sábado, 31 de outubro de 2009

Dor profunda



Foi com uma dor no peito que, por motivos familiares, não pude estar na Assembleia-geral do clube. É com uma dor no peito que escrevo estas linhas. É com uma dor no peito que tenho vivido estes dias, por não entender como é que há tanta gente na cidade com projecção que não vale a ponta de um chavelho! É mesmo assim!

MAIS UMA PENHORA...A PENHORA FATAL

Ainda antes da Assembleia de ontem, soube-se que osex. dirigentes (Cachide e Artur Filipe) acabaram de penhorar a última hipótese de sobrevivência do clube, ou seja, penhoraram a receita do desconto da letra de cerca de 700.000,00€ que ainda estava por descontar relativa à venda do terreno das piscinas e que poderia dar para fazer a gestão do clube até Abril. Na prática, foi a «machadada» final! Bolas, será que estes senhores, independentemente do dinheiro que têm a receber (e nunca ninguém o negou), não vão ter problemas absolutamente nenhuns por ficaram na história como os homens que tudo fizeram para extinguir um clube??? Reparem que se esta letra de 700.000 não tivesse sido agora penhorada, ainda haveria possibilidade de alguém «pegar» no clube, de forma a conseguir fazer a gestão corrente do mesmo, ficando ainda com tempo para tentar renegociar com a Câmara um novo acordo para salvar o SC Beira-Mar! Assim... Reparem que já tínhamos penhoras anteriores, mais ainda se foi penhorar o que faltava, de forma a inviabilizar qualquer possibilidade de salvação! É triste. É revoltante! É de matar o coração.
Acabaram com o clube, já que agora, só eles mesmo poderão avançar, mas creio que nem para isso tem coragem.

JOSÉ CACHIDE

Sou sincero: não conheço pessoalmente José Cachide, mas esta sua decisão de acabar com o clube, não me surpreende. E não me surpreende porque simplesmente não me acredito que seja beiramarense. Tão simples quanto isto. Cachide é um empresário e vê tudo isto como um negócio que não lhe correu bem e que tem que ser corrigido. E digo que não é beiramarense, porque até se tornar dirigente, quem é que o conhecia???

ARTUR FILIPE

Agora, relativamente a Artur Filipe, este é, apesar de tudo, um comportamento que nunca esperaria. E explico porquê: porque sempre vi em Artur Filipe um grande sentimento de beiramarismo.
Independentemente de todas as criticas que lhe fui endereçando, independentemente de tudo, não esqueço, por exemplo, que ganhámos uma Taça de Portugal, porque ainda pouco tempo antes dessa conquista, foi o Artur Filipe o único que «segurou» o clube! Lembro-me perfeitamente. Artur Filipe era amigo do meu pai e desde sempre vi nele uma figura do Sport Clube Beira-Mar. Por isso,é que nunca acreditei que pudesse seguir esta via de querer, a todo o custo, fechar as portas de um clube com mais de noventa anos! É inacreditável!

ELIO MAIA

E depois temos a Câmara e o seu presidente que, a confirmarem-se as noticias que vou lendo, vai, dia após dia, mostrando que se está marimbando para o clube. É revoltante. Choca-me como o representante máximo de uma cidade e de um concelho, não tenha o menor sentimento de pena do clube mais representativo de Aveiro estar na iminência de acabar.

Reparem nisto: José Cachide, à Terranova, afirmou que não tinha forma de avançar porque nem sequer conseguiu ser ouvido pelo presidente da Câmara!!!!!!! COMO É POSSÍVEL???
MAIS: Jorge Greno, homem de quem se falou que podia avançar, diz no Noticias de Aveiro, que também não conseguiu falar pessoalmente com Elio Maia e que o encontro se fez com um seu representante!!!!!!

Basta! Para mim, basta de paninhos quentes! No Aveiro Sempre tenho tido uma postura critica para com a actual Câmara, mas, e acreditem que é verdade, sempre respeitei a pessoa que é Elio Maia. Mas vou deixar de respeitar. Se o clube acabar, a Câmara Municipal de Aveiro, com os sucessivos incumprimentos para o clube desde os tempos de Artur Filipe na presidência, mas acima de tudo, por esta falta de respeito por uma Instituição como o SCBM, será sempre o principal responsável pelo fim. Não é responsável pelos erros de má gestão do clube, mas é impossível aceitar que temos um presidente que nem sequer se dá ao trabalho, num momento destes, de dialogar seja com quem for? Como é que um homem destes ganha outra vez a nossa Câmara?????? Como é que há pessoas, de quem eu era amigo e que se dizem grandes beiramarenses, que puderam estar ao seu lado nas ultimas Autárquicas???? Essas pessoas, para mim, também deixam de existir. Não valem nada. Querem é «tachos» e protagonismo! Aveiro é uma cidade de merda.

Perante este cenário, é obvio que ontem, não surgiu uma solução directiva! Não há forma dessa solução surgir. A única, passa pelo regresso de Artur Filipe e por a Câmara ajudar em todo este processo. Como é seu dever. Sim, porque a Câmara não deve ser apenas a Câmara do Centro Desportivo de São Bernardo...

Tenho ódio a esta gente toda...

10 comentários:

  1. Infelizmente, nao acredito que Artur Filipe regresse. Só não entendo é como esta gente não vê que o fim do clube nao interessa a ninguém!

    ResponderEliminar
  2. A tua dor é a de todos nós Pedro e nestas alturas temos de nos concentrar nas coisas boas que a vida nos deu... tens aí 2 filhos em casa, tens talento na tua escrita, tens uma cabeça para pensar por ti próprio, tens um emprego onde mostras a tua competencia; é altura para olhar para a frente, mas sem esquecer o passado, porque esse tem-nos dado lições que é bom que os Beira-Marenses não se esqueçam.

    Isto tudo se resume a uma facto muito simples: Aveiro não é do Beira-Mar! Eu sou do Beira-Mar, tu és do Beira-Mar, a "familia Quintaneiro" é do Beira-Mar, o Mano Nunes e o Manuel Madaíl são do Beira-Mar, o Mike dos Ultras Auri Negros é do Beira-Mar, os 133 sócios que apareceram ontem na Assembleia Geral são do Beira-Mar, as peixeiras da praça são do Beira-Mar, o "Duarte dos Jornais" é do Beira-Mar... mas Aveiro não é do Beira-Mar. Porque se fosse do Beira-Mar, nunca na vida as bases do PSD local pensariam no nome de Élio Maia para ser candidato à camara de Aveiro e, acima de tudo, jamais a população Aveirense lhe dava um 2º mandato à frente da Câmara. Os actos deste homem são legitimados pelo voto. Ele já com a anterior C.A. não aparecia em reuniões e demonstrava desprezo pelo Beira-Mar, mas os Aveirenses, sabendo disto, voltaram a votar nele. Quando os seus filhos ou netos lhes disserem que querem ver um jogo de futebol, levem-nos a Coimbra, ao Porto ou melhor... a São Bernardo ver Andebol que é isso que se arranja. Quando ao fim de um dia de escola os seus filhos tenham de trocar um clube com tradição na formação de Homens e Mulheres por uma viagem até Taboeira, Gafanha ou Póvoa do Paço, onde decerto os mais aptos serão de facto recebidos de braços abertos, mas os outros têm de ir para casa jogar Playstation ou ir até ao Forum experimentar umas coisas com a malta que por lá anda, talvez nessas alturas tenham saudades do Beira-Mar que ajudaram a enterrar.

    Relativamente aos antigos dirigentes a que te referes, encontro conforto no facto de agora todos nós sabermos do que são feitos os seus carácteres. Todos nós sabemos agora que esses carrascos conseguiram as suas fortunas à custa de xico espertismo, negociatas obscuras, jogos de influencia ou a subir à custa dos outros. Se fosse com trabalho honrado, suor e esforço, não tinham ido para o Beira-Mar fazer a gestão "à empresário de sucesso" que fizeram e que ninguém lhes encomendou, gastar o que não tinham já que se a coisa corresse mal, penhorava-se e matava-se o clube. Quando andarem na rua, todos nós vamos saber que é gente que não presta e é bom que se mantenham atentos, não vá algum Beira-Marense com memória e poucos modos, enfiar-lhes um banano no focinho por cada penhora e relembrar-lhes que podem enfiar o dinheiro que gastaram em nome do Beira-Mar sem ninguém lhe pedir, onde melhor lhes couber... de preferencia em moedas de 2 euros que são as maiorzinhas.

    Vou também concentrar-me nas coisas boas que a vida me deu, que está mais que visto que é mesmo o que preciso... tenho aqui a minha filhota de 3 meses a rir-se para mim há 10 minutos, a minha namorada que acordou agora e os 44 anos de casados dos meus pais para celebrar hoje. Que todos os Beira-Marenses consigam fazer o mesmo nestas horas vazias.

    ResponderEliminar
  3. Grande texto,

    É absolutamente revoltante, de uma mediocridade, incompetencia, desrespeito e irresponsabilidade tais que sinceramente nunca pensei que tal fosse possivel. Para aqueles para quem o clube se mistura com a própria vida, com as vivencias, a familia, a sua terra...e que muito pouco puderam fazer, é profundamente revoltante

    Joao Cruz

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro Neves

    Por não corresponder exactamente à verdade o que está escito no Notícias de Aveiro, solicitei uma correcção ao texto. Espero que após a publicação, seja aqui, igualmente, feita a rectificação.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Grande texto Daniel.
    O sentimento de impotência estará presente em todos os Beiramarenses, embora a esperança permaneça.
    Sinceramente, acho que sem o Beira-Mar, já não há aquela vontade de fim-de-semana (excepto do descanso)... Resta-me continuar a apoiar o meu clube do coração, amanhã estarei em Varzim.
    Beira-Mar sempre, até morrer!!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Daniel estou totalmente de acordo consigo
    mas quem vive o B.Mar em especial o Basket, depois de sete anos a trablhar e a ver realizado o sonho de muitos, de ver cerca de 140 atletas a treinar e a competir aos fins de semana é com alguma nostalgia que vê esta situação.
    Penso que o Futsal pensa da mesma maneira, será que valeu a pena todo este trabalho?
    Que farão os atletas os treinadores e todos os que trabalham por carolice em prol do B.Mar
    A vida continua é um facto mas a dor irá permanecer.
    A todos os dirigentes e seus colaboradores do Basket e Futsal um bem haja pelo esforço e dedicação pelo B.Mar sem protagonismo e sem interesse.
    Jorge

    ResponderEliminar
  7. e agora? que se segue? acabam os jogos todos onde o clube está representado? quais as consequências desta horrível notícia?

    ResponderEliminar
  8. Muito bem.
    Identificaste claramente os actores.
    Agora precisamos da SOLUÇÃO

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!

    Concordo plenamente com o que foi dito.

    Aveiro é uma cidade de m... de gente armada em queque ... que no fundo são os pacóvios de cabeça vazia e muitos empréstimos no banco.

    Tenho saudades do alboi cheio e da bancada do velho Mário Duarte a puxar pela equipa.

    E de gente verdadeira que ama e luta pelo que é seu.

    Cumprimentos


    MLP

    ResponderEliminar
  10. Quando "matarem" o nosso Beira-Mar, vão acabar também com o sorriso de todas as crianças que com muita alegria faziam aqueles joguinhos nos intervalos dos encontros.
    Eu reparava muitas vezes no olhar especado do público, ao ver a felicidade que havia naqueles meninos.
    PEÇO POR TUDO QUE NÃO DEIXEM ACABAR O BEIRA-MAR E O SORRISO DAQUELAS CRIANÇAS!!!

    BEIRA-MAR PARA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar