terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parabéns iniciados!

Ganhámos fora ao Taboeira (3-2) e apurámo-nos para a segunda fase do «nacional» de iniciados. Ainda não perdemos no campeonato e provámos que somos a melhor equipa da Série C.

Nota para a crónica do Diário de Aveiro de hoje: não está em causa a honestidade de quem assinou a peça (conheço o Alexandre minimamente para não pôr isso em causa), mas não me parece lógico, nem ético, que um actual treinador do Taboeira seja o autor do trabalho jornalistico! O contrário - um treinador do Beira-Mar ser o jornalista enviado para este «derby» - seria, como é óbvio, também condenável.

2 comentários:

  1. Olá Pedro

    Estive na dúvida se havia ou não de responder ao teu ponto sobre a crónica do Diário de Aveiro. Na duvida, porque na blogosfera são poucos os que assinam aquilo que dizem e torna-se muito fácil ser insultado ou criticado ao abrigo da impunidade.
    Mas como não se trata só da minha pessoa, mas também do Beira-Mar, do Taboeira e, principalmente, do Diário de Aveiro, decidi esclarecer-te e a quem não me conhece, sobre algumas coisas.
    Comecei como jornalista em Janeiro de 1998, na extinta delegação do Correio da Manha, em Aveiro. Em Abril de 2001 passei a trabalhar no Jornal de Noticias, onde ainda actualmente colaboro. Desde Outubro de 2009 que também o faço no Diário de Aveiro.
    Comecei como Treinador de Futebol na época de 1998/1999, nas escolas B do Beira-Mar. No clube estive sete épocas como treinador. Em Taboeira estou há cinco, com uma passagem breve como coordenador técnico da Academia Sporting, em Oia.
    Isto para te esclarecer algumas coisas: de 1998/1999 a 2004/2005 fui treinador do Beira-Mar, desde Escolas a Iniciados como treinador principal e adjunto dos Juniores. Nesses anos escrevi centenas de crónicas de treinos e jogos do Beira-Mar como jornalista ao serviço do Correio da Manha, Jornal de Noticias e O Aveiro. Centenas! Nestes anos, não te vi, de forma alguma, a questionares a ética do jornalista que escrevia sobre o clube no qual treinava.
    Também o ano passado, contigo a colaborar, escrevi ao longo de uma época, em regime pro bono, o jornal do Beira-Mar que era publicado como suplemento no Diário de Aveiro e, ainda, fazia as crónicas dos jogos em casa do Beira-Mar no site oficial do clube, para alem de algumas conferencias de imprensa. Ao longo da época também escrevi todas as notícias e todas as crónicas dos jogos do Beira-Mar no Jornal de Noticias. Também aqui nunca te ouvi ou li nada sobre ética.
    A ética passa, como tu também dizes, pela honestidade. E eu, no que escrevo, sou honesto, serio, imparcial e profissional. E, como tal, não admito que coloquem estes princípios em causa. Mesmo que seja de forma leve, subtil ou quase que disse mas não disse.

    José Alexandre Silva

    ResponderEliminar
  2. Amigo Zé Alexandre: a tua honestidade, nao se discute. Eu sei disso. O que aqui está em causa é a lógica de te mandarem a ti, treinador do Taboeira, fazer um jogo do...Taboeira. Não tem logica. Nenhuma. E se fosse treinador do Beira, eu dizia o mesmo.
    O que pretendo dizer, é coisas destas só no Diario. O mesmo Diario que me impediu de escrever n' O Aveiro enquanto escrevesse no Diario. Isso sim, era incompatível!
    Alexandre, sabes bem que nao pus em causa a tua honestidade, nem o teu profissionalismo, mas tb te digo, que mesmo assim, no que escrevemos, somos sempre influenciados pelo inconsciente...
    Abraço.

    ResponderEliminar