domingo, 25 de outubro de 2015

Juvenis ganham; juniores perdem

Os nossos juvenis ganharam hoje ao Tondela, mas verdade seja dita, foram felizes. Que excelente equipa tem o Tondela. Quanto aos juniores, derrota surpreendente no reduto do último classificado e, se dúvidas existissem, eis que fica demonstrado que temos equipa apenas para lutar pela manutenção na segunda divisão nacional. 

domingo, 18 de outubro de 2015

O primeiro de três

Tivemos hoje o primeiro de três jogos consecutivos em casa. É importante ganhar os três, O primeiro já está. 3-0 ao Beira Vouga, uma equipa que tradicionalmente discute os primeiros lugares no campeonato. Segue-se o Santiais, adversário mais modesto e que também tem que perder no Mário Duarte já no próximo fim de semana. Não pode ser de outra forma. 

Dois pontos perdidos

No regresso do futebol ao EMA, os nossos juniores não foram além de uma igualdade a duas bolas com o Vigor Mocidade. Dois pontos perdidos. Olhamos para a classificação e logo concluímos que este jogo tinha que ser ganho.

sábado, 17 de outubro de 2015

André Silva na Seleção Nacional

 

André Silva, atleta Sub16 de basquetebol, foi convocado para a Seleção Nacional. Não é para qualquer um. Parabéns! 



Mister Peão














Eu devia ter uns 13, 14 anos, quando acompanhava esta foto que aqui publico. Trata-se da foto da equipa de infantis do SC Beira-Mar, onde jogava o meu primo Nuno Barreto e, curiosamente, o Paulo «preto» que depois viria a ser jogador de basquetebol no Esgueira e no Aveiro Basket. Estávamos na década de oitenta, época em que o Mister Manuel Peão era um referência e um exemplo do nosso futebol de formação. Nunca mais o vi, não sei sequer se ainda é vivo, mas recordo-o com saudade.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Inesperado

Não estava à espera. Pelo que acompanhei da pré-época, pelos resultados que a equipa obteve nesta fase, por tudo o que fui falando com pessoal que conhece bem a modalidade, por todas as razões não estava à espera que o SC Beira-Mar perdesse em «casa» com o Monte e, ainda por cima, por números que não deixam dúvidas quanto à justiça do resultado. Será que temos mesmo equipa para lutar pela subida à segunda divisão nacional de andebol?

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pedro Moreira!

O jogo do passado domingo permitiu que Pedro Moreira, na sua 14ª época como jogador sénior, marcasse o seu primeiro golo da carreira. E que golo! Um remate de pé esquerdo, colocado, sem hipóteses para o guarda-redes do Pinheirense! Fantástico!
Mais do que ninguém, o nosso capitão merecia este golo!
Já tinha excelente impressão do Pedro Moreira pela época que teve como treinador do meu filho e pelo profissionalismo que sempre revelou ao serviço do nosso clube, mas depois da reportagem que vi na SportTV, o meu respeito e a minha admiração aumentou ainda mais!


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Viva os nossos Sub13!

No passado domingo, assisti ao primeiro jogo dos nossos Sub13, equipa da qual faz parte o meu mais novo. E a estreia não podia ter sido melhor: vitória por 4-2 (no escalão de Sub13 jogam-se seis períodos e contabiliza-se as vitórias por períodos) sobre o Enesse, de Oliveira de Azeméis. Mais do que a vitória, foi lindo ver o apoio dos pais, a «genica» dos miúdos, o espírito coletivo demonstrado, tudo predicados que comprovam o quanto se trabalha bem na secção de basquetebol do nosso clube. Mesmo com condições péssimas. Mas Rui Pedro e companhia não desistem!


Pinheirense - Beira-Mar aquém do esperado no Diário de Aveiro

 

A queda do SC Beira-Mar aos distritais não provocou no Diário de Aveiro um destaque menor nas suas páginas. Antes pelo contrário. O jornal aveirense tem, diariamente, feito um excelente acompanhamento da equipa senior, fruto do não menos excelente trabalho levado a cabo pelo Jorge Maia Valente. E talvez por isto, na edição de hoje, tenha ficado algo desiludido com o destaque dado ao jogo de ontem em Pinheiro de Bemposta. Sobre o jogo propriamente dito, apenas umas linhas, sem ficha de jogo, sem «caixas» à volta do jogo. E que «caixas» este jogo teria proporcionado. Foi pena.



domingo, 11 de outubro de 2015

Cilio! Cilio! Cilio!

É óbvio que quero o Beira-Mar a jogar ao mais alto nível, mas a verdade é que me está a dar gozo ver o meu clube jogar na segunda distrital. Hoje, jogo típico de «distrital». «Peladão», luta, árbitro fraquinho e pão com chouriço à beira das quatro linhas. E ganhámos!
Ganhámos com mais facilidade do que estava à espera, até porque o Pinheirense é uma equipa com muitos anos de 1ª distrital e muito experiente nestas andanças. Mas nós impusemos o nosso jogo e soubemos aproveitar bem as oportunidades que dispusemos na primeira parte. E depois, no segundo tempo. gerimos o resultado, jogámos mais em contra-ataque, mas ainda conseguimos ampliar a vantagem com um terceiro golo de Cilio.
Já aqui tinha dito, que o avançado brasileiro, mais tarde ou mais cedo, viria a «fazer mossa» neste campeonato. Hoje esteve impressionante. Ganhou tudo de cabeça, veio atrás lançar contra-ataques, está na jogada do golo de Pedro Moreira e...fez três golos!
De resto, a equipa mostrou mais uma vez possuir jogadores de recorte técnico muito acima da média nesta divisão, mas soube ser humilde e jogar feio quando foi preciso.
Destaco o regresso do Cristiano - muito bem a «central» e, pela negativa - lamento-o dizer, mais uma vez a atuação do nosso guarda-redes. Uma aflição. Num jogo tão fácil, todas as vezes em que foi chamado a intervir, foi um fartote. Mau demais. Não acredito que o suplente não seja melhor.
Por fim, uma palavra para os adeptos: não foram tantos como em Oiã, mas mesmo com tempo chuvoso, foram muitos aqueles que se deslocaram a Pinheiro da Bemposta. Onde o Beira-Mar vai este ano, é receita garantida.
Força rapazes!

sábado, 10 de outubro de 2015

Boa sorte andebol!

 

À semelhança do basquetebol, também o andebol começa a competir este fim de semana. Mesmo com a agravante de ter que jogar em Angeja, aqui temos uma situação contrária ao basquetebol: excelente a forma como tem sido divulgado e promovido este projeto. Esta equipa e esta secção merecem a melhor sorte do mundo. Julgo estarem reunidas condições para subirmos de divisão! Só espero que não seja mais um projeto efémero e que seja «posto a baixo» por esta ou por uma outra Direção qualquer que venha com a conversa do costuma...«não há condições financeiras, não podíamos manter a equipa sénior», etc, etc. A conversa do costume ao longo de décadas e que tem servido para colocar sempre à frente os interesses do futebol, Mesmo que este esteja na segunda divisão distrital e haja, por exemplo, uma equipa na segunda divisão NACIONAL de futsal. 

Começa o basquete, mas...

Não houve jogo de apresentação, o plantel não foi dado a conhecer. Agrada-me este projeto conjunto entre o SC Beira-Mar e AAUAv mas há que reconhecer que não se está a trabalhar bem na promoção desta equipa junto dos adeptos da modalidade e do nosso clube. Os responsáveis pela equipa deviam perceber que Aveiro gosta de basquete e que o SC Beira-Mar é um histórico da modalidade para promoverem a equipa de uma outra forma.



domingo, 4 de outubro de 2015

A primeira já está!

A primeira vitória na 2ª distrital foi conseguida hoje num «Mário Duarte» com muita gente! Lindo, mesmo! Venha quem vier, só um grande clube pode levar milhares de pessoas a ver um jogo da segunda divisão distrital!

O jogo foi de sentido único, mas só por uma vez, marcámos. Mas chega. Força Beira!

sábado, 3 de outubro de 2015

Primeira derrota dos juniores

Os nossos juniores foram hoje «degolados»: 1-5 com a Naval. A equipa da Figueira da Foz, reforçada com jogadores de várias proveniências, é de outra galáxia! Só um milagre impedirá de subirem à 1ª divisão nacional da categoria. Para já, tem tudo vitórias.

O último jogo que queria perder


Vejo ao vivo o SC Beira-Mar desde miúdo, fruto do beiramarismo herdado do meu saudoso pai. 
Ao longo de cerca de quarenta anos, devo ter estado em mais de 300 campos por esse país fora a acompanhar o grande SC Beira-Mar. Tenho memórias de deslocações desde os meus primeiros anos. Lembro-me de um jogo em Braga, em que perdemos mas garantimos a manutenção na primeira divisão e que nos trouxe problemas (cerca de trinta autocarros!) no regresso a Aveiro e quando passámos em Famalicão. Lembro-me das deslocações com as «Águias Douradas» (na memória um jogo em Alcobaça em que vim de lá com a cabeça partida».
Décadas de deslocações e de estádios. Lembro-me perfeitamente os tempos em que na extinta segunda divisão nacional, uma deslocação ao Fontelo, em Viseu, era uma festa. Milhares de pessoas de Aveiro acompanhavam o SC Beira-Mar. Lembro-me o que eram os derbys em Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Estarreja. Campos cheios mas sempre com mais adeptos do nosso clube.
Depois as deslocações enquanto equipa de primeira divisão e primeira Liga. Só não fui às ilhas! 
São muitos anos de SC Beira-Mar sempre num nível elevado. Uns anos de segunda divisão nacional, mas de resto, II e I Liga. 
De um momento para o outro, o choque: a queda à II Divisão distrital. Custou-me muito. Ainda assim, esta é a realidade atual e é nessa realidade que nos temos que inserir. Tem sido muito bonito ver o regresso dos adeptos, a envolvencia com a cidade, a recuperação do Mário Duarte. 
Ainda que eu sempre tenha defendido que as pessoas se afastaram do clube por muitas razões que não o EMA (o Braga cresceu com um estádio novo e que não fica no centro da cidade; o problema nunca foi o novo estádio, o problema foram sempre as pessoas - portugueses, iranianos e italianos - que «geriram» o clube nestes tempos de EMA e foi isso que afastou as pessoas), também percebo que o regresso ao Mário Duarte traga entusiasmo a muitas pessoas. Ok, o Mário Duarte dá e sobra para uma segunda divisão distrital, mas para um SC Beira-Mar com que eu sempre sonhei, é insuficiente e só quem não anda no futebol é que não pode compreender isso.
Bom, mas a realidade hoje é distrital, é Mário Duarte e aqui nunca é demais destacar duas coisas:
- a vergonhosa falta de apoio da nossa Câmara naquele que foi todo o trabalho de recuperação do estádio;
- e a grande obra levada a cabo por adeptos que são autênticos heróis. Não posso ser eu, que não fui lá, a vir para aqui «armar-me» em benfeitor e benemérito...como tenho também visto por aí. 
Isto, ou seja, o alheamento da nossa Autarquia e o trabalho a cabo por voluntários que resultou no estado lindo que o Mário Duarte apresenta, nunca podem ser esquecidos.
A verdade, e por tudo aquilo que passei com o nosso clube ao longo de décadas, nunca pude imaginar que um dia..o iria ver jogar oficialmente no relvado do clube da...terra para onde vim viver um ano depois de ter casado. Há coisas do «caneco»! Oiã! Quem diria?
Não podia faltar! Tinha a sensação que viria muita gente de Aveiro mas nunca pude imaginar ver uma bancada cheia de beiramarenses e mais de 1200 espetadores no campo da Marinha. Recordei anos passados e longínquos. Vi treinadores e atletas da formação, elementos da Direção, famílias completas, gente que já não via a ver o Beira-Mar há muitos anos, gente jovem, menos jovem...uma romaria, uma festa! Este era o último jogo que eu queria perder...mas perdi. Porque o futebol tem destas coisas; nem sempre ganha a melhor equipa.

O JOGO

Sinceramente, gostei da nossa equipa. Joga bom futebol. Futebol de qualidade pouco visto num «distrital». Perdemos porque o Oiã aproveitou praticamente as duas oportunidades que dispôs. 
Apesar da quebra de rendimento na segunda parte (a pré-época não existiu, serviu apenas para fazer experiências, angariar jogadores e treinar em condições fracas), nunca merecemos perder. 
Individualmente, vamos sofrer muito com o guarda-redes que temos na baliza (e não digo isto por causa do frango que deu mas pelo que conheço do jogador) e acho que Rui Dolores, por muita vontade em ajudar que tenha, já nem para a segunda distrital apresenta condições para jogar. Ou vai continuar a jogar só para «bater» livres?
Mark Vale é craque e não percebo como não joga no mínimo no CNS; Cilio, obviamente, já não é o mesmo mas acredito que nos vai dar alegrias; e fico com a sensação que nos falta um segundo avançado de qualidade. Mas repito: acredito que possamos lutar pela subida, embora me convença cada vez mais que o SC Vista Alegre está muito forte e a jogar muito. 
Domingo, há que começar a ganhar,,,sim, porque é preciso ganhar! Força Beira! 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Primeiro ponto para os iniciados

Depois da derrota na jornada inaugural do campeonato distrital da 1ª divisão, os iniciados empataram em «casa» com o Paços de Brandão a uma bola.
Ao intervalo, os visitantes venciam (bem) por um a zero, mas na segunda parte, a equipa beiramarense, sempre com boa atitude, conseguiu o empate com justiça.
Boa atitude global da equipa. Fico com a ideia que o Zé Guilherme está a conseguir fazer evoluir a equipa.