa.

Vicente Paes nao teve praticamente que fazer; Turan estreou-se no lado esquerdo da defesa e, apesar de mostrar falta de entrosamento com muitos dos seus colegas, mostrou possuir um óptimo pé esquerdo; Jaime está cada vez mais jogador; Ricardo Dias é, em minha opinião, um forte candidato a substituir naturalmente Rui Sampaio; e Balboa criou muitos desequilibrios mas pecou sempre no ultimo passe ou no momento de finalizar. De qualquer das maneiras, dá para ver que as movimentações recentes de entradas e saídas, permitiram que o SC Beira-Mar tenha hoje um plantel já muito razoável.


Equipa B de Juvenis é novidade

Uma das novidades da Academia de Futebol este ano é a existência de uma equipa «B» de juvenis. Ou seja, para além da equipa que há vários anos compete no «nacional», passa a existir uma outra, composta por atletas mais jovens, e que vai jogar na 2ª Distrital. Na primeira jornada deste campeonato, temos logo um grande «derby» com a realização de um Taboeira - SC Beira-Mar.

Eixense, Valonguense, Mourisquense, Estrela Azul, Bom-Sucesso e Macinhatense são os outros adversários dos nossos Juvenis V.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atila Turan emprestado pelo Sporting


Vi hoje, em Oliveira do Bairro, o lateral esquerdo, Atila Turan, pela primeira vez em acção e gostei. Deu a sensação de ainda estar pouco rotinado com os seus colegas, mas tem, sem dúvida, um bom pé esquerdo e revela ser muito ofensivo. Parece ser claramente um jogador de futuro e o SC Beira-Mar pode ter ali uma boa opção para compensar a lesão grave de André Marques.