quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dor profunda (II)

Ainda que o credível Noticias de Aveiro fale em «sorrisos» e num «presidente da Assembleia-geral mais desanuviado», não me acredito que a reunião de hoje (já ontem) entre o Beira-Mar e a Câmara possa ter sido decisiva para, de um momento para o outro, surgir uma solução directiva para o nosso clube. Deus queira que esteja enganado, mas não me acredito.

AINDA A CÂMARA

Sem pretender recuar em absolutamente nada e sem pretender deixar de criticar a Câmara e o seu presidente para a pouca sensibilidade que tem revelado para com o SC Beira-Mar, quer-me parecer que, e agora mais racionalmente e menos emotivamente, neste processo Elio Maia até pode ter vindo a ser criticado injustamente, não pela falta de diálogo que revelou durante anos, não pela falta de respeito que chegou a revelar para com o clube, mas sim por ter vindo a ser acusado de nada ter feito para ajudar o clube. Quero com isto dizer que Elio Maia ao vender os terrenos das piscinas ao Beira-Mar, -lo com intenção de ajudar o clube. Foram mais de dois milhões de Euros! E então pergunta-se: onde está o dinheiro? Porque razão, o Beira-Mar está falido??? Esta é uma questão importante! Reparem que ainda não há muito tempo, surgiram inclusivamente noticias que davam conta da possibilidade de Elio Maia se ter metido em sarilhos...por ter ajudado o Beira-Mar, vejam bem!

MANO NUNES

A verdade é esta: os sócios deviam ser esclarecidos! Repito: para onde foi o dinheiro? E porque razão, a «negociata» é feita e Mano Nunes abandona o barco??? E como é que os antigos dirigentes, sem carácter, é verdade, não terão reagido???
Pois é! Parece-me que neste processo todo, também não podemos esquecer Mano Nunes e a ultima Comissão Administrativa! E não podemos, porque protagonizou com a Autarquia uma «negociata» que deveria ter servido para ajudar o clube, e pelo que se vê, não ajudou em nada! Antes pelo contrário. Ajudou sim, ao aparecimento das penhoras e à intransigência dos antigos dirigentes.

Isto devia ser assumido e por isso é que não julgo correcto, em termos estratégicos, que na ultima Assembleia, ainda tenha havido quem quisesse defender Mano Nunes, em vez de admitir a «negociata» como uma decisão claramente errada e que só veio complicar e, quiçá, jogar a favor do...fim!

A Câmara (não apenas esta) é responsável pela situação do clube? Também o é, porque ao longo de muitos anos foi falhando para com o que estava protocolado, mas a verdade, é que as «piscinas» vieram colocar a Autarquia numa posição confortável!

Os antigos dirigentes (Cachide, Artur e companhia...) são os principais responsáveis pela situação actual? Eu penso que sim, mas na verdade, ganharam «moral» para se tornarem intransigentes e passarem por vitimas!

E Mano Nunes e seus pares? Também! Sinceramente, acho que Mano Nunes, independentemente de o considerar um grande beiramarense e de nunca poder esquecer tudo o que fez pelo clube, não esteve bem com esta «historia» das piscinas! Para além disso, deixou o clube, sabendo de antemão que o vazio directivo era o cenário mais do que provável.

No meio disto tudo, apelo ao Dr. Artur Moreira para que continue a fazer todos os possíveis para arranjar uma solução milagrosa e fico a aguardar que possamos saber mais alguma coisa em concreto da reunião desta tarde com a Câmara.

5 comentários:

  1. Pedro,

    As penhoras já existiam quando a Comissão Administrativa pediu a demissão. E logo no início de Setembro, com novo processo contra o clube, já seria de esperar novas atitudes por parte dos ex-dirigentes, que vieram a ser conformadas pelos recentes arrestos.

    Agora, imagina-te tu no lugar de Mano Nunes. Assumes o clube numa altura em que mais ninguém se perfilou. Em poucos dias, regularizas a situação para poderes inscrever a equipa na Liga Vitalis (recordo-te que a herança foram 4 meses de salários em atraso). Cerca de 1,4 M€ exigíveis a curto prazo, dos quais a CA conseguiu pagar cerca de 800.000€. Imagina-te a teres que arranjar financiamento para a época e ainda teres que aguentar - do teu próprio bolso - o atraso da autarquia na execução do protocolo. Depois, quando finalmente consegue vender o terreno e receber algum dinheiro, deixavas o dinheiro num clube já penhorado pelos ex-dirigentes e com a perspectiva de novas penhoras e arrestos.

    Só podes estar a brincar...

    Pela minha parte, podes ter a certeza que, apesar de alguns erros de gestão, sobretudo, no plano desportivo, defenderei sempre o Mano Nunes que conheci nos 15 meses em que esteve à frente da CA.

    ResponderEliminar
  2. NQM:
    Eu sei que as penhoras já existiam, mas nao tenhas duvidas que foi o negócio das piscinas que tudo complicou. Ou nao admites isso?
    Eu percebo tudo o que me dizes, agora, realisticamente, a negociata, feita às horas que foi (e nós sabemos porquê!, tinha como objectivo ajudar o BM e em nada ajudou. Como podes defender «isto»? Ou queres-me dizer que se o «fim» se tornar relaidade, não devemos tb responsabilizar os protagonistas da CA que levaram para a frente esta negociata? Sim, negociata, pq ja nem estou para discutir o preço irrisorio a que foram vendidas!
    Eu, acima de defender o A ou B, defendo o Beira-Mar. E repito: Mano Nunes hoje já é mais problema do que solução (varias vezes falámos sobre isso), mas na verdade a forma como se retira do clube em nada a joga a seu favor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pedro, compreendo o que dizes, mas vê a coisa da seguinte forma... se não houvesse penhoras, não achas que a negociata seria mais um negócio normal, realizado a horas decentes e possivelmente por valores mais gordos?

    Se não houvesse penhoras, estás a imaginar o Mano Nunes a retirar o dinheiro que lá tinha posto e a sair do Beira-Mar? Ou aguentava o clube, punha-o a dar lucro uns anos seguidos como já o fez no passado e pagava as dívidas, inclusivé aos ex-dirigentes?

    Eu não tenho dúvidas nenhumas de 2 coisas:
    1. Se não houvesse penhoras, o clube era governável e poderia equilibrar-se de novo.
    2. Qualquer um de nós, na posição em que o Mano Nunes se encontrava, primeiro preocupava-se em salvar o dinheiro dele. Não tenhas dúvidas que os ex-dirigentes fariam exactamente o mesmo.

    Agora o porquê das penhoras é que é o cerne da questão, como já abordei num comentário no Bancada Norte ao post "SC Beira-Mar: Uma oportunidade única na crise" de 21 de Outubro:
    "Curiosamente, o diálogo que se continua a tentar com a autarquia, não se tentou em devida altura com os ex-dirigentes; estes podem ter arruinado o clube mas, infelizmente, têm a lei do seu lado. Com quem não cumpria o estipulado por contracto é que se tenta dialogar. Relembro que, por muito que me custe admitir, os ex-dirigentes penhoraram o clube porque não houve o cuidado de arcar com os custos correntes que os créditos representavam. Tivesse o Beira-Mar pago esses custos e mantido o diálogo com os ex-dirigentes e não haveria penhoras.

    Não nos esqueçamos deste erro enorme que a anterior C.A. cometeu."

    ResponderEliminar
  4. Pedro,

    Aquando da venda do terreno das piscinas, a ideia do Mano Nunes era convocar eleições e, caso sentisse apoio, constituir uma lista e candidatar-se. Ele nunca quis abandonar o barco. No entanto, face a novo processo movido pelos ex-dirigentes e à perspectiva de arrestos e mais penhoras, a CA decidiu apresentar a demissão em bloco e mostrar-se indisponível para continuar. As pessoas da CA sempre estiveram disponíveis para dialogar com a CMA e encontrar soluções para o falhanço do protocolo e da parte da CMA, sobretudo, do seu Presidente e do Vive-Presidente Carlos Santos, a CA sempre sentiu disponibilidade da CMA para dialogar.

    Porém, com o clube penhorado, ninguém consegue garantir a sua gestão. Como disse e bem o Dr. Jorge Greno na última AG "Sou gestor, mas não sou milagreiro". Com os arrestos dos créditos e com as penhoras sobre o património não há nada para gerir...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Só para lembrar que comentarios provenientes de anónimos, cujo teor são, nao meu entender, perfeitos disparates, nao sao publicados. Mas acho graça...sou grande beiramarense qd critico o Elio (que fez render mais de dois milhoes de euros para o clube e ninguem foi esclarecido para onde foram...) o Artur Filipe e o Cachide, mas qd digo que esta CA nao esteve bem na negociata das piscinas, aí já nao estou a defender o clube! Dá para rir. Aqui, nao está em causa pessoas, está em causa o clube e as minhas posições sao sempre em prol do clube!

    ResponderEliminar