segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Que projecto para a Academia de futebol?



Um SC Beira-Mar em mudança deve, na minha opinião, mudar também muita coisa na Academia de Futebol. Os resultados modestos que o clube tem tido nos últimos anos, bem como o facto de nos últimos anos ter lidado mais de perto com o nosso futebol de formação, permitem-me aqui deixar algumas sugestões e pontos para discussão sobre o que julgo ser melhor para a Academia. É que independentemente das dificuldades inerentes à falta de campos próprios, (se existisse um verdadeiro centro de formação, diminuiriam as despesas, melhoravam as condições e centralizava-se todo o futebol de formação), julgo que há coisas que podem e devem ser mudadas o mais rapidamente possível.


1 - À semelhança do que já acontece em clubes como por exemplo o Taboeira ou o Oliveira do Bairro, julgo ser fundamental existir um coordenador exclusivamente para o futebol de sete. Não é possível pedir, a quem quer que seja, que realize a melhor coordenação possível quando o clube tem doze ou treze equipas de futebol de formação! Não é possível. O futebol de sete tem que ter um coordenador e o futebol de onze tem que ter outro coordenador.

2 – Julgo que não é condição obrigatória, mas na minha opinião, o ideal será termos dois coordenadores que não sejam treinadores de nenhuma equipa. Sei que tal situação, acarretaria mais despesas mas iria conferir uma maior qualidade ao trabalho de coordenação. Hoje, é por mais evidente, que o coordenador de futebol da Academia, mais do coordenar, tem como principal preocupação a equipa de juniores, ou seja, aquela em que também é treinador.

3 – Pagar a dois coordenadores é pagar a duas pessoas especializadas, conhecedoras do que é futebol de formação, para que marquem presença nos treinos e nos jogos das várias equipas do clube. Não podemos ter um coordenador que não vê um único treino de um determinado escalão. Defendo que a função do coordenador terá que ir muito mais além do que definir campos, horários e enviar, aqui e ali, algumas informações por email. Um coordenador deve confiar nos directores das várias equipas mas tem que testemunhar ele próprio aquilo que chega até si por parte dos referidos directores.

4 – Defendo que um coordenador terá que ser alguém muito presente, que fale permanentemente com os pais, com os atletas. Um coordenador que possa fazer a avaliação ao trabalho dos treinadores com base naquilo que ele próprio observa e não com base naquilo que vai ouvindo.

5 – É urgente acabar com a influência directa que os ditos «directores de equipa» têm sobre as mesmas! Escusado será dizer que tal não sucede actualmente, porque eu sei que acontece. Não vejo mal nenhum que os «directores» sejam pais de atletas, mas daí a influenciarem, directa ou indirectamente as decisões dos treinadores, vai uma grande diferença. E, lá está, só se acaba com esta situação com coordenadores que testemunhem in loco essas mesmas situações, mas também com a escolha de treinadores com personalidade forte.

6 – No futebol de sete, independentemente da existência de campeonatos, dos quais resultam campeões distritais, e independentemente de ninguém gostar de perder e de ser importante incutir o espírito de vitória, julgo que a Academia deveria impor aos seus treinadores a obrigatoriedade de todos os miúdos jogarem no mínimo cinco minutos. Repito: devia ser obrigatório! E se um treinador não concordar com tal imposição? Fácil: deixa de ser treinador do clube.
Ganhar é importante, mas mais importante é permitir a todos os jovens atletas a prática desportiva em contexto competitivo. Como fica a auto-estima de uma criança de oito, nove anos, quando é convocado e nem sequer entra em campo ou joga apenas um ou dois minutos só para se dizer que jogou?

7 – Mais importante do que tudo, o clube tem que ter um ou vários membros da Direcção que se preocupem, que se dediquem à Academia. A Direcção não pode ter um responsável pela Academia apenas no papel. Lembro os nomes de Orlando Neves ou de XXX, como os últimos directores da Academia que vi trabalharem, marcarem presença, lutarem pelo melhor da Academia.

8 – Se defendo a existência de um modelo de avaliação dos treinadores por parte dos coordenadores, também defendo a avaliação aos coordenadores. Nos últimos anos, o clube mudou várias vezes de Comissão Administrativa, constituiu inclusivamente uma Direcção e dá a ideia que na Academia há pessoas que estão agarradas aos lugares! E eu pergunto: como é possível que o clube, sendo o maior e mais representativo da cidade, não seja hoje o mais apelativo para um pai lá colocar um filho a jogar à bola? Como é possível iniciar-se mais uma época e o SC Beira-Mar não conseguir juntar um número de crianças superiores ao que o Taboeira, por exemplo, consegue? Ninguém é responsável por isto? Como é possível continuar a ouvir-se (admito que de uma forma exagerada e até injusta mas no mínimo com algum sentido) que o SC Beira-Mar é um clube onde só jogam os meninos do fulano tal, do senhor Director disto e daquilo, etc, etc? Será um problema de condições? Não me parece. O SC Beira-Mar carece de infra-estruturas dignas e próprias, mas do mesmo mal sofre muito mais o Taboeira! A questão é que no Taboeira as pessoas sentem-se bem tratadas, acompanhadas e respeitadas. A diferença é que no Taboeira há a preocupação em formar e não em ganhar a toda o custo! E o pior, é que mesmo se quisermos falar em resultados, o SC Beira-Mar, os seus responsáveis pela Academia e o seu coordenador, não têm hoje argumentos para falar! O SC Beira-Mar ganhou apenas um título distrital no ano passado; tem vindo a sentir, de ano para ano, cada vez mais dificuldades em manter-se no «nacional» de juvenis; e em juniores continuamos sem subir à primeira divisão nacional! Repito: o SC Beira-Mar tem que ter na Direcção alguém que analise estas questões, que faça uma avaliação dos resultados e que tente perceber porque é que o maior clube da cidade e do distrito não consegue ser atractivo para os jovens futebolistas. A formação do SC Beira-Mar está muito mal vista e esta é que é a verdade.

9 – E por fim, falar do aproveitamento que, de futuro, tem que ser feito dos jovens futebolistas formados no clube. E aqui, a responsabilidade terá que ser da Direcção/SAD, ou seja, não faz sentido o clube iniciar uma época sem subir a sénior um único jogador que seja. Aqui a culpa é, e tem sido, das diferentes Comissões Administrativas/Direcções do clube que não impõem ao treinador que contratam para a equipa sénior esta obrigatoriedade. Ou seja: quem fosse treinador da equipa profissional, teria que ser obrigado a promover um ou dois ex. juniores ao plantel sénior todos os anos! Não me acredito que não haja todos os anos, um ou outro atleta com valor para ser integrado no plantel profissional. Não me acredito.
O SC Beira-Mar não pode ter como treinador do futebol sénior alguém que seja ele próprio a tomar este tipo de decisões. Pelo contrário, o treinador dos seniores teria sempre que se sujeitar ao regulamento interno que obrigasse a esta promoção de um ou outro júnior todos os anos.
Bem sei que o clube tem hoje no plantel sénior, o Artur, o Jaime, o Dias, o Tiago Barros, todos eles com passagens pelos escalões de formação e que num passado recente, a situação era bem pior, mas também acho que é possível tirar ainda mais partido da Academia e obter mais «frutos» do trabalho desenvolvido no futebol de formação do clube.

São sugestões e opiniões que deixo no ar. Não, ao contrário do que alguns mentirosos e mal formados poderão vir a insinuar, o que aqui escrevo nada tem a ver com sentimentos de vingança ou de mau estar por já não ter o meu Filipe no clube. Nada disso. É verdade que o que fizeram ao Filipe (negar-lhe a possibilidade de continuar a representar o clube do qual é sócio, onde andava desde os quatro anos e onde foi penalizado por um erro do pai) ajudou-me a «abrir os olhos» e a ver a realidade da Academia do SC Beira-Mar sem o fantasma da clubite. O que eu pretendo é uma Academia mais competente, mais justa e com mais valores. E também não quero com isto dizer que não existem pessoas no clube com qualidade, com experiência e com know-how que não possa nem deva ser aproveitado. Não pretendo, nem defendo uma razia na Academia, nada disso, mas há que mudar muita coisa. Mais do que mudar pessoas, há que mudar directrizes, regulamentos, estruturas, formas de trabalhar. Da minha parte, estarei sempre disponível a discutir os pontos que aqui deixei em aberto, bem como outros que possam permitir um melhor futebol de formação do SC Beira-Mar. Porque gosto muito do SC Beira-Mar.

9 comentários:

  1. Boa noite Sr Pedro Nesves, concordo com muita coisa do que disse, mas o nosso clube so vai mudar quando poder apostar na formação.
    Este não é o momento, quando chegar ao momento os que estão agarrados as cadeiras saiem logo.Há treinadores agarrados, mas tambem há directores que dizem á boca cheia que pagam para estar no clube, mas todas as semanas dão por vezes mais de uma centena de convites aos amigos.Sobre os coordenadores, quem é o coordenador da Academia?Como se pode pedir resultados quando o proprio coordenador tem os resultados que tem.

    ResponderEliminar
  2. Quem é o diretor da Academia?
    Existe?
    Sabe dos problemas?
    Sabe que deve vários meses?

    ResponderEliminar
  3. Sr.Pedro Neves,
    Concordo inteiramente consigo no ponto 7 e 9.
    Nos outros pontos reconheço ideias interessantes e outras descabidas na minha opinião é claro com todo o devido respeito por si.
    Se o Beira-Mar não é apelativo deve-o ao ponto 7 e 9, porque o problema de tudo vem da direcção e da não aposta na formação.
    No Taboeira tem dois coordenadores?O Beira-Mar tambem tem,um no futebol de 11 e outro no 7,por ai não tem logica a sua observação,se devia ser coordenadores/treinadores tambem acho que não,mas tambem cada equipa devia ter o seu massagista e seu treinador adjunto e seu treinador de guarda-redes e não acontece,acumulam cargos pelas diversas equipas e porque?Velha historia,não á dinheiro...Em relação aos resultados,concordo tambem em parte que não têm sido famosos,mas como consegue o Beira-Mar reforçar as suas equipas se os clubes querem dinheiro! A direcção liberta atletas de qualidade para Bragas,Benficas,etc...e depois não tem sequer disponibilidade nem vontade de se sentar á mesa com os outros clubes para chegarem a acordo para virem atlatas para o Beira-Mar provenientes do Anadia,O.Bairro etc..
    Veja o investimento no Gafanha no escalão de iniciados por exemplo,quando dinheiro foi pago em transferencias?Nos Juvenis igual.O Taboeira comprou um iniciado ao Estarreja por 200 euros,se fosse o Beira-Mar era 2000,sabe porque?Porque a taxa varia consuante o campeonato que se encontra o escalão etario mais alto,neste caso o taboeira são os juniores no distrital,o Gafanha tambem é distrital de seniores e o Beira-Mar? felizmente primeira liga,é bom por um lado mas tem pontos negativos nesta situação particular.
    Felizmente aparecem atletas todos os dias a pedir para treinar,todos os dias,alguns com muita qualidade,depois quando se fala com os clubes querem dinheiro,a direcção assobia para o lado e os juniores vão para o Padroense jogar com 15 jogadores na ficha de jogo...não havia mais Sr.Pedro Neves,os outros 7 ou 8 que lá andam não estão disvinculados dos seus clubes.
    Sabe quantos atletas sairam dos juvenis este ano?3 porto,braga e sanjoanense.sabe quanto recebeu?zero. Sabe quantos entraram?zero, andam lá 3 ou 4 a treinar que os clubes não os deixam vir.Sabe quantos entraram nos iniciados?2,um dispensado do porto e outro que sinceramente não sei de onde veio,saiu 1 para o benfica. Os iniciados do gafanha até a Lourosa e Vila Maior vão buscar atletas com uma carrinha...
    Para resumir,você tem algumas ideias boas, só acho que não deve martelar nos mesmos,porque esses são os menos culpados, porque tudo se resume a uma palavra que mudava tudo e depois não faltava quem quisesse vir para o Beira-Mar. INVESTIMENTO. esses Beiramarenses que andam por ai a tomar cafes no seminario e a dar á lingua na loja amarela, se houvesse dinheiro estavam todos dispostos a vir para a formação.
    Grande abraço Sr.Pedro Neves e espero que continue de forma construtiva a ajudar o seu clube.

    ResponderEliminar
  4. Um chorrilho e incoerências e contradições

    ResponderEliminar
  5. Algumas notas aos comentários já aqui publicados pelos caros leitores:
    Sobre a pergunta se sei quem é o Director...pois bem, os ultimos pontos que foquei neste texto tem precisamente a ver com o que pergunta, ou seja, com a necessidade da Direcçao se envolver na Academia. Esta tem que ser apoiada! Esta tem que ter um ou mais Directores, mas directores que existam mesmo! Percebo a pergunta e por isso mesmo foquei esse aspecto.

    Sobre a existencia de um coordenador para o futeobl de sete, a ser verdade, foi só a partir desta época. Até à época passada, nao existia!

    Sobre a falta de pagamentos a quem trabalha na Academia, é algo que nao podemos aceitar, de facto! A Academia nao pode ser um parente pobre do clube. É obvio que sei dessa siuação e, por isso mesmo, terei sempre muito respeito por quem ali trabalha e dá o seu melhor, sem ser recompensado por isso. Eu nao ponho isso em causa, atenção. Não confundamos as coisas. Agora, tb acho que os pontos que aqui foquei nada têm a ver com subsidios em atraso. Os atrasos nao podem ser justificação para muito que aqui critico: as cunhas, a falta de acompanhamento, a forma como tratam os miudos, etc, etc.
    Cumprimentos e obrigado pela participaçao no debate.

    Pedro Neves

    ResponderEliminar
  6. Sr.Pero Neves, eu sou o das 7.18.
    Realmente é bom podermos debater estas situações.
    Gostava da sua opinião sobre os factores que enumerei sobre as saidas e entradas de jogadores, a permissividade que a direcção usa nestes casos.
    Em relação ao segundo coordenador penso que tem razão e começou só esta epoca.
    Por ultimo exste administrador da SAD e remunerado para a Academia,onde anda ele é uma boa pergunta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Mas quem manda no clube?
    Ninguem
    Quem manda na sad?
    Ninguem
    Esta é a verdade, o beira mar está orfão.

    ResponderEliminar
  8. Este post é indigno de uma pessoa que se diz do Beira-Mar, que usa o nome do clube para escrever o que lhe apetece (mentiras e calúnias) e não passa de um ajuste de contas com o coordenador da Academia (Professor António Luís), que só por cobardia o Sr. Pedro Neves nunca refere o seu nome.
    E, para falar das equipas da formação do Beira-Mar, nomeadamente dos juniores, juvenis e dos iniciados, é necessário segui-las de perto. O Sr. Pedro Neves que diga quantos jogos viu esta época, ou na época passada, destes escalões. O senhor, porventura, conhece a competitividade das séries B dos nacionais de juvenis e juniores? Sabe que o Beira-Mar não joga sozinho e, por isso, é muito difícil andar lá por cima. Se os juvenis andam no nacional, ainda que com dificuldade, poucos se podem disso gabar (apenas 3 clubes da AF Aveiro) e, quanto à subida dos juniores, diga-me, Sr. Pedro Neves, nos últimos 20 anos, por exemplo, quantas épocas esteve o Beira-Mar na 1ª divisão? Só um pormenor, foi o actual treinador que subiu a equipa pela última vez, num ano em que, por coincidência, foi campeão nacional! Para si é pouco, já sei, quando lhe interessa aponta resultados, quando não lhe interessa diz que deviam jogar todos. Incoerências e contradições a que o Sr. já nos habituou.
    Quanto ao resto, o anónimo das 07h18 já lhe procurou abrir um pouco os olhos para as dificuldades, porque, em questões de visão, o pior cego é aquele que não quer ver.
    Enfim, é o que dá trazer problemas pessoais para um debate sobre coisas sérias...

    ResponderEliminar
  9. se calhar o Sr Pedro foi ver mais jogos do que o proprio coordenador que nunca o vi em jogos de futebol de 7.Nao invente desculpas onde nao á explicações.Explique o caso do abaixo assinado dos pais e dos atletas dos Juvenis contra o treinador actual no ano passado?Perderam 3 jogadores bons sem nessecidade.Nos juniores o plantel é pequeno, mas tambem nao ha qualidade na equipa tecnica, é so amizades.Os treinadores teem que ser por competencia e nao por amizade.Quanto aos Juniores subiram á uns anos com este treinador, sim e?O presente é o futuro, o pasado ja passou.Tinha como objectivo subir no ano passado, subiu?Nao foi embora porque, quase que iam para o distrital.Enquanto a panelinha continuar entre 3 ou 4 pessoas nao vamos a lado nenhum.É pena porque temos atlento na pseudo academia.

    ResponderEliminar