segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Não nos deixaram ganhar

À partida, se me dissessem que tínhamos empatado em Tondela, diria que seria um bom resultado; contudo, depois de saber que estivemos a ganhar por dois a zero e que nos invalidaram um golo «limpinho» mesmo no final do encontro, diria que este empate soube a pouco.

Ainda assim, o Anadia também empatou e, por isso, continuamos no topo da 2ª Divisão Nacional de Juniores (Série C).

Falta experiência!

Era um daqueles jogos com um adversário acessível e perdemos. Até entrámos bem no jogo mas ao intervalo o Académico do Porto já tinha um ponto de vantagem no marcador. Depois, esperávamos uma boa reentrada em campo mas foi precisamente o contrário que aconteceu: estivemos muito mal no terceiro período, permitimos uma vantagem que andou quase sempre na «casa» dos dez pontos, frente a uma equipa que acabou estar melhor e vencer com justiça. Falhámos muitos lances livres. Fizemos muitos «turnovers». Revelámos muito desacerto ofensivo e não conseguimos ser defensivamente eficazes para «parar» o adversário.
Não vai ser fácil a tarefa do Beira-Mar na Proliga. Falta, entre coisas, experiência de jogar a este nível. A equipa tem bom espírito, luta, honra o nosso emblema e possui um técnico experiente, mas este é um campeonato com equipas mais experientes e com outro tipo de argumentos. Apesar de tudo, eu vou acreditar na manutenção!

sábado, 28 de outubro de 2017

Deslocação à Bairrada


O jogo de amanhã, em Famalicão, às portas de Anadia, é disputado num campo típico de "distrital": campo sintético mas pequeno e sem bancadas. 
Quanto ao adversário, agora treinado pelo nosso bem conhecido Esgueirão, é uma das equipas menos cotadas do campeonato, o que não invalida dificuldades. A Ovarense também ainda não somou pontos e foi um adversário complicado. 
Apesar de tudo, e porque devemos jogar como se estivessemos em "casa", julgo temos todas as condições para somar a quarta vitória consecutiva. Lá estarei, claro.



quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Novos equipamentos?

Porque é que a nova camisola só foi adotada pelos seniores? Percebo que não se queira fazer gastar dinheiro aos pais dos atletas da formação, mas a imagem de todo o futebol para esta época devia ser uma única.



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Bom início do andebol

Duas vitórias fáceis e um empate positivo em Viseu. Bom arranque do Andebol do SC Beira-Mar na terceira divisão nacional. É seguir em frente.

sábado, 21 de outubro de 2017

Mário

Chega ao Beira-Mar com rótulo de goleador. Não é um "qualquer um" que relega Zé Bastos para o "banco". Em Ovar, marcou os dois golos e  foi, por isso, decisivo. Ainda assim, está pesado e precisa de perder peso.

Arturinho


Comportamento miserável de Artur Marques, treinador da AD Ovarense no jogo com o SC Beira-Mar. Passou o jogo todo a protestar e a pressionar o "fiscal de linha" do seu lado. Aconselhava-o também a ter cuidado com a língua, já que da bancada central, ouvi-o dizer, pelo menos, 14 vezes a palavra "foda-se"!



sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O reencontro com o Samuel

Um dos aspetos que mais gostei do jogo de Ovar foi o reencontro do guarda-redes Samuel Biscaia com o nosso clube. O Samuel deixou este ano de fazer parte do nosso plantel mas vai ser sempre um dos nossos. Por uma razão simples: porque é beiramarense.
E foi bonito ver Samuel entrar em campo para fazer o aquecimento e ser efusivamente saudado pela claque do Beira-Mar. Como foi bonito ver o jogador ir em direção ao banco do nosso clube e saudar aqueles com quem privou. Que sentido foi aquele abraço ao Cílio!
Samuel, grande abraço!


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O clube da região


Era miudo e o Beira-Mar era o clube de uma região inteira. Hoje os tempos são outros,  o Beira-Mar afastou-se, as pessoas afastaram-se do clube, ainda assim, aqui e ali, vou continuando a deparar-me com indícios desse estatuto de "grande" da região de Aveiro. O restaurante Vila Madrid, em Ílhavo, é um desses exemplos. Lá estão o cachecol e o galhardete amarelo e preto. A refeição soube-me logo melhor.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Segunda vitória da "era Cajó"

Estive em Ovar e assisti a uma vitória muito complicada do Beira-Mar. Mas não critico a equipa e nem vou pela conversa do «esta equipa tem que jogar mais». A mim, interessa-me ganhar e atitude. O resto é conversa de quem continua a achar que jogamos sozinhos. Ok, a Ovarense ainda não tem pontos, tinha «levado» seis do Lourosa mas, por outro lado, tinha perdido pela margem mínima com o Esmoriz e S. João de Ver. E depois outro aspeto que não pode ser esquecido: gostava de saber se a postura que os jogadores da Ovarense revelaram em campo será sempre a mesma com todos os outros adversários? Parece-me que não.
Foi um jogo de luta, não muito bem jogado mas que terminou com o mais importante para nós: a vitória. E com isto, Cajó vence dois jogos consecutivos «fora»!

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Não vai ser fácil a Proliga!


Ganhámos na apresentação ao Ginásio, fomos ganhar ao Sampaense e batemo-nos bem no pavilhão do Esgueira. Ms também sofremos derrotas muito pesadas com o mesmo Esgueira e com a Sanjoanense. Que esperar da prestação do nosso clube na Proliga? Bom, o objetivo só pode ser um: a manutenção.
A verdade é que não podemos criticar todos aqueles que nos consideram como um dos candidatos à descida. Conheço bem a Proliga e sei que quase todas as equipas têm planteis mais experientes, mais fortes e alguns deles, inclusivamente, com estrangeiros. Ainda assim, acredito na experiência do nosso treinador Carlos Cabral e na vontade de ganhar dos nossos jovens jogadores. E, claro, acredito que o nosso apoio, o apoio dos adeptos, seja um trunfo a nosso favor.
Boa sorte equipa!


A saída de Catchana


A saída de Catchana veio confirmar que o grande desafio para o treinador do BM vai ser gerir um plantel "só" de titulares. Depois do treinador, registamos  a saida de um atleta. Não pode ser assim, desculpem.



sábado, 14 de outubro de 2017

Cajó


Tenho a melhor das impressões sobre o novo treinador da nossa equipa senior. Nos escalões de formação do Taboeira e do Beira-Mar fez um excelente trabalho. A sua estreia em Lourosa não podia ter sido melhor. Passa a ser o meu treinador, claro. 

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Transfigurado

E eis que depois de duas derrotas que ditaram a saída de Carlos Miguel, o SC Beira-Mar ganha em Lourosa. E logo em casa do Lourosa, que liderava só com vitórias e que é assumidamente candidato. E tem, efetivamente, uma excelente equipa. Mas o SC Beira-Mar, completamente transfigurado, ganhou justamente.
Cajó "montou" muito bem a equipa e os jogadores tiveram excelente atitude.
Em suma, vitória importantíssima porque em caso de derrota, tinjamos a época perdida. Agora, é ganhar em Ovar.



terça-feira, 10 de outubro de 2017

Quem aceitasse, teria que estar prevenido...

 
Não podemos fugir à realidade e esquecer o que tem sido os últimos meses do SC Beira-Mar no tocante a treinadores. No ano passado despediram o homem que tinha subido de divisão na época anterior (Zé Alexandre) e depois também decidiram não ficar com Augusto Semedo. Isto numa época em que a Comissão Administrativa disse sempre que o objectivo não era subir. Já esta temporada, a Direção investiu, assumiu (e bem) o objetivo de subir, mas Carlos Miguel durou apenas três jornadas. Ou seja, Cajó tem que ter a consciência do que o pode esperar. Quem quer que fosse o novo treinador teria sempre que trabalhar sobre o espectro do "chicote". Curiosamente, nestas mudanças todas de treinadores, ha um nome em comum: António Cruz. Primeiro como presidente, agora como homem da Direção responsável pelo futebol. 
E que dizer da escolha Cajó? Fica para um próximo post.


domingo, 8 de outubro de 2017

A vitória de Ribau

Câmara e clube estão a trabalhar em conjunto. As perspetivas para o futuro próximo são boas. Sei do que falo. A vitória de Ribau foi, para o nosso clube, uma boa notícia. Acreditem. Independentemente das vossas "cores" politicas".

sábado, 7 de outubro de 2017

Ainda sobre os UAN


Fui, ainda nos meus tempos de "Diário de Aveiro", o primeiro a destacar publicamente a claque do SC Beira-Mar através de uma entrevista de uma página aos fundadores Nuno e Bruno. Ainda como colaborador do mesmo jornal, lembro-me  de várias peças que escrevi sobre os UAN, entre as quais a "história" de Marcio Pinto, um jovem que na altura chegava  dormir no pavilhão para poder apoiar o nosso clube! Entrevistei mais tarde o Artur Cruz e fui fazendo, também no DesportoAveiro e aqui no Ser Beira-Mar, referências várias, sempre elogiosas, aos Ultras Auri-Negros. A sua dedicação chegou a ser única no universo beiramarense e, isso, nunca poderá ser esquecido. Mas mais do que dedicação, sempre vi nos UAN uma claque diferente, uma claque dissociada de tudo o que de mal normalmente associamos às claques. Também por esta razão, foram alguns os jogos em que viajei com eles e foram muitos os encontros em que estive lado a lado com a claque do nosso emblema.
Quero com isto dizer que nada me move contra a história dos UAN.
Sobre o meu último texto neste blogue, digo-vos que não critico por criticar. Nada disso. Critico quando que devo criticar. Assumo as minhas posições. Mais: o que escrevi sobre o comportamento lamentável dos UAN no jogo com o S. João de Ver, já o devia ter feito. Já no ano passado, tivemos cenas muito tristes no "Mário Duarte" e há muito que vejo na claque apenas um grupo de jovens sem educação e que vão para os jogos mais preocupados em beber cerveja no bar.
O referido texto teve milhares de leitores e o engraçado é que as críticas só surgiram...de elementos da claque.
Tudo isto para dizer que, mesmo com um rol de ameaças, não retiro uma virgula ao conteúdo das minhas críticas, no entanto, também admito que nada me pode servir de motivo para chamar nomes nem aos elementos dos UAN nem a ninguém! E aqui também estive mal e por isso tenho que apresentar as minhas desculpas.
No fundo, o que desejo é voltar a ver a claque a apoiar o nosso clube mas de forma diferente das outras claques. De forma ordeira. De forma a que possamos ter crianças ao seu lado e não estejamos permanentemente a ouvir asneiredo. Se assim for, cá estarei para os elogiar como tantas outras vezes já o fiz.
O SC Beira-Mar não começou bem a época e do que precisa é de paz e apoio de todos! Da minha parte, repito que não faz parte da minha forma de ser, entrar pelo campo das ofensas, mas claro, cá estarei, como sempre, para emitir as minhas opiniões sobre o nosso clube que peço que sejam simplesmente respeitadas. Se critico (positiva ou negativamente) a Direção, porque razão não o poderei fazer em relação a estes comportamentos dos UAN que eu acho o que ninguém aprova?
E que este seja um bom fim de semana para o SC Beira-Mar.

Pedro Neves


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

COMUNICADO dos UAN

Vimos por este meio pedir desculpa à direção do clube Sport Clube Beira-Mar e a todos os seus simpatizantes pelos comportamentos irrefletidos do passado sábado. Não está na ética dos Ultras Auri-Negros passar uma imagem negativa pois sabemos o peso que tem estes comportamentos. Após uma introspecção decidimos fazer este pedido de desculpas publico para que entendam que todos os humanos erram e nós não somos isentos de erros! Errar é humano e assumir o erro é maturidade!
Estamos todos pelo mesmo : pelo bem do clube!

UAN SEMPRE!

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A saída de Carlos Miguel e as tristes figuras de meia duzia de garotos


Por norma, sou contra as chicotadas psicológicas. Salvo raras exceções, sou quase sempre contra a decisão de fazer do treinador o «bode expiatório» para os maus resultados. Relativamente a «chicotadas» à terceira jornada, seja em que clube e que competição for, sou ainda mais crítico.
Sobre a saída de Carlos Miguel, e ainda que este campeonato esteja a ser verdadeiramente dececionante, apanhou-me totalmente de surpresa.
Disse-o no início e volto a repetir: gosto do Carlos Miguel. Seria o homem ideal para nos levar à subida de divisão? Não sei, o que sei é que não me parece fazer sentido esta rescisão à terceira jornada. O que sei é que Carlos Miguel é beiramarense, daí, sinceramente não perceber como é que se pode ler «por aí» tanto e tanto comentário a pedir este e aquele treinador por ser do Beira-Mar! Deixem-se de tretas porque o Carlos Miguel não é um «tipo» que caiu no clube de para-quedas. Não. É de Aveiro, filho de um ex. jogador do Beira-Mar, foi formado no Beira-Mar, jogou nos seniores do Beira-Mar e foi com enorme orgulho que «pegou» este ano na equipa. Gosta tanto do Beira-Mar como muitos outros nomes que por aí são pedidos. Pode vir um treinador que saiba mais de futebol? Até pode, agora, não digam é que vem alguém que goste mais do Beira-Mar que Carlos Miguel.
Não sou advogado de defesa do «mister», até porque dando-me bem com ele, não tenho uma ligação próxima, agora, o que não posso aceitar é tanta estupidez, tanta maledicência, tanta ignorância que vai sendo revelada aí pelas redes sociais…
No meio disto tudo, deparamo-nos com mais umas tantas cenas tristes protagonizadas por meia dúzia de miúdos que agora, por fazerem parte dos UAN, se julgam mais beiramarenses do que todos nós, adeptos de verdade. Miudos que só são do Beira-Mar até ao dia em que jogarmos com os ditos «grandes». Esses mesmos miúdos que, depois de termos perdido com o Estarreja (vindo do Campeonato de Portugal e também candidato à subida), foram colocar uma tarja no «Mário Duarte» com recados à equipa. Repito: à segunda jornada! Mas o que é isto? Esta gente vê na televisão as tristes cenas das claques dos grandes, e no lugar de se desmarcarem destas tristes cenas, não, fazem exatamente o mesmo. Mas pronto, já devem estar contentes porque o Carlos Miguel já saiu…
Isto é tão surreal que já cheguei a ouvir gente apelar ao regresso do Zé Alexandre; quando tínhamos o Zé, só queriam é que ele saísse. Como queriam a saída de Augusto Semedo…nenhum presta. São todos muito bons quando não estão no Beira-Mar; depois entram no clube, perder-se uns jogos e pronto, é mandá-los embora…

domingo, 1 de outubro de 2017

Juniores no segundo lugar

Já aqui disse e repito: gosto muito da nossa equipa de juniores. E não o digo só porque está a ganhar. Digo-o porque revela um espírito incrível, porque tem um bom treinador, porque joga bem e porque tem excelentes jogadores. Saiba o clube aproveitá-los na próxima época...
Ontem em Pombal, mesmo deparando-se com uma arbitragem que não esteve bem e mesmo tendo estado a perder já na segunda parte, soube dar a volta e somar a quarta vitória consecutiva no campeonato. Excelente. E com este triunfo por 1-2 já estamos isolados no segundo lugar.


Descalabro


 foto de ana vinagre

O que dizer da partida e do resultado de ontem com o S. João de Ver? Não é fácil... a verdade é que se construiu um plantel que muitos dizem ser capaz de jogar no Campeonato de Portugal,  mas caso o Beira-Mar perca domingo em Lourosa, fica a nove pontes do líder e com a época praticamente acabada. Incrível...