No ano passado, e depois de Mano Nunes e seus pares terem abandonado o clube na sequência da «negociata» com a CMA, o clube esteve praticamente ao abandono e a ser gerido pelo presidente da Assembleia-geral Artur Moreira. Mas eis que surge um grupo de brandes beiramarenses, liderados por António Regala e o clube consegue «manter-se» e terminar a época com ordenados em dia e, acima de tudo, ser campeão nacional e subir à I Liga.
Pois bem, desta CA surge uma Direcção e tudo é esquecido num ápice. O Nuno chama-lhe uma «Direcção de fé» e tal como o Mais Beira-Mar critica o novo elenco directivo por falta de um projecto! Mas eu pergunto: face à ameaça permanente das penhoras colocadas por espanhois e por antigos dirigentes que colocaram o clube nesta situação, que projecto poderá haver? Mas quem é que teve projecto nestes últimos anos perante um cenário catastrófico? O Mano Nunes teve projecto? O Jorge Greno, sondado, teve um projecto? Quem apareceu com uma solução para salvar o «buraco» em que o Beira-Mar se encontra? NINGUÉM!
Eu no lugar de chamar a esta Direcção uma «Direcção de fé», prefiro chamar-lhe uma Direcção de Muita Coragem!
Há credores do clube? Há, mas também já estamos fartos de ouvir o nosso novo presidente que o clube quer pagar, agora, como é óbvio, não há forma de o fazer na totalidade de um dia para o outro. Ou há?
O Sérgio também já é muito critico para uma Direcção que ainda nem sequer começou a exercer, mas pergunto se não teria sido muito mais prudente, o próprio Sérgio criticar o facto de termos uma Câmara Municipal de Aveiro que deve ser a única (juntamente com a do Porto) que não foi capaz de receber o clube, logo após este ter sido campeão nacional! Isso, o Sérgio não criticou. Basta comparar com alguns exemplos: o Vagos foi campeão nacional de basquetebol feminino e teve o reconhecimento da sua Autarquia; o Farense subiu à segunda divisão nacional e foi recebido pela Câmara; o Portimonense, que nem sequer foi campeão, subiu de divisão e no dia em que conseguiu esse feito, tinha a Câmara, às três da manhã, à sua espera; o Benfica foi o que se viu... e muitos mais exemplos podiam ser dados.
Faltam ideias a esta nova Direcçao? Talvez, mas só o facto de se terem candidatado, já é motivo para agradecermos a estes cinco beiramarenses. Os ilustres, os «doutores», a «gente de dinheiro», os empresários...porque não o fizeram?
Temos que ter calma e sermos mais moderados. Ainda é muito cedo para se criticar uma Direcção que, para já, tenta construir um plantel digno (já renovou com o técnico e isso ninguém refere) e tenta fazer com que o clube não feche portas. Sim, porque será possível mais do que isto perante o cenário que todos conhecem?
Apoio, precisa-se. Comigo, não contem, para nesta fase de defeso, começar já a fazer juízos de valor e criticas injustas se compararmos o que foi a gestão danosa e interpretada por tantos e tantos incompetentes durante os ultimos anos!
Força Beira-Mar!
Meu caro Pedro:
ResponderEliminarjulgo que pela primeira, mas será, certamente, a última vez deixo aqui, se me permites, um comentário/perguntas.
Onde, reforço, onde é que tu lês uma crítica minha aos actuais dirigentes que vão ser eleitos no próximo Sábado? Repito: onde é que lês?
A tua "sede" de me expores à verborreia alheia, sob a capa do cobarde anonimato, é tanta e tão feroz, que nem te dás ao trabalho, porque provavelmente não mereço, de leres o que escrevo. Será possível que ainda não tenhas lido em lado algum a minha opinião de que a autarquia deveria ter recebido os nossos campeões? Será possível que ainda não tenhas lido em lado algum a minha crítica à Câmara por falhar no diálogo e compromissos com os clubes aveirenses?
Será possível tudo isto?
SL
Sergio: basta ver o titulo do teu ultimo post! Não é uma critica! Eu, admito o sentimento de alguma decepçao por falta do «tal projecto», mas...quem é que apareceu com o tal projecto??
ResponderEliminarSegundo, nao tenho nenhuma «sede» em te expor e sabes bem que ainda ultimamente fiz uma referencia elogiosa a um outro texto teu.
Isso é uma ideia disparatada. Aqui, debato o Beira-Mar e como tb tens um blogue é normal fazer referencia ao que escreves.
Cumprimentos
Pedro, dou-te razão em apenas parte do que dizes, mas noutras coisas há que criticar e não ficar de braços cruzados.
ResponderEliminarConcordo contigo que é uma candidatura de coragem, mas isso não lhes dá o direito de serem uma candidatura do desleixo.
Acima de tudo relembro-te que havia de facto alternativas a esta direcção. Chamava-se SAD e não foi para a frente porque a ainda CA se comprometeu a formar direcção se necessário e a libertar 1M€ por ano. Enebriou os sócios com uma promessa tão atraente e estes facilmente rejeitaram a melhor das opções que tinhamos.
Uma coisa que me espanta no teu texto é referires que o Mano Nunes e seus pares abandonaram o clube. Nunca te pensei tão mal informado. A equipa de futebol do Beira-Mar conseguiu o que conseguiu na última época porque o Mano Nunes se manteve nos bastidores a liderar o clube e a dar mais de si, como sempre.
É muito bom termos o MaisBeiraMar a alertar para os assuntos que são do interesse dos sócios e a lançar a discussão acerca do "programa" apresentado. Dos que têm aparecido a defender a Direcção (tu incluido), toda a gente se resigna ao facto de não ser possível fazer mais e isso é, no mínimo, pouco ambicioso.
Neste programa deviam estar listados detalhes de como suprimir as principais lacunas do clube, como fazer aumentar a sua base de apoio e como fazer o clube florescer de novo, com a ressalva, claro, de que isto só será possível fazer se o clube tiver liberdade financeira para o fazer. O "programa" que é apresentado é derrotista e assume que as dificuldades do clube são impossíveis de ultrapassar. Ameaças de demissão ainda antes de serem eleitos são inuteis e se calhar deveriam ter sido feitas antes de se votar a SAD, na altura em que se prometeu libertar 1M€ por ano.
Para não ser mal interpretado quero explicitamente reiterar o meu apoio a esta direcção a quem estou agradecido que se candidate a liderar os destinos do clube; estou agradecido, mas não estou subserviente na opinião.
Estes candidatos manietaram as eleições.
ResponderEliminarSe estivesse na ultima assembleia geral tinha ouvido eles proprios que se comprometeram apresentar uma proposta de SAD, dizer cobras e lagartos terminando e influenciando com o voto contra.
O Sr. Cachide disse estar disponivel para uma direcção ao que responderam que tambem iam ser candidatos, que tinham estudado muito bem o orçamento e que ainda podiam pagar 1 milhão por ano para pagar aos credores.
Com estes pressupostos, quem é que se ia candidatar?
Porquê agora outro o discurso?
Olhe, que tenham secesso.
Pedro,
ResponderEliminarPodia dizer-te tanta coisa, mas remeto-te para o comentário do Daniel que, apesar de estar longe, parece que consegue ver melhor do que muitos que estão perto. Se quiseres perceber melhor a que fé é que eu me refiro relativamente a esta candidatura, dá uma saltada ao blog do Sérgio e lê pf os comentários que lá deixei.
Em breve, escreverei mais qualquer coisa no BN, sobretudo, sobre algo que me parece que todos se esquecem. É que para sanear financeiramente o clube, é preciso saber gerar receitas e saber fazer investimentos. E para investir, é preciso ter um rumo, uma estratégia. Algo tão simples quanto isto e que não está no documento que foi distribuído pelos candidatos esta semana.
Um abraço.
... renovou com o técnico e isso ninguém refere... faltou acrescentar "principescamente". renovou principescamente com o técnico. para um clube falido... logo o técnico que tinha tantos clubes interessados... mas boa sorte para ele, claro, que será a nossa...
ResponderEliminarPaulo T
Sou sócia desde a 2ªfeira posso votar? A idade também interessa ou não?
ResponderEliminarRespeito merecem os sócios.
ResponderEliminarEste post é uma visão lúcida, honesta, humilde e pragmática sobre a actual actividade directiva do BM.
ResponderEliminarEstou inteiramente de acordo com o facto de esta ser uma "Direcção de Coragem".
Contra palpites, fanfarronices, "projectos", que se desfazem na areia em espuma, que nem sequer são apresentados pelos iluminados, é necessário opor com firmeza o trabalho e apoio ao Beira-Mar.
Juntos em volta do Beira-Mar, directores, sócios, adeptos e gentes da região intermunicipal de Aveiro (esperemos que os políticos também marquem presença responsável) todos temos um duplo desafio pela frente:
- promover a sobrevivência do Beira-Mar como clube
- permanecer na Liga Sagres.
Elias Roberto