terça-feira, 31 de julho de 2012

Análise ao SC Beira-Mar 2012/13

BALIZA

Não existem duvidas: Rui Rego vai ser o titular, porque, independentemente de alguns erros cometidos na fase final da época passada, é superior a Bruno Jorge e a Jonas.

DEFESA

Nas laterais, temos duas opções equivalentes nas laterais - Pedro Moreira e Nuno Lopes na direita e Hélder Lopes e Joãozinho na esquerda - e dois «centrais» que merecem claramente a titularidade: Hugo e Vicent Sasso. O defesa central francês é, para mim, a melhor contratação deste ano e Hugo, com toda a sua classe e experiência, continua a ser o «patrao» do sector mais recuado.
Na direita, Pedro Moreira parece ser melhor tacticamente, mas, neste momento, optaria por Nuno Lopes, mais irreverente e mais ofensivo. Na esquerda, a minha grande duvida, já que Hélder Lopes é uma agradável surpresa e Joãozinho foi a grande revelação do ano passado.

MEIO CAMPO

Li, com alguma admiração, muitos elogios a actuação do francês Cedric Collett relativamente à sua exibição no jogo com a Académica. E falo em surpresa, porque todos presentes no Estádio Sérgio Conceição, viram um jogador muito forte fisicamente mas que recorreu em demasia às faltas (muitas das quais passiveis de cartão amarelo), que errou quase todos os passes e que perdeu bolas em zonas proibitivas. Na segunda parte, começa por ameaçar o golo, para depois então marcar mesmo aquele que seria o melhor dos quatro golos do jogo. Talvez daí os elogios...mas sinceramente, no meio campo, é um jogador que tenho que rever para ter uma opinião mais acertada. É óbvio que já deu para ver que Ulisses Morais aprecias as suas qualidades e que, por isso mesmo, Jaime, que tão bem tinha estado a jogar a «trinco» nas ultimas jornadas do ultimo campeonato, parece perder espaço no «onze» inicial.
Também Fleurival parece ganhar lugar a titular, mas, tal como Collet, é outro atleta que preciso de ver jogar mais vezes.
A «dez» parece cada vez mais certa a inclusão de Rúben Ribeiro. Dá para ver que não é mau jogador, mas lá está, relegou para Serginho para o «banco» que, até ver, não me parece inferior.

ATAQUE

No ataque, Ulisses Morais teima em Abel Camará, mas já deu para ver que Batatinha tem que jogar de início. Muito melhor tecnicamente, não é inferior em termos de velocidade e, sempre que entra, o SC Beira-mar ganha novo animo. Camará não me convence. É jovem, pode «crescer», mas deixa muito a desejar em termos técnicos e continua a não mostrar dotes de goleador.
Nildo Petrolina parece ganhar vantagem sobre a concorrência e deverá começar a temporada como titular.

Sem comentários:

Enviar um comentário