sábado, 4 de agosto de 2012

31 de Julho de 2012, o principio do fim?

E pronto, consumou-se: o SC Beira-Mar, por «obra e graça» dos seus ex.dirigentes (incluindo um que foi presidente!!!), ficou sem pavilhão! As chaves foram entregues, julgo que a Cachide, os Ultras Auri-Negros tiveram que sair, o pavilhão foi fechado! 31 de Julho de 2012. Passámos a ter um clube...sem nada. Não tem uma sede, já algum tempo que deixou de ter piscinas, não tem pavilhão, não tem campos de futebol para treinar. Em fim, uma espécie de «clube fantasma»...

Primeira consequência grave desta situação: o SC Beira-Mar não inscreveu a sua equipa de futsal na 3ª Divisão Nacional! Uma equipa que ganhou tudo no ano passado, uma equipa que brilhantemente conquistou títulos, uma equipa que não merecia isto! Juro que nem dormi no dia desta triste notícia!

Mas, o mais revoltante, o mais escandaloso, foi aquilo que vi neste mesmo dia, dia em que a equipa de futebol profissional jogava em Anadia mais um jogo de preparação: o «bem estar» dos senhores da Direcção! Inacreditável! O clube acabara de perder um pavilhão, o clube decide não jogar no «nacional» de futsal porque não tem resolvida a situação do pavilhão, mas pronto, tudo bem, não há problema, o que interessa é que estarmos ali, a aparecer, junto do futebol! Isso é que é importante! Uma vergonha!

Fomos enganados? Fomos, claro. Eu também. Eu também aprovei a constituição desta SAD, cujo dono é um «aldrabão» vindo do Irão! Não tenho duvidas que a Direcção, tal como todos os sócios (e foram muitos, incluindo o pessoal do basquete e do futsal), quando fez aprovar esta SAD, fê-lo na melhor das intenções! Ou seja, o grave não é a Direcção ter sido enganada, o grave, o inadmissível é a Direcção pactuar com esta farsa, com este ultraje, com alguém que não cumpre com o prometido!

A partir do momento em que ficámos a perceber que o iraniano nunca iria concretizar o prometido, que nunca iria pagar as dividas e colocar um ponto final no passivo - premissas para que a SAD tenha sido aprovada - esta Direcção só podia tomar um rumo: opor-se ao iraniano! Criticar o iraniano! Denunciar o iraniano! Mas não...

O comunicado da secção de futsal diz que esta decisão de não jogar no «nacional» serve para dar mais tempo para que o clube ainda consiga encontrar uma solução e possa assim jogar no «distrital». Ainda não é o fim, embora dê a ideia que seja o caminho do fim...se não foi encontrada uma solução até agora, vai ser encontrada até ao final deste mês?? Jogar no «distrital» seria um mal menor! Do mal o menos, digo eu, embora nunca compensasse a tristeza que é ver um excelente grupo, uma excelente equipa não poder jogar onde merecia.

E se se confirmar o fim (ou suspensão) da equipa sénior de futsal do SC Beira-Mar, deixo, como é óbvio, de ir ver os jogos de futebol! É inacreditável dizer isto, porque, duvido que haja mais alguém que já tenha ido ver a nossa equipa de futebol jogar a tantos sítios por esse país fora como eu! Reparem, estamos na pré-época e já fui a Tábua, a Taveiro e a Anadia...sou doente, sou fanático pelo clube, mas tenho que dizer «basta» a decisões sucessivas que prejudiquem o ecletismo, as modalidades e aquilo que o clube tem de mais genuíno. E estou crente que, tal como eu, há «muitos» beiramarenses verdadeiros, que deixarão de ir ao futebol. E como já são muitos os que vão ao EMA, esta situação em nada ajuda...mas tem que ser! Só não deixo de ser sócio, porque ser sócio é algo que ainda não consigo imaginar em mim, mas também sei, que há muitos adeptos que vão deixar de o ser.

E com isto, é com enorme preocupação que aguardo pelas novidades do basquete. Sei que a secção fez a inscrição de todas as suas equipas (acho que foi uma boa decisão e não sei se o futsal não deveria ter feito o mesmo, passando a responsabilidade de arranjar um pavilhão para o lado da Direcção de António Regala...), sei que há coisas que há muito estão a ser planeadas, mas não sei se também não teremos tristes noticias! E meus amigos: o basquete tem feito um trabalho incrível e fantástico! O minibasquete é de referência no Distrito, já começámos a ter equipas de formação competitivas e o numero de atletas tem vindo sucessivamente a aumentar! E não podemos esquecer a nossa equipa sénior, que ainda há pouco conquistou um titulo de campeão nacional CNB2 e que no ano passado realizou uma temporada muito razoável no CNB1. Não quero acreditar que tudo isto vá ser posto em causa...

Senhores da Direcção: a malta que vai, ou melhor, a malta que ia ao Alboi é aquela que é verdadeiramente beiramarense! Não se esqueçam disso! Quem acompanha o futsal, o basquetebol, sente o clube como ninguém! Os adeptos das modalidades são aqueles adeptos que são sempre do Beira-Mar! Sempre! Não são como muitos que vao ver muitos jogos ao EMA, mas que depois, quando cá vem os «grandes», mudam de camisola!

Fico a aguardar que se encontre uma solução para o basquete e o para o futsal! Fico a aguardar que o futsal possa jogar na 1ª distrital. Até lá, enquanto não tiver garantias, boas noticias, estarei ausente dos jogos de futebol. Ontem, já não fui a Anadia...


8 comentários:

  1. é caso para dizer em fim

    ResponderEliminar
  2. Era de esperar!!! Curiosamente, não registei tanta mágoa quando acabou o hóquei em patins (sim que o Beira-Mar teve hóquei em patins), do atletismo (Campeões nacionais), Andebol, Basquetebol, etc., etc., etc. Só quando acabou o FUTsal. Estas 3 letrinhas tocaram a campainha: FUTsal, FUTebol. Será que só existe este desporto?! A actual direcção, ou a SAD ou quem manda nos destinos do clube apenas fizeram o mais óbvio que é tentar arrumar a casa, mas sempre com futebol! Também não têm Estádio, nem dinheiro para manter o que usam "emprestado"; vamos ver se haverá dinheiro para pagar vencimentos! Vamos ver se não teremos uma "U. D. Leiria, Parte II!!! Virem-se um pouco para as modalidades amadoras, deixem lá os futebois profissionais! Acabem com os parasitas que gravitam à volta do clube. Aveiro não tem dimensão para um clube na 2ª Liga quanto mais na 1ª!!! Uma casa começa-se pelos alicerces. O Beira-Mar já tem o telhado e a fachada, lavadinha, bem arranjada, mas não se aguenta "nas canetas"!

    Fernando Lau

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Lau: a minha magoa nao tem nada a ver com o facto de ser futsal! NADA! Falo do futsal, porque, e para já, é a modalidade que ja sofreu uma consequencia negativa por causa desta situação. Entao eu neste texto nao falo no basquete? Entao eu que tenho um filho no minibasquete, tenho elogiado permanentemente o trabalho da secção aqui neste mesmo blogue e vem-me dizer que a minha magoa é por ser...futsal? Por certo nao tem aoompanhado este blogue e nao me conhece minimamente!
    No passado, lamentei o fim do andebol (estávamos na primeira divisao) e só nao o fiz relativamente ao hóquei porque ainda era criança!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Excelentes palavras Pedro.
    Só um reparo, o jogo com o Estoril foi na Mealhada e não em Anadia como referiste.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pedro, há aqui algo que me escapa. A natação é a modalidade que mais tem haver com o nosso clube (foi onde andei mais de 10 anos) e, aquando a sua extinção, não vi tanto (nem 1/10, diga-se!) alarido e planos de boicote para com o futebol. Sei que isto é um acumular de situações mas, tal como tive oportunidade de ler em cima, não vou deixar de fazer x ou y apenas pelo futsal e o basquete! E se existe quem queira virar costas ao clube, que o faça pelas modalidades que foram extinguidas ao longo dos anos por erros de pessoas que, em prol do futebol, arruínam tudo o resto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bom, há pessoas que parece continuarem a nao perceber a gravidade da situação...o que aqui estamos a falar é do futsal (e do basquete) por serem as situações...de hoje! O que é que vale estar a comparar o que se protesta hoje com o que se protestou no passado? O que aqui está em causa é lutar pelo ecletismo do clube! Mais: o momento actual não tem nada a ver com o simples acabar desta ou daquela modalidade, mas sim protestar contra o fim..do clube! O futebol profissional hoje é uma SAD, sem pavilhão, sem futsal, sem basquete, o que fica? Será dificil de entender isto? Será dificil de perceber que o que se pretende é que as pessoas nao se esqueçam o que ex.dirigentes fizeram ao clube! O que se pretende é que as pessoas percebem o quanto, nós sócios, fomos enganados!
    Fala da natação? Sempre denunciei a situação, sempre falei do escandalo das piscinas! Mas o problema se calhar é esse mesmo...a passividade das pessoas de Aveiro! Isto havia de acontecer em Guimaraes, por exemplo!

    ResponderEliminar
  7. Pedro o Iraniano quis pagar em prestações as dividas aos merdosos do Cachide e Artur Filipe eles é que não aceitaram. O Iraniano na altura foi a melhor solução e tenho e acredito que o sera no futuro. Não acredito em nada e nenhum ex presidente. Artur e Cachide é o que se esta a ver. Mano Nunes fez muito pelo clube mas esta bastante ultrapassado e como se sabe quando o Benfica joga com o nosso Beira as cores dele foram, são e sempre serão vermelhas.È triste o que se esta a passar neste momento, mas tenho Fé e esperança que tudo vai correr bem....

    ResponderEliminar
  8. Nada disto de me espanta... A partir do momento em que me desloco ao estádio para pagar as quotas e sou informado que não as podia pagar porque não estava presente ninguém da direcção!!!!! Ainda deixei o meu numero de telemovel para me ligarem quando tivessem um nib para eu fazer transferência bancária... até hoje nada!!! Sinceramente, sinto que a direção simplesmente ignora os sócios!

    ResponderEliminar