domingo, 5 de julho de 2009

A actual blogosfera beiramarense

O SC Beira-Mar desde há vários anos que tem vindo a ser acompanhado por vários blogues, no entanto, um pouco à semelhança da sua actual conjectura, a blogosfera beiramarense já viveu melhores dias.











O «mais beira-mar», sem ser excepcional, é um bom blogue e é claramente o melhor blogue dedicado ao SC Beira-Mar. Em termos gráficos, apresenta uma imagem bonita; em termos de texto, peca por ser escrito por anónimos, algo que sinceramente nunca entendi porquê...



O futebol é o «prato forte» do «mais beira-mar», em detrimento, por exemplo, de textos que suscitassem mais o debate sobre o clube.



- - - /// - - -



BANCADA NORTE



O BN foi durante muitos anos o blogue de referência do SCBM, mas hoje, escrito por oito pessoas, está muito mais pobre do que no longo período em que só era actualizado pelo Nuno Quintaneiro.

Percebi a intenção do Nuno ao «abrir» o Bancada Norte a outros beiramarenses, mas estes, à excepção do Francisco Dias e os seus textos de basquetebol, aceitaram o desafio mas não o souberam honrar. Escrevem pouco e o BN já não é o que era.

- - - /// - - -











O Beira Online vai sendo actualizado com alguma regularidade, mas limita-se a textos retirados do site do clube ou das páginas dos jornais desportivos e pouco mais. Não há novidades, não há debates de ideias, não há nada de novo. Ainda assim, vai-se mantendo activo e acaba por contribuir para a divulgação do SCBM, o que é sempre positivo.


- - ///- - -


BLOG DE SÉRGIO LOUREIRO


O blogue do Sérgio lá vai sendo actualizado com textos normalmente pequenos mas bem escritos, mas...do Sérgio esperava mais. E esperava mais porque o Sérgio está por dentro do clube e porque hoje é ele quem faz praticamente todo o desporto do Diário de Aveiro! Penso não estar a exagerar se disser que o SL é no DA «pau para toda a obra» e que sem ele as páginas de desporto do jornal aveirense não teriam a mesma qualidade. Talvez por isso, este meu sentimento de alguma frustração por não ver o seu blogue ser tantas vezes actualizado como eu gostaria...

(Em breve, farei os meus comentários aos blogues das secções do clube.)

3 comentários:

  1. Aceito a sua critíca ao nosso blogue, mas também gostava que me dissesse qual é o blogue sobre este clube que tem gente da nossa idade a trabalhar regularmente como o Beira Online.. Posso adiantar que as novidades estão para chegar, e só não chegaram por motivos pessoais, como a indisponibilidade e como a pouca experiência em dinamizar espaços web.. Estamos a trabalhar nesses campos de modo a melhorar o blogue para o ligar à cidade... Gostava, também de lhe pedir para nos por nos links do seu blogue, assim como fizemos com o seu...

    Abraço beiramarense,
    Bernardo Limas

    ResponderEliminar
  2. Amigo Bernardo: aceite uma critica como uma critica construtiva. E eu compreendo o que acaba de me dizer!
    O vosso blogue vai ser colocado no Ser Beira-mar, como aliás há muito que já fiz no desportoAveiro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro!

    Vou focar-me no Bancada Norte, do qual já fiz parte durante grande parte da última temporada.

    O BN já não é o que era. Concordo. O Nuno fez um enormíssimo trabalho durante anos naquele espaço de debate sobre o clube. Em 2008 abriu o blogue a novas pessoas, a novas maneiras de pensar e reflectir o momento do clube, a novas iniciativas.

    Falando por mim, acho que em nenhum espaço da internet sobre o Beira-Mar se deu tanto destaque às camadas jovens do SCBM, nomeadamente aos juniores, como se deu em 2008/2009. O Basquetebol foi sempre realçado pelo Francisco, melhor do que no próprio site do clube.

    O Benebola a meu ver está bastante melhor organizado, bem, mas sou suspeito visto que venci a 2ª liga.

    Quanto ao futebol, aí posso concordar contigo, mas compreendo os meus ex-colegas de Bancada porque ao assistir aquela demência de futebol auri-negro senior não dava vontade de escrever sobre o assunto a ninguém.

    "mas não o souberam honrar", a meu ver esta afirmação tua peca por ser precipitada e mal usada. Eu estou convicto de que honrei o desafio em grande parte da época, mas por vezes a nossa vida sofre alterações que na nossa rotina já não cabe espaço nem desejo de escrever sobre assuntos aos quais apenas anónimos comentam com o único intuito de destabilizar quem se dedica aquela causa.

    Forte abraço e espero que o Ser Beira-Mar consiga ser melhor que todos os outros blogues por ti analisados.

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar