quarta-feira, 2 de março de 2011

A saída inesperada de Leonardo Jardim

Leonardo Jardim não «abandonou o barco» quando o clube esteve praticamente a «fechar portas»; não deixou o SC Beira-Mar quando o clube estava num vazio directivo e com ordenados em atraso; na minha opinião, Leonardo Jardim foi mesmo o grande responsável por Beira-Mar não ter «batido no fundo»! Como? «Blindando» o balneário a tudo e a todos, impondo a sua competência para obter resultados, independentemente de todas as adversidades, de tal modo que, uma equipa feita «em cima do joelho», acabou por subir à I Liga, facto fundamental para que o emblema mais representativo de Aveiro pudesse «respirar» um pouco melhor e olhasse para o futuro com um pouco mais de optimismo. Tudo isto não pode ser esquecido pelos beiramarenses. Mas…


Mas, por tudo isto, é que não consigo encontrar uma explicação lógica para a saída de Leonardo Jardim a poucos meses do final da época.

Ninguém o pode criticar por não querer renovar e por querer sair; ninguém o pode levar a mal de ser ambicioso e querer dar «salto» para um clube com outro tipo de objectivos, mas sinceramente, sair desta forma é sair de uma forma surpreendente, mas acima de tudo, sair de uma forma decepcionante. Para mim, Leonardo Jardim, ao demitir-se nesta fase da temporada, não «ficou bem na fotografia».

Os contratos são para se cumprir. Se, na grande maioria dos casos, critico os clubes pelas «chicotadas psicológicas» prematuras, injustificáveis e muitas vezes sem nexo, neste caso, também tenho que criticar um treinador que pede a demissão sem grandes razões aparentes. E se essas razões existem (até posso admitir que sim), não nos foram apresentadas. Dizer que sai agora porque o clube fica em melhores condições para preparar o futuro, não convence ninguém. O clube podia preparar na mesma o futuro, consigo a cumprir o contrato até ao fim. Ou será que Leonardo Jardim sente que a equipa está em decrescendo de forma e assim ainda sai a tempo de dizer que deixou a equipa num decimo lugar e com mais dez pontos do penúltimo classificado? Seja como for, e não querendo esquecer tudo de bom que fez pelo nosso clube, não gostei da forma com saiu do Beira-Mar. Uma verdadeira decepção.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário