quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sim à SAD!



Primeiro ponto: por muito bom que seja o trabalho da actual Direcção, por muito que se empenhem os actuais dirigentes, por muito que se diga que se vai conseguir um acordo com os credores, o actual modelo de gestão do SC Beira-Mar não consegue pagar as dividas, não consegue levantar as penhoras, não consegue...ter futuro! Um ano infeliz em termos da carreira desportiva da equipa de futebol profissional de futebol e o clube...volta a viver o espectro do fim!

Aveiro só por si não consegue resolver o que de muito grave há para resolver. Aveiro não tem uma Câmara com vontade e em condições financeiras que possa favorecer uma rápida recuperação do clube. Aveiro não tem, neste momento, uma população verdadeiramente interessada e apaixonada pelo seu maior clube.

Por tudo isto, fiquei contente quando soube que a actual Direcção do SC Beira-Mar tinha conseguido um investidor estrangeiro para a constituição de uma SAD. Não quero com isto dizer que a SAD é só por si  garantia de sucesso (sabemos inclusivamente que muitas SAD's em Portugal foram um autêntico fiasco), mas parece-me não haver outra alternativa para que o clube possa «limpar» as suas dividas, recomeçar do zero, dar autonomia às modalidades e possibilitar, no mínimo, o sonho de termos um clube melhor e maior!

Antes de mais, louve-se esta Direcção por ter conseguido quem queira investir no clube! Quem o fez anteriormente?

Perante esta noticia, eis que logo a seguir, surgem as reacções do contra! «O Beira-Mar nas mãos de um estrangeiro!!!??? Nem pensar!!!» - Meus amigos, deixemos-nos de lirismos! O futebol hoje é assim mesmo. É um negócio e é cada vez mais global! O Chelsea é de um inglês? E será que o que os adeptos do Chelsea mais querem, não serãso vitórias???

Mas Aveiro, por norma, gosta de criticar. Ou seja, até aqui, ninguém surgiu com uma solução, mas agora, que temos uma Direcção que consegue apresentar investidores, e logo surgem as criticas!!

Não conheço este tal iraniano; não posso garantir que nos possa ajudar a fazer crescer o SC Beira-Mar, mas também acredito que os actuais dirigentes do SC Beira-Mar saibam o que estão a fazer! O facto do investidor ser estrangeiro, só por si, não me choca, sinceramente!

E que dizer à reacção de Mano Nunes???
Sempre tive (e continuarei a ter) a maior das considerações pelo carismático dirigente beiramarense, mas com toda a sinceridade, não percebi porque só se «chegou à frente» depois de noticiada a SAD com capital do tal iraniano que é também «dono» do Servette!

Dá a ideia que, mais do que aprovar uma SAD, temos agora uma «luta» pela SAD! Ao que parece, o SC Beira-Mar reuniu hoje com o Engº Mano Nunes, o que poderá trazer novidades nas próximas horas. Julgo, no entanto, que o mais importante é sabermos que existem vários interessados em constituir uma SAD, algo que, repito, face à situação actual do SC Beira-Mar, é claramente a alternativa que ainda nos deixa com esperança num clube melhor e que possa desenvolver toda a sua actividade normal sem o espectro da...extinção!

É, pois, de vital importância a Assembleia-geral de amanhã! Será fundamental que os sócios percebam que a sobrevivência do clube não pode estar dependente da permanência na I Liga durante seis ou sete anos! Será fundamental que os sócios percebam que, modalidades como o futsal e o basquetebol, só podem evoluir se ganharam autonomia em relação ao futebol profissional! Será fundamental que os sócios, mesmo que não tenham na SAD uma solução que nos garanta TUDO, percebam que a SAD é uma oportunidade que não pode ser «chumbada» e que tem que ser aproveitada. Antes que seja tarde.





3 comentários:

  1. Pedro, já estava a estranhar não emitires opinião sobre esta "bomba" que é este assunto para o nosso Beira.
    Concordo contigo em tudo, menos quando falas do Mano Nunes. O Mano Nunes chegou-se há frente há muito mais tempo do que o Iraniano: chegou-se à frente há um ano quando a SAD foi chumbada. Dizer algo contra este facto é mentira ou ignorancia.
    Também sou a favor da SAD mas é impossível dizer qual das 2 SAD prefiro, já que não conheço nenhuma delas; mas, pelo menos para já, não nos cabe a nós escolher qual a SAD.

    ResponderEliminar
  2. uma mentira repetida muitas vezes passa a verdade. sou a favor da SAD mas não entendo porquê de se dizer mal de Mano Nunes. Se não fosse ele onde já estava o Beira... mas isso conta-se daqui a uns meses.

    ResponderEliminar
  3. Ninguem aqui disse mal do Engº Mano Nunes! É verdade que já tinha mostrado disponibilidade para constituir uma SAD e respeito a sua opiniao ao opor-se à «sad do iraniano»! Mea Culpa por ter escrito que «só agora» mostrou disponibilidade para a SAD, mas isso nao significa que me oponha a capital estrangeiro no clube. Isso para mim é igual. Ser do Irao ou de Leiria, Lisboa ou Porto é exactamente igual.

    ResponderEliminar