sábado, 10 de outubro de 2009

Vergonha de ser aveirense

A angustia mantém-se. Pior: o Beira-Mar hoje, para além de não ter quem suceda a Mano Nunes, não tem a própria Comissão Adminstrativa que geriu o clube nestes últimos meses, porque a grande maioria dos seus elementos, demitiu-se! Perante este cenário, o SCBM ficou sob a alçada de Artur Moreira, presidente da Assembleia-geral, até ao próximo dia 20, data que poderá ser decisiva para o futuro do nosso clube. Se não aparecer uma solução, pode ser o...fim. Quem diria que um clube com mais de oitenta anos de história passasse por isto? Mas passa. E passa por uma razão que resume tudo? Por ser de Aveiro!

Digo-o com a máxima tristeza: neste momento, sinto vergonha em ser aveirense! Ser de Aveiro é ser natural de uma terra entregue a uma «comandita», a uma série de pessoas incompetentes, que não sentem a cidade e tudo a que a ela pertence! E reparem que nem sequer estou a falar só do Beira-Mar! É que as pessoas têm que pensar nas razões que levaram ao fim do basquetebol sénior do Esgueira, por exemplo. Que politica desportiva temos? Que apoios?

Os clubes estão como estão porque na verdade, e independentemente dos erros de gestão a que foram sujeitos, foram autênticamente «roubados» pelos incumprimentos da actual, mas também da anterior CMA! Vejam, por exemplo, o caso de Ilhavo em que ainda muito recentemente, a sua Autarquia decidiu aumentar a verba de apoio ao Illiabum! E meu Deus, que me desculpem os responsáveis e adeptos do Illiabum, mas...sabem quantos atletas têm o Illiabum e o SC Beira-Mar? Mas é esta a diferença de apoios envergonha Aveiro!

A questão de Aveiro ultrapassa em muito a questão do Beira-Mar. Este é um assunto que tem a ver com a politica desportiva inexistente no nosso Concelho. Mas qual politica? Não existe. E depois, temos os partidos da oposição! Servem-se do Beira-Mar como «arma de arremesso», mas não apresentam soluções e esquecem o papel importante que o clube desempenha na sociedade aveirense. Excepção feita ao PCP, é outra vergonha a posição dos partidos de oposição relativamente ao Beira-Mar. E percebe-se porquê: estão-se a cagar para o Beira-Mar!

A solução do SC Beira-Mar passa por uma rectificação do protocolo com a Câmara Municipal de Aveiro e passa por o senhor José Cachide e Artur Filipe retirarem as penhoras que colocaram ao clube. E com isto, nem eu, nem ninguém da demissionária Comissão Administrativa, nem ninguém alguma vez disse que estes dois senhores não têm direito ao dinheiro que «meteram» no clube! Será que estes dois senhores (sócios do clube) ainda não perceberam que se o clube acabar, nunca verão à frente o dinheiro a que têm direito? Será que ainda não perceberam que o fim do Beira-Mar não interessa a ninguém?

Mas mais grave do que ainda não terem retirado as penhoras, é o facto de terem faltado a uma reunião convocada por um orgão do clube (Conselho Geral), que tinha como objectivo, dialogar e chegar a um acordo. Faltaram! Isto é que eu acho lamentável e vergonhoso. Que falta de respeito por uma Instituição que até há pouco tempo atrás lideraram???

Mas voltando à vergonha...a vergonha não é só pelos sucessivos incumprimentos da Câmara, é também por sentir que os próprios aveirenses, se calhar, têm o que merecem! Falta bairrismo. Falta «amor» ao que é de Aveiro. Falta participação.

No meio disto tudo, sinto também alguma desilusão pelo facto de Mano Nunes e seus pares, terem «abandonado o barco»...é que esta decisão de desistir, pode vir a ser fatal.

Resta-me esperar que ainda haja uma solução. Resta-me que as pessoas pensem naquilo que seria uma decisão inédita em Portugal: o fim de um clube! Resta-me manifestar a minha disponibilidade para ajudar no que for preciso. Sim, porque apesar de tudo, eu ainda acredito.

3 comentários:

  1. Pedro subscrevo inteiramente o que referiste, nomeadamente na questão relativamente ao facto de as pessoas que vivem e até nasceram nesta cidade não a sentirem e pior, não a conhecerem!

    O fim do Beira-Mar para além de tudo o que referiste, significa também o fim do principal ELEMENTO DE DIFUSÃO de Aveiro!

    Aveiro em todo o seu simbolismo como cidade está a morrer!

    Lamento tudo isto, só um Euromilhões recheado para um sócio a sério salvaria o clube por mais algum tempo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E amanhã? Volta a ganhar o Élio? Que tem cartazes a dizer "é quem paga!"... Ele e os tachistas todos daquela cáfila camarária! A câmara lá apoia clubes... o tanas! Os clubes de Aveiro vão desaparecendo aos poucos... ora uma equipa de cada vez, ora tudo de uma vez. Se acabar o Beira-Mar, o que espero que não aconteça, pois já considerei este clube a minha segunda família, espero que acabe rápido e sem dor, e que não ande a despedaçar-se a conta gotas e a fazer sobrer quem luta pelo emblema... e depois? Depois é enfiar o estádio, o pavilhão e as piscinas pelo cu acima de quem de direito!

    ResponderEliminar
  3. Apoiadíssimo; faço minhas as suas palavras. Noutras ocasiões já o tenho criticado mas tem toda a razão. Espero que os Martins peguem no clube - contra ventos e marés - mas para isso têm de ter um mínimo de condiçoes. Ainda sou dos que acreditam.
    O Beira não morrerá.
    Força Beira, Olé, Olé, olé ...

    ResponderEliminar