quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A vergonha continua

1 – Mano Nunes volta ao relvado

No final da semana passada, fomos confrontados com a notícia que Mano Nunes terá estado num treino do plantel profissional da equipa sénior de futebol do SC Beira-Mar. Uma surpresa. Desconheço a intenção da «visita», mas a acreditar no que li, não posso deixar de dizer que é no mínimo…vergonhoso. Como é possível que o ex-presidente da última Comissão Administrativa tenha «abandonado o barco», depois de ter assinado contrato com aqueles briosos profissionais (e quando se assina um contrato com um jogador, assume-se que lhe vamos pagar até ao final!), e volvidos dois meses, apareça num treino??? É assim: se foi para ajudar, tudo bem; agora, se foi, como escreveu o Record, apenas para mostrar solidariedade…que me desculpe o próprio Engº Mano Nunes, ma na verdade teve foi muita sorte por nenhum jogador se ter revoltado!!!!
Quando li a noticia, cheguei a pensar que a notícia do Record poderia ter fundamento, ou seja, Mano Nunes foi ao relvado porque equacionaria o regresso e, a ser verdade, acabava por ser uma boa notícia, mas não…
E digo que não, porque, o Beira-Mar jogou no domingo a seguir com o Trofense e, no final, Leonardo Jardim diz que a paciência está a chegar ao fim e que o grupo pondera tomar medidas…
E como se não bastasse, Mano Nunes volta a proferir declarações que em nada ajudam à situação dramática! Em nada mesmo! Mano Nunes tem essa característica – por vezes, o coração fala mais alto – característica essa que muitas vezes acabou por não jogar a favor do SC Beira-Mar e que, pelos vistos, continua a ser seu apanágio! Desta vez, voltou a mandar «indirectas» aos ex-elementos da Direcção de Artur Filipe, ficando mais uma vez demonstrado que o que aqui está em causa é também uma «guerra» entre pessoas e que quem se lixa é uma Instituição com mais de noventa anos!



2 – Leonardo Jardim no final do jogo com o Trofense

2 – O Beira-Mar perde com o Trofense, num jogo em que não jogou bem, mas que acima de tudo não foi feliz, e no final, Leonardo Jardim, compreensivelmente, afirma em conferência de imprensa que é impossível esperar mais e que o grupo de trabalho terá, forçosamente, que tomar medidas.

3 – Cachide e o protocolo

3 – Entretanto, entre os avanços e recuos de José Cachide, há mais uma vez a noticia que o ex.dirigente não vai mesmo regressar ao clube, porque no seu entender, o protocolo que foi feito com a Câmara «assassinou» o próprio Beira-Mar. Pois bem, eu tive acesso ao protocolo e não posso deixar de concordar. Como foi possível «aquele» protocolo?
No fundo, tenho muita pena que Cachide não regresse e isto, não invalida que continue a achar que o mandato de Artur Filipe, José Cachide e companhia, em termos de erros de gestão e em termos financeiros, não tenha sido um verdadeiro desastre para o clube. Foi! Mas, face à conjectura actual, o regresso de Cachide, é capaz, no me entender, de ser a única solução. O problema…é que já deixei de acreditar no regresso dos ex-dirigentes que estiveram com Artur Filipe….

4 – Ameaça de rescisão colectiva

Hoje, em conferência de imprensa, o «capitão» Hugo, anunciou que o grupo de trabalho vai esperar até ao próximo dia 30 para que sejam liquidados os dois meses de ordenados em atraso, caso contrário, o plantel avança para a…rescisão colectiva!

O clube parece caminhar para o abismo. Para o fim. Eu tenho sempre esperança, é verdade, mas cada vez menos…e a vergonha continua!

Entretanto, o site do clube anuncia duas próximas Assembleias…

5 comentários:

  1. não coloque o RECORD como tanto gosta em problemas que o RECORD nao tem nada a ver com o que escreveu.

    ResponderEliminar
  2. Na minha humilde opinião, esta novela tem 3 actores:
    .Mano Nunes que só pega no Beira-Mar se não houver penhoras
    .Cachide que só pega no Beira-Mar se a CMA pagar o que deve ou dê garantias fortes que paga no futuro
    .Élio Maia que só paga ou pelo menos garante que no futuro irá pagar o que deve ao Beira-Mar com garantias de que não vai estar a dar dinheiro ao clube para este se limitar a pagar as suas dívidas aos antigos credores e logo a seguir ficar à deriva.

    Fazendo o exercício de nos colocarmos na posição do Élio Maia, só o imagino a dar essas garantias em 2 cenários:
    .aparece alguém credível, independente dos outros 2 actores e com um projecto para o Beira-Mar
    .os outros 2 actores sentam-se à mesa, entendem-se à cerca do que é necessário para o Beira-Mar recuperar a pujança de outros tempos e lançam-se ao trabalho não tendo como objectivo reaver o dinheiro que ainda lá têm ou deixar o outro com as mãos a abanar.

    Como, infelizmente para todos os actores principais e secundários, não aparece ninguém independente, só nos resta a última hipótese. É aí que gostava de salientar algo que tu dizes muito bem no teu post: "...ficando mais uma vez demonstrado que o que aqui está em causa é também uma «guerra» entre pessoas e que quem se lixa é uma Instituição com mais de noventa anos!". Esta "guerra" entre pessoas parece-me bilateral e não é culpa exclusiva do Mano Nunes.

    Infelizmente estamos dependentes deste entendimento e é precisamente isso que me deixa tão pessimista.

    Espero por novidades nesta próxima Assembleia Geral.

    Ao grupo de trabalho do futebol profissional, funcionários do clube e demais atletas e técnicos de todas as modalidades, não posso fazer mais do que associar-me às vozes que já por várias vezes lhes agradeceram pela forma como têm aguentado estes maus tratos.

    ResponderEliminar
  3. Neves, tire-me uma dúvida por favor.
    Eu não estou por dentro desta situação mas li que uma direcção do beira-mar vendeu as piscinas e terreno. Agora não há dinheiro no clube, correcto?
    Então ainda existe o pavilhão do Alboi e o edifício que era a Sede do clube e a loja amarela em Aveiro? Os antigos dirigentes também têm legitimidade para poder convocar uma Assembleia geral e vender mais património, correcto? Assim ficaria a situação resolvida?
    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Mas quem é que está a meter o Reford em problemas? Há cada um! Só escrevi que li uma noticia do Record...nada mais! Ou as noticias do REcord não sao para ser lidas?

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que as coisas correram mal para a direcção cahide/filipe, mas o mano nunes esteve sempre na sombra a boicotar o trabalho da equipa (é declaradamente uma guerra pessoal mas a vítima é apenas e só o beira-mar).até o movimento 1922 teve sempre mano nunes por trás.Apareceu como o "salvador da pátria" vendeu logo as piscinas (safaram o seu e os outros com muito mais a arder nunca venderam nada do beira mar), dizendo que era para pagar aos jogadores caso contrário tinha que vender kanu, artur e outro; assina um protocolo que liberta a câmara do total das dívidas (aqui é desesperante) e afinal ainda deixa as coisas pior do que estavam. É claro que o pé rapado como eu que tem ido a estas assembleias últimas ficou a "ver" que afinal os maus da fita não são os piores e têm toda a razão em exigir garantias para levantar as penhoras. As assembleias têm sido transparentes. Andavam-nos a cantar esta letra, mas a música era outra. Sr Mano Nunes as guerrilhas são devastadoras. Você também tem o lado bom. Faça uso desse e verá que se vai sentir muito importante aí sinm terá o apoio incondicional dos beiramarenses.

    ResponderEliminar