quinta-feira, 15 de abril de 2010

O jornalismo desportivo regional que temos


Nos dez anos que levei de jornalismo desportivo, independentemente das pessoas se acreditarem ou não, pautei sempre as minhas crónicas e opiniões pela isenção e pus sempre de lado a minha paixão clubista. Mas sei que, na grande maioria dos casos, não é isso que acontece. E a «história» é fácil de ser contada: se a equipa da «casa» ganha, o árbitro, por norma, esteve bem; se essa mesma equipa da «casa» não ganha, o juiz da partida, quase sempre teve uma má actuação, em claro prejuízo para a formação local. E quanto mais regional (ou a rádio) for, mais esta forma de analisar os jogos acontece.

Vem isto a propósito do último jogo Oliveirense – Desportivo das Aves que a equipa de Oliveira de Azeméis venceu por 3-1. A Oliveirense ganha com dois penaltis inexistentes (então o segundo é de bradar aos céus) e, para espanto meu, ao outro dia, quando leio a crónica do Diário de Aveiro, constato que afinal a arbitragem foi boa e sem influência no resultado! Inacreditável!
No lance que deu a segunda grande penalidade, estou na bancada mais perto do lance e não tenho duvida: não existiu rigorosamente nada para a marcação do castigo máximo!

Não quero retirar mérito à grande época que a equipa de Pedro Miguel tem vindo a efectuar, mas pelo que vi, não consigo deixar de pensar se este foi um jogo isolado em que a arbitragem beneficiou o clube de Hermínio Loureiro ou se, ao longo da temporada, tivemos outros parecidos. É que, pelo que lemos na imprensa, escrita por «jornalistas da terra», pouco ou nada vale.

4 comentários:

  1. PeVem isto a propósito do último jogo Oliveirense – Desportivo das Aves que a equipa de Oliveira de Azeméis venceu por 3-1. A Oliveirense ganha com dois penaltis inexistentes (então o segundo é de bradar aos céus) e, para espanto meu, ao outro dia, quando leio a crónica do Diário de Aveiro, constato que afinal a arbitragem foi boa e sem influência no resultado! Inacreditável!dro Neves disse...

    "Nos dez anos que levei de jornalismo desportivo, independentemente das pessoas se acreditarem ou não, pautei sempre as minhas crónicas e opiniões pela isenção e pus sempre de lado a minha paixão clubista. (...)
    Vem isto a propósito do último jogo Oliveirense – Desportivo das Aves que a equipa de Oliveira de Azeméis venceu por 3-1. A Oliveirense ganha com dois penaltis inexistentes (então o segundo é de bradar aos céus) e, para espanto meu, ao outro dia, quando leio a crónica do Diário de Aveiro, constato que afinal a arbitragem foi boa e sem influência no resultado! Inacreditável!"

    Caro Pedro Neves, nestes dois últimos parágrafos transcritos constato uma enorme contrariedade, uma antítese por assim dizer. Primeiro o senhor diz que é isento e põe de lado a sua "paixão clubista"... Ora, como diria o outro, quem "põe são as galinhas!" Num blog dedicado ao Beira-Mar, a sua isenção foi por água abaixo com esta crónica. Mas já agora, parece ter visto um jogo diferente daquele que 1000 pessoas assistiram no Carlos Osório. Por acaso o senhor viu o jogo para fazer essas afirmações? Se não, perdeu uma óptima oportunidade de ficar calado.Inacreditável!

    ResponderEliminar
  2. Ó sr.Pedro Neves: o sr Herminio e alguém mais desta cidade de Oliveira de Azemeis,já fizeram muito mais pelo B.Mar do que alguns de Aveiro,por isso páre de vir para aqui meter a Oliveirense á baila,para os insucessos anteriores e os que virão do Beira Mar.
    Se calhar já está a advinhar o descalabro que irá ser se o B.M. não subir?
    Não dezejo isso,pois apesar de tudo pertenço ao Distrito de Aveiro,quero que em primeiro a minha Oliveirense suba (embora não seja esse o objectivo)e depois outro clube do Distrito,agora vir para aqui atacar os clubes do nosso distrito com crónicas mesquinhas e de máu perder,essa não lembra nem ao diabo.
    Só mais um reparo,este adepto da U.D.O. estava nos Camarotes,por sinal onde estava o v/ex.director sr.Cachide, e o que tem em visão dos lances de penalty,são o seguinte, o 1º só quem não quis ver, o defesa desviar a trajetória da bola com o braço,foi ou não? no segundo,que o sr. diz ser de bradar aos Céus, o Ronaldo adianta a bola ao defesa,não foi? e depois o que sucedeu? o sr. não viu? olhe que quem está no enfiamento da jogada como o Arbitro estava, viu o defesa rasteirar o jogadpor da U.D.O..
    Bem,por agora é tudo o que se me oferece dizer sobre esto,e ao contrario do que o sr. dezeja para a minha Oliveirense,eu dezejo as maiores felicidades para o seu B.Mar,mesmo com algumas ajudas que tem tido ao longo do campeonato.Ou será que só tem sido prejudicados?
    Saudações Unionistas

    ResponderEliminar
  3. Nao compreendo o porque de tanta preocupacao com os jogos da oliveirense. Nao dependem de voces proprios para subir? Ganhem os vossos jogos e deixem-nos em paz. Mas como ainda se viu ontem ja se adivinha o descalabro do beira-mar esta epoca e entao toca a passar as culpas das nossas derrotas para quem nao tem nada haver.

    ResponderEliminar
  4. Caso único.

    Actualmente o Concelho de Oliveira de Azeméis está em alta, futebolisticamente falando, senão vejamos:
    Carregosense, campeão da 2° Distrital. Bustelo, em vias de ser campeão da 1° distrital. Cesarense, em vias de subir ã 2° nacional e por fim UDO bem colocado para o sprint final rumo á Liga Sagres.
    Se estes indício se concretizarem é um feito único em Portugal, e talvez no Mundo.
    A cidade e concelho de Oliveira de Azeméis tem e produz riqueza suficiente para ter ao menos uma equipa na Liga Sagres. Somos um concelho altamente industrialisado.
    Só falta mesmo é um novo Estádio, para substituir o velhinho Carlos Osório, de tantas tardes de glórias.
    Mas se a UDO subir, as forças vivas da cidade vão meter mãos á obra.
    Relembro que o UDO é um histórico do futebol, aveirense e até nacional.
    Já teve, inclusivé uma passagem pela 1° Divisão Nacional de Futebol, na época 1946/1947.
    Não substimem este clube como o esdtão a fazer na cronica.

    ResponderEliminar