terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Voluntariado, sim; incompetência, não!


O SC Beira-Mar é hoje um clube cem por cento amador, joga nos «distritais», e, por isso, não poderia ter outra forma que não seja reerguer o clube com base no voluntariado de muitas pessoas. Louvo, por isso mesmo, a Direcção por conseguir reunir à sua volta um conjunto razoável de gente que, a troco de nada, ajudam o clube nesta fase difícil. A Comunicação é um exemplo. Tudo voluntários. Gente em número suficiente para se fazer um bom trabalho. Um trabalho que não sendo profissional pode ser bem feito. Mas...infelizmente, há coisas que continuam a ser...mal feitas. Peço desculpa pela sinceridade, posso estar a ser injusto para quem dá o seu melhor, mas amigos, voluntariado não pode ser sinónimo de coisas mal feitas. Não pode. E em termos de comunicação há tanta coisa a corrigir...
Vejamos algumas situações:

1 - Há dias, aquando do jogo com o Feirense, em andebol, o Facebook do clube deu indicação do início do jogo, «postou» uma ou outra indicação sobre o marcador e...acabou por não dar o resultado final. Fica mal. É preferível não escreverem nada. Agora, começar algo e não terminar é que não pode ser. 

2 - Convocados para o último jogo da equipa de futebol em Caldas de São Jorge. Ficámos primeiro a saber os convocados pela Terra Nova e só depois pelo Facebook oficial do clube. Não pode ser, claro. 

3 - Site do Beira-Mar em «manutenção». Nem vou comentar. Acho que todos já percebemos o que se passa e a história do «ataque» só pode ser para rir.

4 - Beira-Mar TV. Estive no último jogo de futebol, testemunhei tudo o quanto foi feito para que a transmissão televisiva corresse bem (isso não está em causa), julgo até que a «coisa» correu bem, mas isto não pode ser assim, tipo «vamos ver o que isto vai dar»...primeiro, a transmissão televisiva nem sequer foi anunciada e, depois, parece-me que o clube tem que ter uma solução mais estável, com um narrador e um comentador definidos e que as coisas não resultam desta forma.

5 - Livesportspt. Já escrevi sobre isto. O vice-presidente já veio escrever que o clube não cortou com nada, ok, mas se não cortou com nada nem com ninguém, foi a Livesportspt que cortou com o futebol do nosso clube. E isso não é suficiente para uma Direção não se impor e impedir as transmissões do futsal? Não que eu acho que tenha sido bom a Livesportspt ter «cortado» com o Beira-Mar, mas se o fez, o clube não pode permitir que tenha duas intenções diferentes: não dar o o futebol e dar o futsal. O clube é só um.

6 - Aquando do comunicado da Livesportspt, ficámos todos à espera de um comunicado da Direção. Para conhecermos a sua versão. Esse comunicado nunca surgiu. Porquê? Se ficamos calados, damos razão aos argumentos da Livesportspt. Ou a defesa do clube é feita por comentários feitos por um vice-presidente em resposta a «posts» publicados em varias páginas? Não pode ser.


Com mais este texto, estou preparado para, rapidamente, ler «por aí» que só «sei dizer mal», que sou um dos «artistas» que prejudico o clube, que não tenho inteligência e que ando com um «ódio de morrer»....mas nada disso corresponde à verdade. As críticas que aqui faço, são criticas que visam um Beira-Mar melhor. Por muito que isto custe a entender a um vice-presidente. E ao irmão. 

Viva o SC Beira-Mar. 

3 comentários:

  1. Boa tarde. Concordo com tudo o que escreve, mas se o Clube é só um e se defende e muito bem que isso deve ser uma realidade, porque é que o Futsal do Clube nao merece nenhum topico aqui no blog? Só se fala do Futsal quando é pra atacar ou falar mal? Sera que os feitos da Academia nao merecem ser relatados pelos Beiramarenses? Fica o reparo...Antes de apontar o dedo aos outros devemos olhar 1º para nós e ver se somos diferentes e se fazemos aquilo que apregoamos...

    Cumprimentos
    Treinador de futsal da Academia

    ResponderEliminar
  2. Caro PM: o Ser BM é um espaço de opinião, não pretende ser um site de informação sobre o clube. Do futsal, sei que continuam muito bem em todas os escalões e que apesar das dificuldades, continuam a fazer um excelente trabalho. Sabe que o fim do futsal senior, foi para mim uma decisao que ainda hoje me custa a aceitar e como tal, reconheço, despendi-me bastante do futsal. Ainda assim, os meus parabéns pelo esforço que continuam a fazer em prol do clube.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o post. Acho que houve algumas melhorias no andebol (vs alavarium) o trabalho foi completo. Também na Academia de Futebol agora temos agenda e resultados. Acho que há pessoas a mais para o trabalho produzido. A equipa de comunicação vive de um ou dois elementos. Quanto à posição do futsal: julgo que as pessoas não entenderam. A crítica vai para a direcção. Quanto à secção em si... temos de dar os Parabéns à formação. 5 estrelas! Mas a "morte" da equipa sénior quebrou a confiança dos adeptos mais fervorosos. Adoro futsal, é uma modalidade excelente de acompanhar ao vivo mas... para quê alinhar num projecto que daqui a uns anos, quando chegarmos a um determinado nível... vai acabar ou descer de divisão?

    ResponderEliminar