sábado, 14 de novembro de 2009

Derrota escusada em Coimbra
















Depois das duas vitórias nas jornadas inaugurais, o SC Beira-Mar já «leva» duas derrotas consecutivas no CNB1. Isto porque, depois da derrota na jornada anterior, frente à excelente equipa do Porto «B», aconteceu hoje novo desaire, desta feita, em Coimbra, frente ao Olivais: 69-64.

Estive em Coimbra e vim de lá frustrado. Primeiro, porque, e pelo que consegui apurar, soube que Mauro Nascimento dificilmente volta a jogar pelo nosso clube; depois, porque Rui Pedro, engripado, ainda tentou dar o seu contributo à equipa, mas acabou por não jogar; e finalmente, porque ficou provado, que o SC Beira-Mar sem estes dois elementos (aos quais se junta ainda André Patarrana, que também não jogou), é uma equipa, mesmo para o CNB1, claramente banal!

Este, em condições normais, era um jogo para ganhar. O Olivais teve mérito, jogou melhor, esteve bem no seu jogo «exterior», mas é uma equipa perfeitamente ao alcance do SC Beira-Mar. Acontece que hoje, a equipa de Matt Nover fez alinhar durante o jogo praticamente todo, alguns elementos que normalmente não passam de suplentes utilizados. Mas hoje, face às ausências já citadas, teve que ser assim, e claro, o rendimento da equipa não foi o mesmo. Sou sincero: a atitude dos nossos jogadores é excelente, mas há nesta equipa muitos jogadores que não têm qualidade para jogar no CNB1.

Gostei do Daniel e do Bruno, claramente os melhores reforços desta época, e não gostei da fraca percentagem de lançamentos «triplos». Mas mais do que apontar isto ou aquilo à exibição individual e colectiva da equipa, do que não gostei mesmo foi da falta de organização que a mesmo deixou transparecer nesta deslocação à freguesia de Stº António dos Olivais. Como pode uma equipa jogar bem, se a quinze minutos do inicio do jogo, ainda nem um único jogador tinha entrado em campo??? Como é possível que os jogadores entrem em campo a «conta gotas»? Repito: faltavam 25 minutos para o jogo começar e havia jogadores que ainda estavam na bancada, na maior das calmas, a comer uma «buxa»! Esta não é uma equipa profissional, mas há que exigir o mínimo! Cheguei a ter pena do Matt Nover! E depois, claro, uma equipa que, para além de não poder contar com os seus dois melhores jogadores (Mauro e Rui Pedro), não «aqueceu» como deve ser, acabou por não ter o desempenho esperado.

Ainda assim, e mesmo com todas as contrariedades, podia-se ter ganho. O Beira-Mar chegou a estar a perder por 18 já na segunda parte, mas ao conseguir ir «buscar» o jogo, só não o ganhou porque faltou discernimento, um «base» com mais talento e uma arbitragem menos «habilidosa».

16 comentários:

  1. Quando o nº 1 da secçao nao se digna a ir ao jogo, está tudo explicado. É uma vergonha. Desprezam a equipa feminina (os sócios nem sequer sabem quando há jogo) e tratam muito mal os masculinos.

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal, o que se passa em concreto com o Mauro?

    ResponderEliminar
  3. Estando um comentário destes num blogue que se diz "ser beiramar", não posso deixar de comentar.
    Deves julgar que algum do dinheiro das quotas que pagas serve para pagar o autocarro autoppulman que nos levou até Coimbra e que se atrasou por não andar mais depressa. Tens mais de 23 anos? Es do sexo masculino? Então anda treinar e faz melhor do que quem lá está! Esta equipa é a única em que os jogadores não recebem qualquer pagamento. Muito pelo contrário. Exigir mais a dirigentes a quem se deve o facto de existir basket no Beira Mar? Era o que faltava! A equipa existe porque existe um grupo de amigos que praticamente se encontram para jogar e que dão tudo por tudo pelo beira mar. O que é que contribuis como sócio ou simpatizante para que seja melhor?
    Temos todos um grande orgulho em, com tantas dificuldades, podermos estar todos os fins de semana com a cabeça erguida a jogar basket. Bem ou mal, é o que temos.
    Frequentemente dizes e bem, que tens familia e que vais aproveitar o tempo da melhor maneira, etc, etc. No entanto não te privas de exigir aos outros dedicação total por amor à camisola que qualquer um pode ter. Seja dentro do campo seja na bancada. Afinal que legitimidade é essa? A que se deve?
    Para finalizar, um blogue que se diz "ser beira mar" devia ter ideias construtivas. É que assim de repente está tudo muito vazio...

    ResponderEliminar
  4. só faz falta quem cá está15 de novembro de 2009 às 10:25

    Primeiro, só faz falta quem está, e por isso não acho bem dar tanto destaque a um jogador que não aparece à 2 semanas, o Mauro. Tens toda a razão: quando joga faz a diferença, mas neste momeno o que se diz é: "Fazia a diferença!" Dizes que conseguiste apurar alguma coisa, logo poderás saber o que se passou, eu sei mas não me cabe a mim divulgar. É a tua opinião e respeito, mas acho que se anda a dar muita importância a esse jogador. Não está, paciência! Ontem também metade do jogo da Selecção foi a filmar o C.Ronaldo no camarote... Mas ele estava a jogar? Chutou à baliza alguma vez? Não? Então foquemo-nos em quem está! Há falta de actualizações e referências a jogos no blog criado para o Basket do Beira; se calhar aí deviam noticiar e divulgar mais coisas sobre as equipas...
    Segundo soube por parte de alguns jogadores, pois eu não estive lá, quem estava na bancada a "comer uma buxa", era quem tinha ficado de lá ir ter e não de sair do Pavilhão. Quantos aos outros, enganaram-se no caminho! Sei que parece impossível, mas é verdade! Disseram-me também o que tu dizes e muito bem: derrota escusada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro «só faz falta quem cá está»: percebo o que escreve e até concordo. Se o Mauro já não está, deixa por isso de contar; agora, ninguem está a dar importancia demasiada a ninguém, apenas estou a dar a minha opinião, ou seja, acho que é uma perda, desportivamente, para a equipa. Só isso. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Henrique: qd cheguei ao pavilhão, dou de caras com o Matt e com o Rui Martins, e este, de pronto, pergunta-me: não me digas que vieste a Coimbra só para ver o Beira-Mar? E foi isso mesmo que fiz. Tirando as pessoas que têm ligações familiares a membros da equipa, eu e o meu irmão, devemos ter sido os unicos adeptos que foram a Coimbra para ver o Beira-Mar. Achas que é fazer pouco pelo clube? sabes quantas vezes fiz isso na vida? Centenas! Ou achas que só porque jogas de borla no clube, te julgas o maior beiramarense do mundo? Henrique: tu nem sequer imaginas o que ja fiz pelo clube e aquilo que, à semelhança de muitos outros colaboradores anónimos, continuo a fazer diariamente pelo clube! Não imaginas, é só o que te digo.
    Mais: nao te admito a ti, nem a ninguem, que se diga maior beiramarense. Se tivesses alguma humildade, só tinhas que admitir a critica, mesmo que nao concordasses com ela.
    É obvio que houve uma justificação pelo atraso, mas isso nao justifica tudo. E não me venham agora com conversas que por serem amadores, que tudo se deve perdoar.
    Vá...um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Pedro,
    Admito toda e qualquer critica sobre tudo o que se passa dentro de campo. Quem joga bem, quem joga mal, quem não devia jogar e joga, isto ou aquilo. Se fossemos os melhores não estavamos no CNB1. Mais ainda, reconheço, em grande parte dos teus comentários, que percebes de basket e de desporto e concordo com a maioria das crónicas. Mas a questão aqui é simples. Houve criticas muito duras e injustas a situações que não fazem parte do jogo. Sobretudo nesta questão (extra jogo) cada um dá o melhor - dirigentes e jogadores. A questão do amadorismo se justificar ou não é absolutamente crucial. Se não houvesse este amadorismo nem bolas nem tabelas nem transporte nem "buxas" haveria.
    Em relação a seres beiramarense, bem o sei, mas não basta, na minha oipinião, dizer-se ou dizer-se o que já se fez. É preciso estar presente. É preciso ajudar e toda a ajuda é bem vinda. Claro que pegar num papel e numa caneta ou teclar umas coisas é fácil... mas é preciso muito mais... De todos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro..comentário seu em resposta a comentários feitos após o Beira-Mar se ter sagrado campeão nacional cnb2.."Ora aí está a azia de sempre a falar mais alto. Foi uma época inteira a aturar os detractores, que passaram o ano inteiro a dizer isto e aquilo do Beira e a torcer para que o clube nao fosse campeao e nem sequer subisse de divisão. Mas deram-se mal. E como tiveram azar, agora começam a dizer que para a proxima época vai ser assim e assado. Mas chega. Aqui vou ser pouco democratico. O momento é de festa e o Beira-Mar está de parabens. O futuro? Logo se verá, mas lembro que os «velhos» esta época eliminaram a Sanjaonense (CNB1) da Taça e deram excelente replica ao Queluz, da Proliga. Continuem a dizer mal, mas nao aqui. E claro, muito menos no blogue que tenho dedicado ao SC Beira-Mar" Relembro-lhe só que nestes jogos que enumerou brilharam Henrique Simões,Nuno Alves,António Almeida,Rui Pedro,Rui Martins,Francisco Dias,René,Simao Quina,Ismael,Rui Gomes,João Silva..Não se preocupe que o Rui Pedro e os outros que não tem nível para jogar na cnb1 nao o vão envergonhar."Continuem a dizer mal, mas nao aqui. E claro, muito menos no blogue que tenho dedicado ao SC Beira-Mar"...abraço

    ResponderEliminar
  9. Henrique, não é por se ser amante e amador do Beira-Mar, que vos dá direito de fazerem as coisas como bem vos apetecer, mesmo numa altura em que o barco parece mais à deriva do que nunca.

    Perderem-se e chegarem mais tarde ao jogo do que deviam, acontece... enganarem-se no caminho, paciência... mas não se esqueçam que envergam uma camisola e um emblema que muitas gerações antes da vossa, lutaram para que fosse respeitado no país todo.

    Sabes tão bem como eu que estas coisas de chegar atrasado ao jogo afectam a forma como a equipa entra, como parece que foi o caso. Acho que, para quem quis escrever uma crónica do que se passou, é um facto relevante, que deve ser salientado até para vocês fazerem (ainda) mais um esforço pelo clube que amam, no máximo, tanto como nós e não volte a acontecer.

    Não caias no erro de pensar que, por treinares e suares a camisola do clube, és mais Beira-Marense do que os outros (olha o Mauro não é mais Beira-Marense do que o Pedro Neves de certeza absoluta)... quando a pujança da tua juventude te abandonar e não puderes jogar mais basket, espero que continues tão Beira-Marense como até agora.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Falam falam... de fora é fácil! É sempre fácil. Henrique, deixa falar quem não sabe. Pensam que os jogadores fazem pouco e ainda dizem que se queixam por jogar de borla... Nunca ouvi nenhum jogador queixar-se por não receber, a não ser os do futebol... Nunca ouvi um jogador do Basquete dizer que é mais beiramarense que alguém...
    E ainda voltam a falar do Mauro... Ò Daniel, não venhas comparar o beiramarismo do Mauro com ninguém... Não o merece. É bom jogador e ponto final... Amor a uma camisola ZERO, logo não há qualquer beiramarismo a comparar.

    ResponderEliminar
  11. Só gostava de perceber uma coisa: tanta gente se preocupa com o Basket do BM, toda a gente opina bem ou mal, fica ao critério de cada um,
    mas para ajudar a melhorar o que está errado ou menos correcto não vejo ninguém. O que vejo são sempre os mesmos, 4 elementos a movimentar aquilo que os outros criticam mas que tanto gostam.
    Pergunto: se os 4 elementos se cansarem,o que vai ser dos cerca de 120 a 130 atletas que neste momento fazem aquilo que gostam e que sabendo de todas as dificuldades eles lá estão de alma e coração.
    Aparecam para ajudar.

    ResponderEliminar
  12. Em primeiro lugar gostaria de responder ao comentario do "so faz falta quem ca esta".. è bem verdade q so faz falta quem esta presente, mas verdade seja dita com o Mauro tudo melhora nao?? ahaha! venha quem vier, discutam o que discutirem.. nao há ai ninguem do beira mar que lhe chegue aos calcanhares! e isso da muita dor de cotovelo!!! Um jogador como ele faz muita falta seja em que clube for! Temos k admitir! e quem disser o contrario nao esta a ser verdadeiro e esta como ja disse com dor de cotovelo!! E importancia?? da-se a bons jogadores!!! Por isso temos pena!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Pois é o Mauro é mt bom mas nunca teve uma carreira no Basquete. Td sp mt inconstante, cheio de questões??!!
    Pq para além de se ter jeito tem de se ter respeito e humildade pelo grupo ou pela equipa q se representa.
    E isso ele nunca teve.....
    Já agora era bom pensar nisso.

    ResponderEliminar
  14. Caro T.O., ninguém disse que as coisas não melhoram com o Mauro, aliàs o que foi dito, e passo a transcrever: "qundo joga faz a diferença". Ninguém, que eu saiba está com dor de cotovelo... Por acaso sabes o que se passou? Se sabes, este teu comentário está muito fora do contexto, se não sabes, procura informar-te. São assuntos do seio da equipa é certo, mas as coisas vão saindo cá para fora...
    A não ser que sejas o Mauro, e nesse caso, nem devias escrever uma palavra, pelos menos aqui.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo, em resposta ao teu comentário, cada jogador é livre de seguir o rumo que quiser que ninguém tem nada a ver com isso! O problema das pessoas é que pensam que sabem muito e só tão bem a julga-las! Respeito?? primeiro informa-te ou tenta saber o que realmente aconteceu! E carlos fora do contextos tao alguns comentarios que ja li aqui.. Se voces sao os proprios a dizer que nao se deve dar importancia e que so faz falta quem ca esta, estarem a escrever aqui nao é dar importancia??? NAO PERCEBI!

    ResponderEliminar
  16. Depois de ter lido estes comentarios, so posso dizer que se esse jogador quis ir embora voces nao o têm que condenar por isso.
    Cada um decide o que faz. E tarem a falar sobre isso torna-se chato!

    ResponderEliminar