domingo, 27 de setembro de 2015

Orgulho em ser amigo do Alex!


Alexandre Vieira, Alex para os amigos, sagrou-se pela segunda vez, vice-campeão do mundo de judo, em veteranos. Independentemente de saber que o objectivo passava por ser campeão do mundo, este é, sem qualquer tipo de dúvidas, mais um grande feito deste grande atleta e grandíssimo homem. 
Mas mesmo que não tivesse sido segundo no campeonato do mundo, a minha admiração pelo Alex seria sempre a mesma! Eu sou um privilegiado por ser seu amigo. Porque ele é um ser encantador, porque toda a gente gosta dele e porque, em termos desportivos, está a fazer um trabalho no judo do SC Beira-Mar que poucos têm a noção. Incluindo a Direcção. 
Alexandre Vieira «nasceu» para ganhar mas também para lidar com os miúdos. É fantástico a dedicação que coloca na secção, é incrível a forma como mostra sempre a bandeira do nosso clube, é espectacular e incrível o orgulho que fala no «nosso Beira-Mar». 
O sonho do Alex é tornar a secção de judo do SC Beira-Mar numa «potência» do país. Parece utópico, mas pelo que sei das suas intenções e por aquilo que ele me conta, sei que é possível. Tem que ser apoiado. É inacreditável como o apoio que tem é quase nulo. Ele paga do bolso para ir ao Mundial. Que país e que cidade é esta que não reconhece estes feitos, estes homens, estas causas? 
A minha homenagem tem muito, muito mais a ver do que ter sido vice-campeão do mundo! O Alex tem que ter outra atenção por parte de muita gente! Ele merece tudo! Tudo!


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Novos equipamentos

 

Lindo. Muito bonito os equipamentos da Joma adoptados esta época pelo futebol do SC Beira-Mar. O futsal e o andebol deviam jogar com o mesmo equipamento. 

domingo, 13 de setembro de 2015

Pré-época positiva, mas...

A pré-época deu boas indicações relativamente aquilo que a equipa senior do SC Beira-Mar podeá vir a fazer na segunda distrital, contudo...não ganhámos um jogo. Ainda assim, sim, acho que a pré-época foi positiva, mas não se pense que isto vai ser um passeio. Não vai. O Vista Alegre tem um projeto ambicioso, o Oiã, nas últimas épocas, não tem subido por muito pouco, a Ovarense desceu e deverá querer subir, o Valecambrense está a tentar recompor-se, o Furadouro esteve muito bem no ultimo ano e o próprio Beira-Vouga é normalmente forte. Estas, são para mim, as equipas a ter mais em conta.
Boa sorte Beira-Mar!

sábado, 12 de setembro de 2015

Início positivo

Depois do empate «caseiro» com o Anadia, os nossos juniores empataram no campo do Marinhense, equipa que na ronda inaugural até tinha ido ganhar «fora»: Dois jogos, dois empates. Nada mau.

Obrigado Sara!

A secção de basquetebol do SC Beira-Mar tem vindo a realizar um excelente trabalho porque tem excelentes pessoas. A Sara Carvalho é uma delas. Ao tomar conhecimento da sua saída, percebi logo que a secção ficou mais pobre.
Mais do que beiramarense, escrevo como pai, e como pai, só tenho a agradecer-lhe tudo o de muito bom proporcionou nos últimos anos ao meu filho mais novo.
A Sara na secção de basquetebol foi tudo: treinadora, administrativa, diretora...até speaker nos encontros de minibasquete realizados no Alboi! Em todas as funções, foi de uma dedicação extrema. Não sendo beiramarense de «pequenina», tornou-se beiramarense e isso diz tudo.
Desejo-lhe as maiores felicidades e tenho a certeza que um dia vai voltar. Se o basquete não acabar, claro.
Tudo de bom, Sara!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Obrigado Vilarinho!


São secções a fechar, equipas que não se conseguem segurar, espaços como a Casa do Beira-Mar a fechar, futebol a ser inscrito na segunda distrital e, como se não bastasse, as melhores pessoas do clube continuam a sair. É o caso de Daniel Vilarinho. Incrível o trabalho que fez na formação do nosso futsal. Já «falei» com ele, já tive a oportunidade de lhe manifestar a minha tristeza por o ver sair, mas compreendi os seus motivos. Tenho receio, muito receio que todo o desenvolvimento e dinamismo que a Academia de Futsal do SC Beira-Mar revelou ao longo destes últimos anos, comece agora numa de definhar, definhar...

Vilarinho chegou ao nosso clube vindo do Gafanha. Acredito que não fosse «um dos nossos», mas tenho a certeza que, mesmo agora que vai voltar a jogar pelo «seu» Gafanha, nunca mais deixa de ser beiramarense. Fez um excelente trabalho enquanto um dos coordenadores do futsal jovem do nosso clube, mas já como jogador, defendeu sempre «com unhas e dentes» a nossa camisola.

Esta época, tal como farei por exemplo com o Gil, hei-de ir ver o Gafanha e torcer pelo Gafanha. Por causa do Vilarinho. Boa sorte, amigo!

PS: No basquetebol, soube hoje da saída da Sara Carvalho. Outra grande perda!


domingo, 6 de setembro de 2015

Muito boas indicações

A pré-época tem deixado muito boas indicações quanto ao que poderá ser a participação na segunda divisão distrital do futebol aveirense. Jogando contra equipas de escalões superiores (Calvão, Famalicão, Gafanha e Alba), a nossa equipa tem obtido bons resultados e bons desempenhos. Ontem, em Albergaria gostei de ver a vivacidade dos miúdos em contraste com o excelente espírito e experiência dos mais velhos. Somos candidatos!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Hóquei acabou

 

Já foi o sorteio da 3ª divisão nacional e dele não constou o nome do nosso clube, ou seja, o hóquei em patins, ou pelo menos a equipa sénior, do SC Beira-Mar acabou. Depois do futsal, o hóquei. Para quem tanto defende o ecletismo, esta Direção é...zero! Mas pronto, fazem-se galas...
Sinceramente, este desfecho não me surpreendeu. No ano passado, vi algumas vez a equipa de hóquei e gostei da mística, da forma como defendiam a nossa camisola. Mas sempre tive a sensação que seria uma, e apenas uma, temporada esporádica, sem perspectivas de futuro. Não me enganei. A equipa enganou mas a Direção nada diz. Lamentável. 


Não vai ser fácil

 

Não tenho dúvidas: o SC Beira-Mar desceu à primeira divisão distrital de iniciados e não vai ser esta época que vai conseguir o regresso aos «nacionais». Conheço bem o escalão, sei que saíram os melhores atletas que no ano passado ainda eram infantis, sei que também não ficaram muitos de segundo ano e sei ainda que há equipas muito, muito mais fortes. O objectivo não pode, claro, passar pela subida de divisão. O seu treinador terá, julgo eu, esta opinião.
No domingo estive em Oliveira do Bairro e vi o SC Beira-Mar ganhar apenas 3-2 a um modesto Famalicão, de Anadia, evitando assim o último lugar de um torneio onde da parte da manhã tinha sido goleado (0-6) pelo Espinho e «esmagado» (0-12) pela Académica. É verdade que há lesionados e que houve ainda outras ausências, mas a temporada não vai ser nada fácil.