sábado, 12 de março de 2016

Lutar pela subida para quê?


A equipa senior de andebol do SC Beira-Mar apurou-se para a fase de subida à 2ª Divisão nacional. Está, pois, de parabéns! 
Trata-se de um excelente resultado que, no entanto, a mim não me motiva. Não porque tenha algo contra esta equipa, mas simplesmente porque há muito que não acredito num Beira-Mar ambicioso nas modalidades. A história diz-nos que equipas fantásticas de hóquei em patins, andebol e basquetebol que competiram nos escalões máximos das respectivas modalidades acabaram por ser extintas porque quem manda é o ...futebol. Hoje, a história é a mesma. Esta rapaziada anda toda animada mas se continua a subir patamares, acaba por no futuro ver uma justificação financeira qualquer de uma qualquer Direção para pôr fim a essa mesma equipa. E isto não me motiva. A minha desilusão é ainda maior porque pensava que esta Direção fosse diferente e, como se sabe pelo que foi feito à equipa senior de futsal que jogava na 2ª nacional, não é. Por esta razão ainda não vi um jogo da equipa de Eugénio Bartolomeu. Não há um projecto do clube, há um projecto de pessoas, no caso desta equipa de andebol, um projecto que tem muito o cunho pessoal do já referido dirigente/treinador. 
Gostaria muito de estar enganado, mas esta é mais uma modalidade que no nosso clube não pode aspirar ao topo. E nem agora que o futebol é amador, mudou as coisas, como se viu com o fim do futsal. 


2 comentários:

  1. Não seja injusto, Pedro. É verdade que hoje o Beira-Mar é um clube totalmente amador que compete em baixos escalões em todas as modalidades (salvo o Judo que muito nos honra) mas o Andebol é dirigido e orientado por um grande beiramarense como é o Eugénio Bartolomeu que faz com que a secção mereça o nosso carinho.
    Acredito que com o tempo voltaremos à força de outrora no desporto mas o futebol é o nosso baluarte e é natural que seja prioritário pois é o que mais mexe com a nossa família auri-negra.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Foi uma desilusão o que foi feito com a equipa de seniores de futsal, uma equipa fantástica, de verdadeiros campeões que foi abandonada pela secção do clube. Chegaram ao ponto de serem campeões distritais, de terem o direito de disputar a competição nacional e por inépcia da direção caíram no ridículo não só de não subir como mesmo descer ao segundo escalão da distrital de Aveiro!
    A justificação é sempre a mesma, falta de dinheiro. O curioso é que a grande maioria das equipas que competem a nível nacional neste país, nas diversas modalidades, sofrem todas desse mesmo mal. Ninguém tem dinheiro.
    Um clube histórico como o Beira-Mar, com o apoio das gentes de Aveiro tem capacidade para muito mais. Tem de haver ambição e competência por parte das direções. Atletas e treinadores já mostrámos que temos e bons.

    ResponderEliminar