domingo, 4 de março de 2012

A saída de Rui Bento e a entrada de Ulisses Morais



Por norma, sou reconhecidamente contra «chicotadas psicológicas. Mais de oitenta por cento das vezes, a mudança de treinador não resulta, porque essa é quase sempre a decisão mais fácil de uma Direcção para tentar inverter resultados negativos e porque, efectivamente, os resultados quase nunca melhoram. Contudo, tenho que admitir que a situação de Rui Bento, independentemente de ser ele o responsável ou não (e eu tenho muitas duvidas sobre isso...), há muito que se vinha a degradar. A derrota com o Setúbal (que ontem ganhou ao Sporting!) veio colocar um ponto final na passagem de Rui Bento pelo Beira-Mar, algo que todos temos que compreender e aceitar, afinal, em Aveiro ainda só ganhámos um jogo e estamos perto, muito perto da «linha de água».

Primeiro ponto: podem não gostar de Rui Bento, podem até achar que é mau treinador, mas Rui Bento é profissional e sério. Ok, bem sei que os clubes não vivem disso, mas há muitos que não são bons treinadores e como pessoas ainda são piores. Gostei de o ouvir dizer que vai ser sempre adepto do nosso clube! A conferência de imprensa em que dá conta do seu pedido de demissão foi emotiva e sincera. Para mim, isto é sempre importante.

Entra Ulisses Morais, estranhamente apresentado pelo presidente da Direcção, que em vez de dizer aos sócios o que é que vai fazer quando acontecer o despejo do pavilhão, ou de entrar já em litígio com a SAD depois de esta ter falhado o pagamento das dividas e de o clube ter ficado sem património, não, continua a falar e surgir em assuntos relacionados com o futebol profissional! Inacreditável! Vergonhoso mesmo. Mas este é um assunto a que vou voltar em breve, para vos dizer, caros amigos, porque é que neste momento já não acredito em ninguém, nem em nada...infelizmente, naquilo em que acredito cada vez mais...é no fim. Mas isso é outra conversa...

Sobre Ulisses Morais, é o nosso novo treinador e por isso só temos que o apoiar. Essa é sempre a minha postura. O que é que interessa estar agora a dizer que preferia este ou aquele se a escolha recaiu em Ulisses Morais?

De Ulisses Morais tenho a imagem de um treinador muito «teorico», contudo, reconheço-lhe bons desempenhos ao serviço da Naval, Estoril, Martitimo e até Académica, clube do qual nunca se percebeu muito bem porque é que saíu.

Resta-me desejar-lhe felicidades e que consiga para o SC Beira-Mar a manutenção. Não estou à espera de milagres e por isso não podemos pensar que tudo vai mudar já hoje em Vila do Conde. Não! Mas ficam ainda a faltar nove jornadas e em nove jornadas Ulisses Morais ainda pode vir a obter bons resultados. Oxalá que sim.

3 comentários:

  1. no Marítimo foi despedido. Na Académica saiu porque ganhou dois jogo em 10 e garantir a manutenção era o cenário mais prova´vel. Abraço AR

    ResponderEliminar
  2. No Maritimo fez um bom trabalho. O que é que significa ter sido despedido num país como o nosso em que se despedem treinadores à segunda e terceira jornada? Nada. Na Academica fez um trabalho razoavel. Nao começemos no bota abaixo sem nexo porque Ulisses Morais tem um curriculo razoavel. Mas em Aveiro ninguem presta.

    ResponderEliminar
  3. Não era só um problema de treinador, oh Pedro, já viste a quem está entregue a equipa profissional? Coelho, Vinagre e Machado, achas que sabem alguma merda disto?
    Estão agarrados que nem lapas uns aos ordenados chorudos, outros á vaidade estupida.
    Pedro Serra

    ResponderEliminar