terça-feira, 19 de abril de 2011

Sanjoanense na primeira eliminatória do playoff



É verdade que a Sanjoanense já este ano (na fase regular do CNB1) ganhou ao SC Beira-Mar, mas não há desculpa para a equipa aveirense não seguir em frente no playoff. Porque é melhor equipa, porque é muito mais experiente, porque ficou melhor classificado na primeira fase.


O primeiro jogo desta eliminatória, disputada à melhor de três, realiza-se já na próxima sexta-feira, às 17 horas, em São João da Madeira. Por ser na condição de visitante, perspectivam-se dificuldades acrescidas, mas acredito que mesmo a jogar «fora», o SC Beira-Mar possa vencer. «Esta» Sanjoanense já não tem Shawn Jackson e ainda no passado fim-de-semana perdeu no Torneio do EB Ovar com o Galitos, que milita no CNB2. Sabe-se que a formação sanjoanense é irreverente, que tem jovens com valor, mas não parece reunir argumentos para ser considerada como favorita.

E, claro, falar da equipa sénior de basquetebol do SC Beira-Mar, é ser forçado a falar de questões extra desportivas. Ganhar é importante, mas honrar as cores amarela e preta também é obrigatório. Julgo que as criticas que há muito faço à postura que a nossa equipa, começam agora a ser compreendidas por muitos adeptos, sócios e amantes da modalidade. E chega de falar de arbitragens, chega de justificar indisciplina com os erros dos senhores do apito, porque nada – e repito, nada – justifica as tristes figuras que continuam a ser feitas. Como também não faz sentido relacionar a falta de fair-play com resultados desportivos e com o trabalho que a secção tem vindo a desenvolver. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O que tem sido bem feito tem que ser elogiado, mas o que continua muito mal tem que ser repudiado.

Ainda assim, espero, obviamente, que o SC Beira-Mar siga em frente e que todo o grupo de trabalho, de uma vez por todas (a começar pelo exemplo do seu treinador), possa começar a dar uma imagem mais condizente com o seu passado e história.

1 comentário: