quarta-feira, 10 de março de 2010

Ainda o basquetebol do SC Beira-Mar!


Na sequência do post anterior «Falta de respeito», escrito por mim aqui no Ser Beira-Mar, o dirigente da secção de basquetebol do SC Beira-Mar, Francisco Dias, aproveitando a «deixa», decidiu criticar-me no Bancada Norte, porque, segundo o próprio, eu, que só tenho vindo a «deitar a baixo» o basquetebol do BM, não tenho moral para criticar o Sérgio Loureiro!

Como é óbvio, acho que o Francisco Dias esteve mal, mas adianto desde já que não é por isso que vou fazer juízos de valor sobre o próprio ou mudar o que quer que seja sobre o que penso da pessoa em causa. Nada disso. Mas...

Mas comecemos pelo basquetebol sénior masculino do nosso clube!
Estive no EMA, enquanto adepto e aquando da apresentação da equipa que iria estrear-se no CNB1 e o que vi na altura deixou-me entusiasmado: um plantel formado na sua grande maioria por jogadores que tinham sido campeões nacionais no CNB2 e a entrada do Bruno, do André e do Daniel, nomes com valor mais do que suficiente para jogar no CNB1 e que compensariam bem as saídas. Perante isto, tínhamos uma equipa que mantinha, entre outros, o Mauro e o Rui Pedro (que equipa do campeonato tem uma dupla de bases desta qualidade?) e «postes» como o Nuno Alves, ao qual se juntou mais tarde o João Silva e ainda o Rui Gomes. Ou seja, na minha opinião, tínhamos plantel para lutar pela subida. Mas sem qualquer tipo de duvidas! Aliás, os jogos do inicio da temporada, independentemente de alguns «desaires», provaram-no! Mas...o que é que aconteceu daí para a frente? Derrotas e mais derrotas! Ok, mas foram derrotas porque foi acontecendo isto e aquilo, pode o leitor salientar! Pois pode, mas eu também pergunto: eu, adepto do clube, fui sabendo ao longo da época os motivos pelos quais os jogadores deixaram de jogar? Alguém consegue ficar devidamente informado sobre o basquetebol do Beira-Mar com o que lê no blogue da secção??? Nem a ficha dos jogos apresenta!

Factos, são factos: é óbvio que existem razões plausíveis para as derrotas, mas para mim, que comecei por ver uma equipa com um plantel cheio de potencial, estar neste momento em sexto, ainda que não seja catastrófico, não deixa de ser, vá lá, no mínimo uma pequena desilusão! Foi só isto que quis passar nos meus textos!

Bom, critiquei também a fraca adesão dos atletas aos treinos, porque não me parece que, só porque estejamos a falar de amadores, não tenha que haver responsabilidade. E eu sei do que estou a falar. Eu sei que foram muitos e muitos os treinos cancelados por falta de jogadores!
O BM mudou-se para o CNB1 mas não mudou a estrutura, não mudou o discurso e não mudou as condições. Continua a ser uma equipa formada por jogadores que gostam de jogar basquetebol e que de vez em quando se juntam para jogar ao fim-de-semana. Assim, não chega. Agora, não venham é todos os dias com a conversa que são amadores, são amadores, são amadores....caso contrário, dou razão aqueles que já aqui defenderam a ideia que se não tinham «bases», tinham ficado onde estavam.

Agora, é preciso é perceber que é por isto que o Pedro Neves, que até há bem pouco tempo era um gajo porreiro e que fazia aparecer o BM no Diário de Aveiro enumeras vezes, hoje já é um filho da mãe! É sempre assim! Mas foi sempre assim ao longo dos dez anos em que estive no Diário de Aveiro! Ou seja, em qualquer clube, eu podia ajudar no apoio, eu podia marcar presença nos jogos, eu podia fazer um grande esforço para as cronicas, as conferencias de imprensa e as actividades dos clubes saírem nas páginas do jornal, mas a partir do primeiro dia em que criticasse o que quer que fosse desse mesmo clube, aí, mudava tudo. Faltava poder de encaixe. E aqui aconteceu o mesmo. À secção do de basquetebol do Beira-Mar e muito particularmente ao Francisco Dias quando recentemente me dedicou um post no Bancada Norte, texto esse que ainda por cima compara coisas incomparaveis, e mais, é ainda completado por um comentário seu que diz que o que eu quero é protagonismo. Essa não, Francisco! Tal como já te disse, a minha vida aos quarenta anos é feita de seriedade, de trabalho e se tenho hoje uma vida estabilizada, devo-o ao trabalho e ao reconhecimento das minhas chefias. Não devo a minha estabilidade a «politiquices» nem a «tachos»! A minha vida, Francisco, foi sempre pautada por frontalidade, e por isso, sempre pensei por cabeça própria e sempre escrevi o que penso! Isso é querer protagonismo? Não! Agora, é normal que quando se escreve muito como eu escrevo diariamente, e se escreve sempre com base nesta linha de orientação, haja momentos de polémica, mas a polémica nunca deveria despoletar ofensas como quase sempre acontece.

Para acabar, podem estar descansados que, em relação ao basquetebol do Beira-Mar, ou sobre o que quer que seja, continuarei a escrever aquilo que a minha consciência me «manda», agora, não ponham em causa o meu beiramarismo. Isso não. Como não queiram fazer crer que eu agora estou aqui só para «deitar abaixo» e que nunca apoiei a secção de basquetebol do Beira-Mar, porque isso é completamente falso.

Não tenho a memória curta, continuo a ter um grande respeito pelas pessoas que estão na secção de basquetebol do Beira-Mar, tenho a perfeita consciência das dificuldades, mas não me peçam para aplaudir tudo e para dizer que sim a tudo.

Acima de tudo, que o basquetebol do SC Beira-Mar continue a progredir, é o que desejo do fundo do coração.

1 comentário:

  1. Pedro, vou dar por aqui encerrado este assunto. É curioso falares em falta de encaixe de minha parte. Tu podes escrever o que pensas, dizer o que bem entendes. Se alguém te aponta o dedo em alguma coisa vens logo com esse discurso, que desculpa que te diga, é da treta. Então onde está a tua falta de encaixe? Ou isso de criticar só serve para os outros?

    Se não percebeste o âmbito do meu post, lamento. Acho que está bem claro, e as pessoas perceberam. Não te quero retirar o direito, nem o posso fazer, de dares as tuas opiniões sobre o que bem entenderes. Fizeste críticas que considero justas. É verdade que o blog da secção não tem funcionado bem. É verdade que a viagem a Olivais correu mal. Não tenho o menor problema em admitir. Fizeste outras críticas profundamente injustas, ainda por cima convencido que sabes mais que outras pessoas (inclusivamente de quem está lá todos os dias). Diz-me quantos treinos foram cancelados por falta de jogadores. Diz-me! Estás a mentir. Houve um treino, a um sábado de manhã pela altura do Natal, que não se realizou, e creio que outro treino onde havia muitos jogadores ausentes. 2 treinos numa época? Verifica as tuas fontes de informação porque andam a dar-te informações erradas.

    Também não percebeste que não está ali o "director" a falar. Fala ali um adepto do Beira-Mar, que ficou incrédulo em apontares o dedo ao Sérgio Loureiro de não apoiar a equipa, quando tu tens feito precisamente o mesmo. Não te peço que apoies nem que deixes de apoiar. Mas não atires pedras quando tens telhados de vidro. O Sérgio limitou-se a dar a sua opinião como tu o fazes. Não concordas? OK, estás no teu direito, da mesma forma que eu não concordo com a sugestão que ele deu. Agora o problema está na tua suposta moralidade em critcá-lo de algo que, manifestamente, não o podes fazer.

    PS: Não percebo o porquê do repetidamente fazeres questão de referir a tua estabilidade sem tachos ou politiquices. É que, para que saibas, a minha carreira profissional também sempre se deveu ao meu trabalho e nunca a qualquer tipo de ligação partidária.

    ResponderEliminar