domingo, 20 de março de 2016

Jogo grande hoje no Mário Duarte? Só para o Vista Alegre!



Quando era miúdo, já o SC Beira-Mar era «grande», ia ver ao domingo os jogos do Sosense no «distrital». Na altura, jogava no clube da terra da minha mãe muita gente de Aveiro (o Ramiro, o Américo, o Aires, entre outros) e era normal muita gente aveirense deslocar-se até Sôsa nos fins de semana em que o SC Beira-Mar jogava «fora». Na altura, os grandes rivais do Sosense eram o Vaguense e o Vista Alegre. Os anos passaram e o Vista Alegre nunca passou disso mesmo: um clube do distrital!

O SC Beira-Mar «caiu» nos distritais porque «caiu» nas mãos de gente do Irão e do Brasil que nada queriam com o nosso emblema. Mas durante estas décadas jogámos muitas vezes na I Liga, ganhámos na Luz e no Dragão, ficámos em sexto lugar, fomos campeões da II Liga, jogámos a Taça UEFA, fomos duas vezes ao Jamor e ganhámos uma Taça de Portugal. Estamos no «distrital» mas isto não se apaga. Por tudo isto, não há nenhum jogo deste campeonato que seja «grande» para nós. Este jogo é um jogo «grande» para o Vista Alegre por nos defrontar. Comparar os dois clubes é brincadeira. Dá vontade de rir. 
Aveiro desligou-se do «seu» Beira-Mar mas esta «onda» de apoio prova que os aveirenses, no mínimo, nunca deixaram de ter simpatia pelo sem principal emblema. Podemos não ganhar hoje, podemos não subir este ano, mas continuo a achar que este é um trajecto que agora se está a iniciar para num futuro breve voltarmos a estar onde temos que estar: entre os maiores. Os outros até nos podem ganhar mas nunca deixarão de ser um clube do «distrital».

Nada tenho contra o Vista Alegre, clube que vejo «crescer» nos ultimos anos, agora, meus amigos, colocar os dois emblemas no mesmo patamar...só se for para brincar!

E se perdermos? Se perdermos nada passa a ser diferente do que aqui escrevo! 

Que comece o jogo, que haja desportivismo, que seja um bom espectáculo e que o SC Beira-Mar jogue de forma a honrar o seu emblema! 


1 comentário:

  1. Hoje foi um dia negro para mim enquanto beiramarense de berço.

    Vero o Vista Alegre,clube de distrital por natureza, a superiorizar-se a um ex campeão da Taça de Portugal e crónico clube da I Liga, deixou-me absolutamente desolado.

    Sei que não vamos subir este ano mas nunca se esqueçam daquilo que já fomos. É um favor que peço aos jogadores do Beira-Mar.

    Estou triste, muito triste.

    ResponderEliminar