segunda-feira, 30 de maio de 2011

Intervenções dos sócios na ultima Assembleia-geral / Nuno Quintaneiro

Numa Assembleia muito concorrida, foram vários os sócios que decidiram usar da palavra.


Nuno Quintaneiro, inteligente como é, falou bem. Enalteceu o trabalho da actual Direcção, mas, como alguém próximo da «facção Mano Nunes», não deixou de lamentar as reacções negativas dos sócios para com o ex. presidente do clube. Entretanto, já à posteriori, no «Bancada Norte», criticou a forma pouco democrática como a Assembleia-geral foi conduzida, porque no seu entender, as duas propostas para a criação de uma SAD deveriam ter sido apresentadas nas mesmas condições de igualdade.

Quanto às críticas aos sócios, julgo que o Nuno cometeu o mesmo erro, ou seja, também ele criticou os sócios por estes não respeitarem as várias opiniões existentes! Mas, o Nuno devia perceber que o futebol, a «clubite» é isto mesmo, ou seja, é paixão e por vezes a paixão leva a comportamentos menos correctos e até injustos por parte dos sócios para com pessoas que devemos respeitar! Mas há uma outra coisa que o Nuno esquece: eu sei, o Nuno sabe e há muita gente que sabe que o Eng.º Mano Nunes, mesmo depois de se ter demitido, trabalhou sempre na «sombra» e nunca deixou de estar presente, mas o que é que ficou para os sócios? O que ficou é que a Comissão Administrativa abandonou o clube! Esta é que é a verdade e, sendo esta a verdade, como é que o Nuno queria que os sócios reagissem???

Quanto à forma como a Assembleia foi conduzida, julgo que também não tem razão. A Direcção trabalha há mais de meio ano na constituição da SUA SAD e, por isso mesmo, era essa SAD que a Direcção tinha que apresentar devidamente. Tem legitimidade para isso. As SAD’s não têm que ser votadas! E não me parece que uma proposta de uma outra SAD que apareceu ali, naquele momento, pudesse merecer o mesmo tratamento na forma de ser apresentada.



2 comentários:

  1. Boa tarde, Pedro.

    Se me permites, depois de ler o que escreveste sobre a minha intervenção na AG, deixa-me colocar-te algumas questões e prestar alguns esclarecimentos.

    1º Não sou pessoa de “facções”. Desde pequeno – acho que já no infantário era assim! – que uma das características que me apontam é a de pensar pela própria cabeça e ser “pouco influenciável”. Quero com isto dizer que as minhas intervenções traduzem exclusivamente o meu pensamento, o qual, como é óbvio e acontece com toda a gente, é também reflexo do meio que nos envolve.

    2º Quanto às críticas que fiz na AG relativamente à postura de alguns sócios (e funcionários) do Beira-Mar, mantenho-as. Não aceito que digas que «cometi o mesmo erro» pois as críticas que dirigi foram no uso legítimo da palavra, sempre com a urbanidade que se exige e fundamentadas, o que é perfeitamente normal na vida democrática. Insultos gratuitos a outros sócios e perturbação dos trabalhos não me parece que seja democrático.

    3º Quanto ao papel do Eng.º Mano Nunes na história recente do clube, é bem verdade que os sócios desconhecem uma parte importante do seu contributo. Também me parece que não deve ser o próprio a “puxar dos galões” e a enaltecer-se por o clube ainda estar vivo graças a si. Talvez outras pessoas, que merecem a maior admiração pública dos sócios e profundamente conhecedoras dos processos, devessem ter uma palavra aos sócios sobre o Eng.º Mano Nunes no sentido de repor alguma justiça pública, não achas Pedro? Não é estranho que não o façam?

    4º Relativamente à condução dos trabalhos, reitero que a Mesa esteve mal. Independentemente da proposta da direcção merecer o maior crédito, não é legítimo que se retire espaço à apresentação de outras propostas por parte dos sócios no exercício legítimo dos seus direitos. Mais, é inaceitável que se coloque à votação a admissão à discussão de uma proposta devidamente formulada e submetida à Mesa que se insere na Ordem de Trabalhos. A proposta tinha que ser discutida e, caso o seu proponente não a retirasse, teria que ser votada. A Mesa deve ser uma referência de equilíbrio, ponderação e regulação do exercício dos direitos dos sócios. O que a Mesa fez nesta Assembleia foi contribuir (acredito que tenha sido involuntariamente) para a degradação do ambiente em torno de um debate que pretendia moderado.

    5º Quanto ao último parágrafo do teu texto, atendendo a que este post é sobre a minha intervenção na AG, o meu nome consta inclusivamente no título do post e as afirmações a que te referes não são da minha autoria, penso que o devias apagar ou remetê-lo para outro post para não gerar confusões.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nuno, de facto, o ultimo paragrafo referia-se a comentarios que nao eram teus, mas tens razão, para que nao haja confusões, retirei-o deste post.
    Abraço.

    ResponderEliminar