domingo, 27 de março de 2016

Na luta

Vitória muito importante da nossa equipa de andebol em Infesta!
Neste momento, com duas vitórias e uma derrota, vamos em segundo, juntamente com o Amarante e Santo Tirso. Estamos na luta!

Ainda assim, não sei quantos se apuram nesta fase, porque se for só uma equipa, fico com a ideia que o nosso próximo adversário - Andebol Póvoa do Lanhoso - pelos resultados obtidos (venceu nesta jornada o Espinho por sete de diferença!) - é capaz de ser a mais forte...


Paulo Matos

Não o conheço e nem sequer tenho opinião formada enquanto treinador. Sei é que o seu nome não poderá ficar esquecido no clube por tudo aquilo que fez nestes últimos dois anos em prol do SC Beira-Mar. A recuperação do «Mário Duarte» tem muito de Paulo Matos.

Quanto à equipa de juniores, façamos votos para que a vitória de ontem (4-0 ao Marinha) seja o mote para um grande final de época.


sábado, 26 de março de 2016

Estamos na final!


Depois do Cucujães e do São Roque, voltámos a receber uma equipa da primeira distrital e voltámos a ganhar, E estamos na final da Taça Distrital. É verdade que trocava bem esta vitória pelo resultado do jogo com o Vista Alegre, ainda assim, é sempre muito bom estar na final de uma competição que nos pode dar um título e a qualificação para a Taça de Portugal.
O percurso nesta prova, e as exibições realizadas, foram excelentes! Parabéns equipa!



sexta-feira, 25 de março de 2016

Decepcionante e chocante


Sobre o jogo Beira-Mar 2 - Vista Alegre 3 pouco mais há a dizer: devíamos ter, pelo menos segurado o empate, mas perdemos. E bem. O adversário foi melhor. Derrota que, no fundo, não surpreende de todo porque, efectivamente, com os candidatos ainda só ganhámos um jogo.

De resto, destaco as seis mil pessoas no «Mário Duarte» (lindo!) e o desportivismo com que o jogo se disputou. Parabéns ao público presente, incluindo a claque do clube ilhavense. Correu bem, é verdade, mas continuo sem perceber como é que num espectáculo com milhares de pessoas nas bancadas, não houve policiamento? E se tivesse corrido mal? Ok, a policia paga-se, mas, bolas, será que todos os outros clubes têm dinheiro para policiamento, menos o Beira-Mar?

No final, cenas lamentáveis. As ofensas do presidente, em voz alta, à claque, é imperdoável. Fiquei chocado. Não queria acreditar.
Mesmo não o conhecendo, sempre tive do presidente a melhor das impressões. Um dia mau, todos temos, mas este episódio para mim não tem perdão. Um presidente não pode NUNCA ofender um sócio ou adepto. Seja ele quem for. E muito menos a claque. Os Auri-Negros têm vinte anos, merecem respeito. São adeptos que vão a todas, puros, que seguem o clube de forma descomprometida. Nem queria acreditar nas expressões «sócios de merda, adeptos de merda...». 
E agora? Para mim António Cruz não pode continuar como presidente. Que me desculpem o radicalismo, mas não pode.

E depois o rol de ofensas que li nas redes sociais entre...adeptos do clube. Repito, entre adeptos do clube, Como é possível? O Beira-Mar é uma casa a arder. 



quarta-feira, 23 de março de 2016

Parabéns!


No início da época, Daniel Vilarinho, já de saída do clube, dizia-me que o Beira-Mar tinha condições para ganhar tudo este ano no que diz respeito à formação. Só falhou nos juniores. De resto, primeiros os iniciados, depois os juvenis, sagraram-se campeões distritais e, estão pois, de parabéns! 
Um clube com a qualidade desta formação tem que ter seniores. 


domingo, 20 de março de 2016

Jogo grande hoje no Mário Duarte? Só para o Vista Alegre!



Quando era miúdo, já o SC Beira-Mar era «grande», ia ver ao domingo os jogos do Sosense no «distrital». Na altura, jogava no clube da terra da minha mãe muita gente de Aveiro (o Ramiro, o Américo, o Aires, entre outros) e era normal muita gente aveirense deslocar-se até Sôsa nos fins de semana em que o SC Beira-Mar jogava «fora». Na altura, os grandes rivais do Sosense eram o Vaguense e o Vista Alegre. Os anos passaram e o Vista Alegre nunca passou disso mesmo: um clube do distrital!

O SC Beira-Mar «caiu» nos distritais porque «caiu» nas mãos de gente do Irão e do Brasil que nada queriam com o nosso emblema. Mas durante estas décadas jogámos muitas vezes na I Liga, ganhámos na Luz e no Dragão, ficámos em sexto lugar, fomos campeões da II Liga, jogámos a Taça UEFA, fomos duas vezes ao Jamor e ganhámos uma Taça de Portugal. Estamos no «distrital» mas isto não se apaga. Por tudo isto, não há nenhum jogo deste campeonato que seja «grande» para nós. Este jogo é um jogo «grande» para o Vista Alegre por nos defrontar. Comparar os dois clubes é brincadeira. Dá vontade de rir. 
Aveiro desligou-se do «seu» Beira-Mar mas esta «onda» de apoio prova que os aveirenses, no mínimo, nunca deixaram de ter simpatia pelo sem principal emblema. Podemos não ganhar hoje, podemos não subir este ano, mas continuo a achar que este é um trajecto que agora se está a iniciar para num futuro breve voltarmos a estar onde temos que estar: entre os maiores. Os outros até nos podem ganhar mas nunca deixarão de ser um clube do «distrital».

Nada tenho contra o Vista Alegre, clube que vejo «crescer» nos ultimos anos, agora, meus amigos, colocar os dois emblemas no mesmo patamar...só se for para brincar!

E se perdermos? Se perdermos nada passa a ser diferente do que aqui escrevo! 

Que comece o jogo, que haja desportivismo, que seja um bom espectáculo e que o SC Beira-Mar jogue de forma a honrar o seu emblema! 


sábado, 12 de março de 2016

Lutar pela subida para quê?


A equipa senior de andebol do SC Beira-Mar apurou-se para a fase de subida à 2ª Divisão nacional. Está, pois, de parabéns! 
Trata-se de um excelente resultado que, no entanto, a mim não me motiva. Não porque tenha algo contra esta equipa, mas simplesmente porque há muito que não acredito num Beira-Mar ambicioso nas modalidades. A história diz-nos que equipas fantásticas de hóquei em patins, andebol e basquetebol que competiram nos escalões máximos das respectivas modalidades acabaram por ser extintas porque quem manda é o ...futebol. Hoje, a história é a mesma. Esta rapaziada anda toda animada mas se continua a subir patamares, acaba por no futuro ver uma justificação financeira qualquer de uma qualquer Direção para pôr fim a essa mesma equipa. E isto não me motiva. A minha desilusão é ainda maior porque pensava que esta Direção fosse diferente e, como se sabe pelo que foi feito à equipa senior de futsal que jogava na 2ª nacional, não é. Por esta razão ainda não vi um jogo da equipa de Eugénio Bartolomeu. Não há um projecto do clube, há um projecto de pessoas, no caso desta equipa de andebol, um projecto que tem muito o cunho pessoal do já referido dirigente/treinador. 
Gostaria muito de estar enganado, mas esta é mais uma modalidade que no nosso clube não pode aspirar ao topo. E nem agora que o futebol é amador, mudou as coisas, como se viu com o fim do futsal. 


quinta-feira, 10 de março de 2016

Nas meias finais


Ganhámos, como seria de prever, ao São Roque e seguimos em frente na Taça Distrital. Vitória previsível porque não é difícil perceber que temos equipa para «estar» na primeira metade da 1ª divisão distrital, campeonato que tem como penúltimo...precisamente o São Roque. E, portanto, ganhámos sem mácula. 


sexta-feira, 4 de março de 2016

Sofrimento desnecessário


Muito desperdício inicial e depois sofrimento desnecessário. Mas ganhámos. Polémico? O golo que nos dá a vitória sobre o Beira-Vouga não é fácil de ajuizar e mesmo que não seja grande penalidade, pareceu-me completamente excessivo o título escolhido pelo Diário de Aveiro para a crónica do jogo. Além disto, no lance do primeiro penalty contra a equipa da casa, ficou por expulsar um jogador do Beira-Vouga.

terça-feira, 1 de março de 2016

Sub14 apurados para o Nacional

A nossa equipa de Sub14, depois do excelente terceiro lugar na fase final do campeonato distrital (a Oliveirense e o Gafanha eram efectivamente superiores), conseguiu vencer duas vezes o Gumirães e, assim, garantir o apuramento para o campeonato nacional da categoria. Se a isto juntarmos as presenças dos Sub18 e Sub16 nas respectivas fases finais dos «distritais», não é preciso dizer mais nada sobre o trabalho desenvolvido pela secção de basquetebol. É algo que nunca me canso de destacar! Pena o site do clube não lhe dar o merecido destaque, como ainda agora se viu com os resultados dos Sub14.