segunda-feira, 13 de junho de 2011

A continuidade de Fernando Santos



Fernando Santos vai continuar como treinador da equipa sénior de basquetebol do SC Beira-Mar, passando ainda a acumular a responsabilidade das equipas de Sub18 e Sub20. Percebe-se a intenção: conseguir tirar o máximo partido dos jogadores da Formação que possam interessar à equipa sénior.


Sou sincero: a opção por fazer permanecer Fernando Santos, não me choca mas surpreendeu-me um pouco. É verdade que o SC Beira-Mar, nestes últimos dois anos, continuou a evoluir em termos de resultados e que ficar em segundo na Zona Norte do CNB1, não pode ser considerado como um mau desempenho, mas, se não olharmos apenas para a classificação final, e pensarmos que Fernando Santos tinha ao seu dispor o melhor e mais experiente plantel do campeonato, talvez fosse de exigir mais.

A Oliveirense venceu e subiu à Proliga porque foi sempre mais equipa. É verdade que, possuindo um americano e um atleta na plenitude das suas capacidades como acontece com o João Abreu, tinha responsabilidades acrescidas, mas, como se viu nos jogos da final, julgo que não foi por aí que o SC Beira-Mar perdeu. A nossa equipa foi sempre guerreira, foi sempre extremamente aguerrida e abnegada em termos defensivos, mas faltou-lhe jogar mais colectivamente em termos ofensivos, faltou-lhe uma melhor gestão ao nível das substituições e faltou-lhe jogar menos «basquete de rua», do género «decide quem está com a bola nas mãos»!

De qualquer das maneiras, a secção de basquetebol optou pela continuidade de Fernando Santos e só temos que respeitar essa decisão. Acredito que o Fernando, um «homem da casa», também ele esteja ainda a aprender e a evoluir, e por isso só tem que ser apoiado. Acredito no projecto do basquetebol e acredito que, de futuro, os resultados possam ainda ser mais positivos.

4 comentários:

  1. Nesta análise estás a separar águas que não são para serem separadas. O Beira-Mar tinha a equipa que tinha, porque tinha o treinador que tinha. Não foi a direcção do Beira-Mar, não foram os seccionistas, não foi o roupeiro, não foi mais ninguém senão o Fernando a reconstruir a equipa que, se bem te lembras, no fim da época passada, era uma manta de retalhos.
    Não concordo com a tua comparação e conclusões que tiras quando comparas a Oliveirense e o Beira-Mar. Quem tem o orçamento maior e investe num americano que a este nível faz muita moça, é favorito. Se a isso somares aqueles 2 jogadores a jogar aquilo tudo, bem fora do nível desta divisão, não sobram dúvidas que ganhou e bem, não quem tinha mais armas, mas quem tinha as melhores armas. Se fosse uma final à melhor de 7, ter mais armas talvez se fizesse notar; sendo uma final à melhor de 3, são as melhores armas que fazem a diferença.
    O estilo de jogo do Beira-Mar na final, foi o estilo que levou a equipa até essa etapa. Não é basquete de rua, mas jogo baseado nos fundamentos básicos.
    Estou muito contente com esta renovação e especialmente com a extensão das responsabilidades do Fernando.

    ResponderEliminar
  2. O Fernando Santos é um treinador profissional de basquetebol. Conheces algum treinador profissional que aposte tanto na sua formação como este?
    O Fernando Santos já foi treinador em 3 Campeonatos da Europa e 1 Campeonato do Mundo. Não seria menos presunçoso pensares que és tu quem ainda está a aprender e a evoluir com ele?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo: eu nao sou jogador, nem treinador, por isso, nada tenho a aprender. Tenho a minha opinião, e assumu-a. Não me escondo. Nao critico, por criticar. Mais: acho que a época foi globalmente positiva e esse facto nao pode deixar de estar associado ao treinador. Mas, julgo que se podia ter ido mais longe...
    Por ultimo: ninguem no basquete do BM é profissional.

    Pedro Neves

    ResponderEliminar
  4. Treinador de basquetebol profissional? enfim ..

    ResponderEliminar