segunda-feira, 31 de maio de 2010

O regresso do Fernando!



Fernando Santos está de regresso a «casa»!
A secção de basquetebol do SC Beira-Mar não perdeu tempo e escolheu o ex.treinador da Universidade de Aveiro para substituir Matt Nover no comando técnico da equipa sénior masculina. Estou feliz pelo Fernando, que sei que é um homem da «casa» e que gosta do clube e porque me parece que é uma escolha acertada e que pode servir ao próprio Fernando para dar mais um passo em frente na sua ainda curta carreira de treinador.
Boa sorte, Fernando!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A próxima época já mexe

1 - Fangueiro


É com pena que vejo partir Fangueiro. Jogador de classe, foi vitima de lesões, ainda assim, julgo que foi mal aproveitado por Leandro Jardim. Do pouco que privei com Fangueiro, deu para ver que se trata de um excelente profissional e que sempre defendeu o Beira-Mar com «unhas e dentes»


2 - Tatu




Leandro Tatu foi um dos jogadores em maior evidência na passada edição da Liga Vitalis, por isso, é com bons olhos que o vejo no Beira-Mar. Avançado brasileiro, já perfeitamente adaptado ao futebol nacional (passou pela Naval, Paços, Leixões, Aves), faz da velocidade e da técnica individual, as suas principais «armas». Julgo que pode ser mesmo reforço.


3 - Hugo


O «capitão» renovou! Apesar de começar a revelar falta de velocidade, foi um dos nossos melhores jogadores ao longo de toda a temporada. Julgo que foi positiva para nós a sua renovação de contrato.

domingo, 23 de maio de 2010

Estabilidade

Vamos ter uma Direcção, liderada por Mário Costa, elemento da ex. Comissão Administrativa, o que à partida permite ao clube alguma estabilidade. Mas nesta altura de defeso, não quero deixar de endereçar os parabéns à antiga CA, pelo trabalho realizado, culminado com a subida de divisão e com o cumprimento das obrigações salariais.

O clube estava em vias de acabar e só com a coragem de um grupo de grandes beiramarenses, foi possível evitar o fim. O objectivo era fazer a gestão corrente do clube e apresentar aos sócios uma proposta para a criação de uma sad para o futebol profissional. Ou seja, cumpriu com os objectivos e também por isso ainda hoje estou para perceber porque razão os sócios «chumbaram» a SAD.

Ainda assim, da ex. Comissão Administrativa surgiu uma Direcção que, sem perder tempo, já conseguiu renovar com Leonardo Jardim, outra boa razão para conseguirmos estabilidade.

O futuro é já a seguir.

sábado, 22 de maio de 2010

Despedida sem brilho

O Beira-Mar despediu-se da 3ª Divisão nacional, em futsal, com mais uma derrota (1-4), desta feita, em casa, com o S. João que logrou a subida de divisão. Uma despedida sem brilho e na próxima época lá estremos nos «distritais».

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Até sempre Tozé!


Não são palavras de circunstancia. Não, nada disso. Soube hoje, a meio da tarde, da morte do Tozé Bartolomeu e fiquei chocado. Não queria acreditar. Por muitas razões, mas razões simples.

O Tozé era um grande beiramarense, um verdadeiro aveirense, mas acima de tudo era um homem bom. É dificil haver alguém que possa apontar o que quer que seja ao Tozé.

Nos dez anos que levei de Diário de Aveiro, o Tozé foi sempre para mim uma referência. Pela paixão que tinha pela rádio, pelo Beira-Mar, mas acima de tudo, pelo trato, pela educação, pela camaradagem. São muitas e boas as recordações que vou guardar para sempre do Tozé.

Mas a vida é assim e a morte nao escolhe idades...

Tozé, descansa em paz e que Deus esteja sempre contigo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mas que grande campeonato!

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar «fechou» a época com uma vitória sobre o Sporting de Braga, por 1-0. Foi o culminar de uma grande temporada, por certo, a melhor dos últimos vinte anos!

A formação treinada por Alberto Rainho, depois de vencer a primeira fase da Série C, conseguiu duas vitórias na fase final, terminando em terceiro, à frente do Belenenses, apenas a dois pontos do Braga, num grupo ganho pelo FC Porto. Foi muito bom! Parabéns!

quarta-feira, 12 de maio de 2010


terça-feira, 11 de maio de 2010

Rescaldo da festa!


Ninguém no início da época poderia acreditar que o SC Beira-Mar pudesse sagrar-se campeão nacional da II Liga e regressar ao convívio dos «grandes» do futebol nacional! A equipa tinha sido inscrita «em cima do joelho» e ainda me lembro dos críticos do costume virem ao de cima quando os resultados da pré-época só nos trouxeram derrotas. Por isso, e porque a época foi muito muito difícil (a saída de Mano Nunes, o vazio directivo, os ordenados em atraso, a falta de publico no EMA...), este é, para mim, um feito ao nível do alcançado por António Sousa quando venceu a Taça de Portugal.
Leonardo Jardim, que já na época anterior tinha subido o Chaves à Liga Vitalis, é sem duvida o responsável número um por este feito, mas há outros, como eu em breve farei questão de lembrar.
Quanto ao jogo da festa, julgo nem sequer ser necessário emitir opinião sobre a qualidade do mesmo ou tecer qualquer comentário sobre a nossa exibição. O importante é que Kanu marcou o golo que nos deu uma vitória, uma subida de divisão e um título.
O ambiente no estádio foi muito bom. Mais de sete mil espectadores nunca negaram apoio à equipa e no final, não foi possível evitar uma invasão de campo! Pena é que estes sete mil espectadores só tenham aparecido no fim do campeonato e que na grande maioria dos jogos, o Beira-Mar tenha tido mil adeptos nas bancadas. Seja como for, eu até esperava menos publico, porque na semana que antecedeu o jogo, a promoção ao encontro decisivo foi...nula! Inacreditavelmente, nula! Não houve flyers, não houve faixas, cartazes, não houve mesmo nada! Neste aspecto, o Beira-Mar continua um clube amador e a culpa nem sequer é da actual Comissão Administrativa que efectivamente não possui meios para que o clube tenha uma outra máquina organizativa. Não tem, de facto, mas nas vésperas de um jogo que valia uma época, podia mesmo assim ter feito mais!
Mas importa é realçar a festa. Começou no estádio e prolongou-se pelas ruas da cidade. E se é verdade que a grande maioria das pessoas só se lembrou do Beira-Mar no dia da festa, também não deixa de ser verdade que o jogo com o Carregado mostrou que o nosso clube ainda consegue ter a simpatia de muitos aveirenses e que é possível devolver o nosso «emblema» a Aveiro e a toda uma região. Existe potencial para isso.
A festa foi bonita, sim senhor, mas como já muito gente reparou, houve gente para quem este sucesso passou ao lado. A esses senhores, dedicarei em breve um texto de teor bastante critico. Porque há coisas que não mudam em Aveiro...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O título é nosso!

1 Beira-Mar 54
2Portimonense 54
3 Feirense 52
4 Santa Clara 51
5 Oliveirense 49
6 Trofense 45
7 Penafiel 41
8 Fátima 38
9 Dp. Aves 38
10 Gil Vicente 38
11 Estoril 35
12 Freamunde 35
13 Varzim 31
14 Sp. Covilhã 30
15 Chaves 28
16 Carregado 24

domingo, 9 de maio de 2010

Época «assim assim»

A equipa sénior do SC Beira-Mar «fechou» a época 2009/10 com uma derrota em Gaia, sendo assim eliminada do playoff do CNB1, em basquetebol.

Confesso que, no início de época, com o Rui Pedro e o Mauro no plantel, esperava um desempenho mais positivo, ainda assim, o objectivo proposto pela secção - a manutenção - foi alcançada.

O momento alto acabou por ser a vitória sobre uma equipa da Proliga (Angra Basket) na Taça de Portugal e, dos melhores momentos que presenciei, lembro ainda a exibição realizada, no Alboi, frente ao FC Porto.

Para o ano há mais.

Parabéns SC Beira-Mar!


Um grande feito de um clube que continua a ser um grande clube! O SC Beira-Mar é outra vez campeão nacional da II Liga e, na próxima época, vai participar pela 25ª vez no principal escalão do futebol nacional! Em breve, uma abordagem mais alargada sobre a vitória de ontem, sobre o Carregado, por 1-0, e o rescaldo de uma época cheia de problemas, mas, fantástica em termos desportivos!


SC Beira-Mar acolhe torneio de futsal organizado por alunos da Escola Sec. Dr. Jaime Lima



Um grupo de alunos da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Esgueira-Aveiro, e no âmbito da disciplina de Área de Projecto vai levar a cabo um a organização de um torneio de futsal. Este torneio insere-se num projecto de quatro alunos - André Vaz, David Pinho, João Balseiro e João Sousa - e que tem como objectivos promover o desporto na juventude, a divulgação da prática da modalidade, o convívio da população no evento e a preparação dos clubes convidados para a próxima época.

Assim sendo, o Sport Clube Beira-Mar será o clube anfitrião do projecto tendo, tendo cedido o uso do Pavilhão do Alboi nos dias 22 e 23 de Maio para a execução deste projecto.
No torneio estarão envolvidas 8 equipas de futsal do escalão júnior masculino (nascidos em 1992 e 1993) em que estas equipas estarão subdivididas em 2 grupos de 4 equipas, em que na final participarão as equipas vencedoras de cada grupo, dando um total de 13 jogos (6 jogos por grupo + 1 final).
Neste momento já está confirmada a presença de todas as equipas, a saber, o SC Beira-Mar, o Grupo Desportivo da Gafanha, Burgães Futsal e o CRECUS, todos da Associação de Futebol de Aveiro, o Amanhã da Criança, Boavista F.C. e Juventude de Gaia, da Associação de Futebol do Porto e o Viseu Futsal 2001, da Associação de Futebol de Viseu.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Contas para a subida de divisão.

Falta uma jornada para o fim da Liga Vitalis, mas felizmente, para o SC Beira-Mar as contas são fáceis de fazer: basta empatar em casa com o Carregado. Em caso de derrota, necessita que ninguém ganhe ou que ganhe apenas desde que nao seja o Santa Clara. Em caso de vitória, é campeão nacional.

As outras contas para os outros candidatos, podem ser feitas no lugar do costume.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

E a «Sagres» ali tão perto!


Enganaram-se os mais pessimistas que, depois da derrota frente ao Penafiel, já diziam que o SC Beira-Mar ia «morrer na praia» e que estava condenado a não subir de divisão. Esqueceram-se que esta equipa, ao longo de toda a época, revelou sempre grande carácter e que, independentemente de algumas más exibições no EMA, foi, no computo geral, sempre aquela que melhor futebol praticou e que mais regularidade revelou.
A resposta foi dada à campeão: em pleno estádio do Aves, onde nenhum candidato tinha ganho, a equipa aveirense surgiu em campo a «mandar» no jogo e determinada a vencer. E conseguiu-o de uma forma inequívoca e totalmente justa.

Desta forma, a Liga Sagres fica apenas a um ponto de distância! Já podemos atirar foguetes? Ainda não, claro, mas é óbvio que se não subirmos, será uma autêntica catástrofe! Jogamos em Aveiro, frente ao já despromovido Carregado e basta um empate! Temos tudo para acreditar que o regresso ao escalão principal do futebol português está prestes a acontecer!
Apoio, precisa-se! Lembro que Portimonense e Feirense, nesta jornada, tiveram cinco e quatro mil espectadores presentes no seus estádios! Lembro, que o SC Beira-Mar não conseguiu encher três autocarros que por acaso até eram de borla! Mas, ok, vamos acreditar que, no mínimo, vamos ter cinco mil espectadores nas bancadas e que mesmo aqueles que só lá vão neste jogo, possam contribuir com o seu apoio e que possam ajudar o Beira-Mar a ganhar a sagrar-se mais uma vez campeão nacional da Liga de Honra! Está quase!

sábado, 1 de maio de 2010

Futsal desce de divisão

Depois de uma ascensão rápida (da segunda divisão distrital à segunda nacional), o SC Beira-Mar desceu a pique: primeiro a terceira nacional, esta época, a descida aos «distritais».

Uma época mal projectada, uma mudança de treinador que acabou por mostrar uma equipa que, mesmo mais jovem e que perdeu muitos atletas, passou a ser mais competitiva, a jogar melhor, mas insuficiente para evitar a descida. A «machada final» foi no passado fim de semana, com mais uma derrota tangencial no Alboi, pelo que, o jogo de hoje, na casa do Bom Pastor, pouco ou nada já interessa para as nossas cores.

Agora há que repensar o futuro. São publicas as dificuldades financeiras, mas é preciso projectar a secção no seu todo e pensar na melhor forma do SC Beira-Mar regressar aos «nacionais».