sábado, 7 de outubro de 2017

Ainda sobre os UAN


Fui, ainda nos meus tempos de "Diário de Aveiro", o primeiro a destacar publicamente a claque do SC Beira-Mar através de uma entrevista de uma página aos fundadores Nuno e Bruno. Ainda como colaborador do mesmo jornal, lembro-me  de várias peças que escrevi sobre os UAN, entre as quais a "história" de Marcio Pinto, um jovem que na altura chegava  dormir no pavilhão para poder apoiar o nosso clube! Entrevistei mais tarde o Artur Cruz e fui fazendo, também no DesportoAveiro e aqui no Ser Beira-Mar, referências várias, sempre elogiosas, aos Ultras Auri-Negros. A sua dedicação chegou a ser única no universo beiramarense e, isso, nunca poderá ser esquecido. Mas mais do que dedicação, sempre vi nos UAN uma claque diferente, uma claque dissociada de tudo o que de mal normalmente associamos às claques. Também por esta razão, foram alguns os jogos em que viajei com eles e foram muitos os encontros em que estive lado a lado com a claque do nosso emblema.
Quero com isto dizer que nada me move contra a história dos UAN.
Sobre o meu último texto neste blogue, digo-vos que não critico por criticar. Nada disso. Critico quando que devo criticar. Assumo as minhas posições. Mais: o que escrevi sobre o comportamento lamentável dos UAN no jogo com o S. João de Ver, já o devia ter feito. Já no ano passado, tivemos cenas muito tristes no "Mário Duarte" e há muito que vejo na claque apenas um grupo de jovens sem educação e que vão para os jogos mais preocupados em beber cerveja no bar.
O referido texto teve milhares de leitores e o engraçado é que as críticas só surgiram...de elementos da claque.
Tudo isto para dizer que, mesmo com um rol de ameaças, não retiro uma virgula ao conteúdo das minhas críticas, no entanto, também admito que nada me pode servir de motivo para chamar nomes nem aos elementos dos UAN nem a ninguém! E aqui também estive mal e por isso tenho que apresentar as minhas desculpas.
No fundo, o que desejo é voltar a ver a claque a apoiar o nosso clube mas de forma diferente das outras claques. De forma ordeira. De forma a que possamos ter crianças ao seu lado e não estejamos permanentemente a ouvir asneiredo. Se assim for, cá estarei para os elogiar como tantas outras vezes já o fiz.
O SC Beira-Mar não começou bem a época e do que precisa é de paz e apoio de todos! Da minha parte, repito que não faz parte da minha forma de ser, entrar pelo campo das ofensas, mas claro, cá estarei, como sempre, para emitir as minhas opiniões sobre o nosso clube que peço que sejam simplesmente respeitadas. Se critico (positiva ou negativamente) a Direção, porque razão não o poderei fazer em relação a estes comportamentos dos UAN que eu acho o que ninguém aprova?
E que este seja um bom fim de semana para o SC Beira-Mar.

Pedro Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário