quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Boxe sem condições
















O boxe sempre foi uma modalidade no SC Beira-Mar com grande tradição. Actualmente, a treinar na antiga Loja Amarela, no Estádio Mário Duarte, sobrevive porque, à semelhança do judo, tem na sua estrutura uma série de elementos que gostam da modalidade, de Aveiro e do clube, e só por isso se mantêm. É que treinar vezes sem conta, sem luz e sem água, não deve ser nada fácil. O meu aplauso, por isto mesmo, para os homens do boxe auri-negro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Outra vez confusão

É verdade que o Oiã só defende e joga pouco, mas...ganhou-nos no seu estádio e empatou em Aveiro. São pontos atrás de pontos perdidos. Começo a temer o pior...
Para além de não termos ganho, outra vez confusão no Mário Duarte. Nunca temos culpa, mas a verdade é que ainda hoje ouvi amigos dizerem coisas do tipo: «é só confusão nos jogos do teu clube...», «é só arruaceiros...» e coisas parecidas. A imagem que começa a passar é essa, infelizmente.

Já percebemos que a actual Direcção vangloria-se com o espírito de voluntariado de todos que colaboram com o clube (o Nuno Quintaneiro já no tempo da presidência de Mano Nunes gostava do amadorismo numa época em que o clube militava em competições profissionais), já percebemos que não há dinheiro sequer para o boxe ter água ou luz para treinar, mas bolas, não seria razoável pagar policiamento para os jogos de maior «risco» do campeonato? E que dizer da atitude do nosso adjunto? Inexplicável e sem desculpa.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Voltámos a não ganhar

Começo a ter dúvidas sobre a minha convicção que vamos mesmo subir. E começo a ter duvidas porque voltámos a não ganhar a uma equipa que vai nos lugares da frente: 0-0 com o Oiã.
Com isto, ficámos a dois pontos do Mourisquense e do Vista Alegre que vencerem nesta jornada.
Sobre o jogo de ontem, é verdade que a arbitragem não marcou um penalty nítido a nosso favor e que nas pequenas coisas era sempre a favor do adversário, ainda assim, digo sempre isto: temos a OBRIGAÇÃO de ganhar. Obrigação.

Quanto ao Oiã, voltou a jogar como já os vi jogar várias vezes esta época: sempre muito fechados. O Beira-Mar pode não subir, mas o Oiã não tem hipóteses nenhumas porque não tem futebol para isso. Tanto o Mourisquense, como o Vista Alegre, jogam muito mais futebol.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Dor e revolta











Enquanto não despejaram o clube dali para fora, não descansaram. Enquanto meteram na rua centenas de jovens que ali praticavam várias modalidades, não descansaram. Os «donos» do pavilhão, os mesmos que colocaram o nosso clube na ruína, tinham pressa, muita pressa em fechar portas daquela que foi a nossa «casa» durante décadas e décadas. E pressa para quê? Para quê tanta pressa? Revoltante passar pelo pavilhão e vê-lo, ali, abandonado, sem uso, e as nossas crianças a terem que treinar «aqui e ali» e em condições péssimas...Revoltante, porra!


Terceiro lugar excelente!

Quando vejo clubes em Aveiro com muito mais atletas, com muito melhores condições e sistematicamente a vangloriarem-se que são o supra-sumo da formação, só digo que, realmente, a nossa secção de basquetebol continua a obter resultados fantásticos!
A nossa equipa de Sub18 esteve na fase final do «distrital» (o que só por si é excelente) e ficou num terceiro lugar que constituiu um resultado muito bom!
Parabéns rapazes! Agora é continuar a realizar boas exibições na Taça Nacional.

domingo, 17 de janeiro de 2016

O regresso à normalidade














Depois da derrota na Mourisca, havia, obrigatoriamente, que ganhar. E foi o que aconteceu: 3-0 ao São Vicente de Pereira, uma das boas equipas do campeonato, mas claramente inferior à nossa equipa.
Para além de termos ganho, beneficiámos ainda da derrota do Mourisquense e, com, isto são três as equipas que comandam a Série B da 2ª divisão distrital: nós, Mourisquense e Vista Alegre.
Na próxima jornada vamos ganhar ao Oiã.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Segunda derrota


Sou sincero: nós somos Beira-Mar e numa segunda divisão distrital, não consigo desculpar uma única derrota que seja. Acho, e que me desculpem se estou a ser injusto, que temos que ganhar sempre. E hoje sofremos a segunda derrota. Ok, é muito lindo dar sete e treze a equipas fraquíssimas mas temos que mostrar mais em jogos com equipas que andam nos lugares cimeiros da classificação. 
Hoje, em casa do Mourisquense perdemos 1-0 num jogo que sempre deu a ideia que quem marcasse...ganhava. Ainda por cima, nos últimos dez minutos jogámos com menos um e tudo se tornou mais complicado. Ficámos a três pontos do adversário com quem temos que jogar no Mário Duarte na segunda volta, ou seja, não estou satisfeito mas sei que só dependemos de nós. 


sábado, 9 de janeiro de 2016

As febras, o sintético e a localização


Amanhã é dia de visitas as instalações da União Desportiva Mourisquense, local que, como já tive oportunidade de escrever, visitei enumeras vezes nos últimos anos.
Primeira curiosidade que poucos sabem: o campo do Mourisquense não fica na Mourisca do Vouga, fica sim já na freguesia de Valongo do Vouga. É algo que, na rivalidade entre o Valonguense e o Mourisquense (curioso que nos distritais tratam sempre os clubes não pelo seu nome mas sim pelo nome da terra e por isso fala-se do Mourisca e do Valongo, como se fala do Macinhata, por exemplo) joga muitas vezes a favor do pessoal de Valongo!

Referência para o relvado sintético do campo: novíssimo. O Mourisquense foi um dos primeiros clubes do distrito a ter campo sintético e, à semelhança do que fez o Estarreja no seu campo de treinos, procedeu à sua substituição. 
Ainda relativamente ao campo, tem bancadas praticamente a toda a volta e duas das bancadas (a central e um dos topos) são mesmo cobertas.

Finalmente uma nota para as febras no pão feitas no bar do estádio. Possivelmente, as melhores febras...do futebol português!


Dois bons reforços

João Covas, ex. Illiabum, e Francisco Mota, ex. Esgueira, são reforços para a equipa senior de basquetebol. Para este nível (primeira divisão nacional), dois bons reforços, diga-se.
Ambos têm experiência de jogar a um nível acima do nosso campeonato e vão, como toda a certeza, ser uma mais valia para a segunda metade da temporada.

O jogo mais difícil do ano

 

Não tenho dúvidas: o jogo de amanha, no campo da UD Mourisquense, é o mais difícil desta época. Por várias razões e que não se prendem apenas com o facto do adversário estar «colado» connosco na liderança, mas, essencialmente por se tratar da única equipa que nos pode fazer frente. Repito: a única. Existem outras boas equipas mas não estão ao nível deste Mourisquense que ainda no ano passado estava na 1ª distrital e que manteve praticamente a sua estrutura base para esta temporada. Só por isto, e por conversas que já tive com muita gente «ligada» a este campeonato, bem que pode ser considerada como o grande favorito ao primeiro lugar. Ainda assim, continuo a dizer que somos melhores, somos Beira-Mar e, por isso, temos sempre que estar optimistas. Lá estarei para mais uma vitória.



sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

No ano passado ganhei!

No ano passado, o SC Beira-Mar ganhou no campo do Mourisquense: 1-6! Foi em Infantis A e estive lá com o meu miúdo.

Alias, o campo da UD Mourisquense é um campo onde já estive enumeras vezes, incluindo a visita que ali fizemos (iniciados do Gafanha) acerca de uma semana.

Fica aqui uma foto do jogo do ano passado: